Com o objetivo de garantir cada vez mais acessibilidade ao público interno e externo que frequenta os fóruns das comarcas do Poder Judiciário de Mato Grosso, a administração do Tribunal de Justiça vem ampliando as ferramentas de acessibilidade, tanto físicas quanto intelectuais.
Pensando nisso, a Coordenadoria de Infraestrutura instalou esta semana um novo elevador no Fórum de Rondonópolis, um dos que recebe maior volume de público diariamente.
O elevador é um item essencial de acessibilidade arquitetônica para pessoas com deficiência física, cadeirantes, pessoas com mobilidade reduzida, pessoas obesas, idosos, gestantes e outras pessoas com dificuldades de locomoção.
O equipamento dispõe de característica panorâmica, com duas paradas, capacidade de carga de 600 kg, para oito pessoas e torre de execução estrutural feita em aço e vidro.
A instalação do elevador no Fórum da Comarca de Rondonópolis foi um desejo da presidente do TJMT, desembargadora Clarice Claudino da Silva, em conjunto com a presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Poder Judiciário de Mato Grosso, desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho, com o intuito de proporcionar acesso igualitário a todas as pessoas e garantir a inclusão de todos.
“Com a entrada em funcionamento do equipamento, todos terão acesso pleno ao piso superior da edificação onde funciona o fórum da comarca. Dessa forma, promovendo a acessibilidade em prédios, estamos tendo responsabilidade social e cidadania. Além de atender requisitos legais, também promovemos a inclusão, trazendo uma melhoria na qualidade de vida dos usuários da edificação”, destaca o coordenador de infraestrutura do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Roberto Cyriaco.
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Descrição de imagem: foto vertical colorida do elevador panorâmico instalado no Fórum de Rondonópolis. A estrutura de aço e vidro está sendo finalizada, há cones ao redor, uma escada e uma pessoa dentro, retirando os adesivos do equipamento.
Mylena Petrucelli
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT