Quarenta mulheres foram atendidas com a realização de exames de CCO (preventivo para detecção de câncer de colo uterino) na ação social realizada pela Ouvidoria do Ministério Público do Estado de Mato Grosso no período matutino, nesta quinta e sexta-feira, na Praça Ipiranga, no centro de Cuiabá. O atendimento, que teria continuidade neste sábado (28), foi suspenso por problemas de logística.
“Além dos exames e aferição de pressão, durante a ação social as mulheres também tiveram momentos dedicados ao autocuidado, com a disponibilização de serviços de manicure e estéticos, contribuindo para a elevação da autoestima de todas aquelas que nos procuraram”, ressaltou a ouvidora-geral do MPMT, procuradora de Justiça Eliana Cícero de Sá Maranhão Ayres.
A ação contou com parceria da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), clínica Oncocenter, laboratório Centro de Patologia e Citologia (CPC) e alunos do curso de Medicina da Unic.
As equipes da Ouvidoria e da 7ª Promotoria de Justiça Cível da Capital – Defesa da Saúde também realizaram atendimentos para registrar possíveis denúncias e demandas referentes à saúde, educação, infância e juventude, meio ambiente, segurança, patrimônio público, proteção à pessoa idosa e às mulheres.
O médico oncologista Cleberson Queiroz, da clínica Oncocenter, destacou a relevância da ação para as mulheres no Outubro Rosa. “É muito importante promovermos essa conscientização, especialmente com uma ação concreta, além das orientações. O grande diferencial desta ação é a realização dos exames de forma gratuita”, opinou. O médico participou do evento dando orientações na área da saúde e encaminhamentos.
Fonte: Ministério Público MT – MT