Connect with us

MATO GROSSO

Ação integrada fiscaliza 17 fazendas no norte de MT e aplica cerca de R$ 24 milhões em multa

Publicado

em

Dezessete fazendas localizadas no norte de Mato Grosso foram fiscalizadas nas atividades da Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada do Meio Ambiente, no âmbito da Operação Amazônia 2024 e coordenada pelo Batalhão de Emergências Ambientais, do Corpo de Bombeiros Militar (CBM).

Realizadas nos dias 8 a 20 de outubro, as ações também contaram com apoio das Secretarias de Estado de Segurança Pública e do Meio Ambiente, Polícia Militar e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) para combater crimes ambientais, como desmatamento e uso irregular do fogo.

Foram fiscalizadas propriedades rurais com grande extensão de terra localizadas nos municípios de Cláudia, Itaúba, Santa Carmem, União do Sul e Marcelândia. O trabalho resultou nas apreensões de retroescavadeira, trator, motosserras, além de multas aplicadas no valor de cerca de R$ 24 milhões.

Também foi constatado que uma das propriedades estava embargada. O imóvel foi loteado, e os funcionários foram flagrados fazendo o uso de maquinário no local.

Na área, havia diversos danos ambientais, como a construção de poço, desbaste em corpo hídrico, uso de retroescavadeira para desvio em área de preservação permanente, incêndio na floresta nativa e corte de árvores nativas com uso de motoserra – todas as práticas realizadas sem licença ambiental.

Em outra propriedade, foi constatado o crime de provocar incêndio em floresta, com uma grande área contendo leiras carbonizadas, e outras em combustão ativa, resultantes de uma limpeza de área.

Os responsáveis responderão por utilização de motosserra em florestas sem licença, destruir ou danificar florestas nativas ou plantadas ou vegetação fixadora de dunas ou protetora de mangues, causar dano significativo ao meio ambiente, destruir ou danificar floresta de preservação permanente e provocar incêndio em mata ou floresta de maneira culposa.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

PM prende dupla por roubo a loja de produtos eletrônicos em Primavera do Leste

Publicado

em

Por

Policiais militares do 14º Batalhão de Primavera do Leste prenderam, nesta quarta-feira (23.10), dois jovens por roubo a mão armada a uma loja especializada em produtos da Apple. Com a prisão, as equipes recuperaram diversos aparelhos celulares e um iPad.

Por volta das 10 horas, os policiais militares foram informados sobre um roubo em um estabelecimento comercial. Os suspeitos chegaram a loja com capacetes na cabeça e anunciaram o roubo.

Conforme uma das vítimas, que trabalha no comércio, um deles estava armado. Os suspeitos pegaram diversos aparelhos celulares e um iPad. A dupla saiu em uma motocicleta azul. As vítimas não sofrerem lesões corporais.

Com reforço do policiamento da Força Tática, do Setor de Inteligência e do auxílio das câmeras de segurança, os militares identificaram e localizaram os suspeitos do roubo.

Momentos antes da abordagem, os indivíduos atearam fogo na motocicleta, nas roupas e na arma utilizada no roubo, sendo um simulacro do tipo airsoft, com o objetivo de despistar os policiais.

Com os suspeitos, de 18 e 20 anos, as equipes recuperaram o Ipad, oito celulares e um relógio digital. Durante abordagem, os militares ainda identificaram que eles possuem diversas passagens criminais por furto. Eles foram levados para a delegacia para registro de boletim de ocorrência.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora