Cuiabá

Ações de combate à violência doméstica seguem programação na região do Coxipó

Publicado

em

A Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal da Mulher e do Núcleo de Apoio à Primeira-dama, prossegue com a programação do Agosto Lilás, com suas ações de combate à violência doméstica familiar. Na última sexta-feira (11), as atividades foram apresentadas no Espaço Silva Freire, no bairro Jardim Nossa Senhora de Aparecida, na região do Coxipó.

A ação também contou com a colaboração da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, por meio do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do bairro Getúlio Vargas, que reuniu um público de cerca de 200 mulheres.

Segundo a primeira-dama Márcia Pinheiro, é fundamental realizar essas ações nos bairros para promover a informação da população local, além de desinibir a população em relação ao medo da denúncia.

“A falta de informação, sem dúvida, é um ponto comum que precisa ser avançado para combater a violência doméstica. Essas ações contribuem consideravelmente. No entanto, o medo entre as mulheres é crucial para quebrarmos uma barreira ainda maior”, afirmou.

A primeira-dama também elencou os motivos que levam as mulheres a não denunciarem seus agressores.

“São vários pontos. Há o medo de serem julgadas, desacreditadas, até de serem culpabilizadas. É o receio de que suas histórias sejam expostas para outras pessoas ou para a mídia; medo da presença policial; medo da vingança do agressor. São muitos pontos que buscamos desmistificar nessas ações da Secretaria da Mulher”, explicou.

Qualifica

Além do trabalho de informação, a Secretaria também realizou a busca ativa de mulheres interessadas em se inscrever no curso de hotelaria do programa Qualifica Cuiabá. O curso está em sua terceira e última etapa e irá certificar e empregar no mercado de trabalho cerca de 300 mulheres em vagas para camareira e demais funções necessárias, de acordo com a demanda da Associação Brasileira da Indústria e Hotéis de Mato Grosso (ABIH-MT).

“A mulher vítima de violência doméstica, muitas vezes, vive nesse ciclo porque não tem possibilidades de sustento familiar. O Qualifica tem quebrado isso, capacitando mais de 5 mil mulheres nos últimos anos, as quais montaram seu próprio empreendimento e hoje geram renda familiar, não sendo mais dependentes de seus maridos”, relatou Cely Almeida, titular da pasta da Mulher.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Copyright © 2022 Oeste News