Connect with us

Cuiabá

Ação integrada orienta estudantes, profissionais e famílias na identificação, prevenção e combate à violência

Publicado

em

Estudantes e profissionais da Escola Municipal de Educação Básica do Campo (EMEBC) Prof.ª Udeney Gonçalves de Amorim, localizada no Distrito de Aguaçu, participam de uma ação integrada, denominada “Escola que Protege”, de prevenção às violências contra crianças e adolescentes.

A ação, promovida pela Rede de Proteção, reúne instituições parceiras e será estendida a outras unidades educacionais. “Por meio de um Plano de Ação Integrada da Rede de Proteção, juntamente com instituições parceiras, iremos apoiar unidades educacionais, fortalecendo o trabalho intersetorial na prevenção e orientação da comunidade escolar contra a violência para com os estudantes”, disse a secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado.

Segundo a diretora Carolina Lemes dos Santos, a EMEBC Profª. Udeny Gonçalves de Amorim atende aproximadamente 228 estudantes da Educação Infantil (Pré-Escola) ao Ensino Fundamental (9º Ano). “É importante envolvermos a comunidade escolar nas ações de orientação e combate à violência, como o Programa Sem Plateia Não Tem Bullying e o Plano de Ação Escola que Protege, para que possamos evitar as violências que causam prejuízos emocionais nas relações diárias e na defasagem no ensino aprendizagem”, salientou.

Programação

Nesta terça-feira (17) as ações foram voltadas aos profissionais da unidade. Os atendimentos envolveram acolhimento, orientações e atendimentos por Assistente Social, Psicóloga, Enfermeira e Terapeutas, oferecendo serviços de Auriculoterapia, Massoterapia e outros.

No dia 20/10, integrantes do Projeto Anjo da Guarda farão palestras sobre drogas, bullying, internet e outros. No dia 24/10 a palestra será ministrada por técnicos da Secretaria da Mulher sobre violência doméstica, assédio, respeito e valorização feminina. No dia 27/10 a Secretaria de Assistência Social promove palestra sobre saúde, higiene e sexo precoce.

No mês de novembro, no dia 7, a Promotoria Pública do Trabalho promoverá palestra sobre o combate ao trabalho infantil e profissionalização de adolescentes. No dia 14, será a vez do 3º Conselho Tutelar, abordando os conflitos, violência e as atribuições dos CT e no dia 24, psicólogas falarão sobre ansiedade, responsabilidade, autoestima e amizade.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora