Connect with us

Cuiabá

Ações de combate à violência doméstica seguem programação na região do Coxipó

Publicado

em

A Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal da Mulher e do Núcleo de Apoio à Primeira-dama, prossegue com a programação do Agosto Lilás, com suas ações de combate à violência doméstica familiar. Na última sexta-feira (11), as atividades foram apresentadas no Espaço Silva Freire, no bairro Jardim Nossa Senhora de Aparecida, na região do Coxipó.

A ação também contou com a colaboração da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, por meio do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do bairro Getúlio Vargas, que reuniu um público de cerca de 200 mulheres.

Segundo a primeira-dama Márcia Pinheiro, é fundamental realizar essas ações nos bairros para promover a informação da população local, além de desinibir a população em relação ao medo da denúncia.

“A falta de informação, sem dúvida, é um ponto comum que precisa ser avançado para combater a violência doméstica. Essas ações contribuem consideravelmente. No entanto, o medo entre as mulheres é crucial para quebrarmos uma barreira ainda maior”, afirmou.

A primeira-dama também elencou os motivos que levam as mulheres a não denunciarem seus agressores.

“São vários pontos. Há o medo de serem julgadas, desacreditadas, até de serem culpabilizadas. É o receio de que suas histórias sejam expostas para outras pessoas ou para a mídia; medo da presença policial; medo da vingança do agressor. São muitos pontos que buscamos desmistificar nessas ações da Secretaria da Mulher”, explicou.

Qualifica

Além do trabalho de informação, a Secretaria também realizou a busca ativa de mulheres interessadas em se inscrever no curso de hotelaria do programa Qualifica Cuiabá. O curso está em sua terceira e última etapa e irá certificar e empregar no mercado de trabalho cerca de 300 mulheres em vagas para camareira e demais funções necessárias, de acordo com a demanda da Associação Brasileira da Indústria e Hotéis de Mato Grosso (ABIH-MT).

“A mulher vítima de violência doméstica, muitas vezes, vive nesse ciclo porque não tem possibilidades de sustento familiar. O Qualifica tem quebrado isso, capacitando mais de 5 mil mulheres nos últimos anos, as quais montaram seu próprio empreendimento e hoje geram renda familiar, não sendo mais dependentes de seus maridos”, relatou Cely Almeida, titular da pasta da Mulher.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Após obra da intervenção do Estado na saúde, parte do teto da USF Campo Velho desaba e água ‘escorre’ do forro da unidade do Jardim Imperial

Publicado

em

Por

Na tarde desta sexta-feira (08), o teto da sala de odontologia da Unidade Básica de Saúde (UBS) Campo Velho desabou devido às fortes chuvas que atingiram a cidade. A UBS havia sido reformada no ano passado durante a intervenção do governo estadual na saúde municipal. O incidente ocorreu durante o horário de funcionamento da unidade, mas, por sorte, não havia pacientes ou funcionários na sala no momento da queda. Segundo relatos dos funcionários, o barulho do desabamento foi extremamente alto, o que causou alarme entre os presentes.

Outro problema estrutural foi observado na UBS Imperial 2, também reformada pela mesma intervenção estadual. Durante as chuvas de hoje, os funcionários notaram um vazamento intenso na sala de odontologia da unidade, onde o gesso do teto já apresenta sinais visíveis de infiltração. “O material, quando exposto à umidade, pode encharcar e aumentar de peso, correndo o risco de ceder, o que representa uma ameaça à segurança dos frequentadores e trabalhadores da unidade”, explicou José Ricardo Santana, secretário adjunto da Atenção Básica.

De acordo com o secretário adjunto, ambas as obras ainda estão no prazo de garantia, e o município irá solicitar que a empresa responsável realize os reparos necessários o mais breve possível.

Cabe lembrar que, durante o período de intervenção, o Conselho Municipal de Saúde realizou vistorias nas reformas e identificou uma série de irregularidades que deveriam ter sido corrigidas antes da entrega das unidades. Contudo, os problemas persistem e geram preocupação entre funcionários e a população atendida, que esperava que as reformas trouxessem melhorias e segurança nas unidades básicas de saúde.

A intervenção estadual na saúde do município durou de março a dezembro de 2023. Após retomar a gestão da saúde, em 2024, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde realizou um diagnóstico situacional onde constava todas as irregularidades encontradas nas obras realizadas pela intervenção, que foram denunciadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora