Connect with us

POLÍCIA

Acadepol abre inscrições para habilitação em Piloto de Sistema de Aeronave Não-tripulada

Publicado

em

A Academia de Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso publica o Edital nº. 001/2024 – ACADEPOL/PCMT para abertura das inscrições para candidatos à Habilitação Básica de Piloto de Sistema de Aeronave Não-Tripulada – Classe 3 (HBPSANT-C3). As inscrições vão de 30 de janeiro a dia 16 de fevereiro.

O objetivo da habilitação é capacitar os policiais para utilização de aeronaves remotamente pilotadas (drones) da Polícia Civil. Além de 22 unidades policiais de Cuiabá e Várzea Grande com 47 vagas, outras 109 unidades do interior receberão a habilitação com 261 vagas para policiais civis.

Além dos servidores da PJC, estão disponíveis vagas para agentes da Polícia Militar, do Gefron, Polícia Penal e Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, com 8 vagas para essas Forças de Segurança Pública.

A habilitação terá carga horária de 24 horas, com instruções de fundamentos e conceitos em RPAS; sistemas, arquiteturas e componentes; fundamentos aeronáuticos e segurança operacional, manutenção da RPAS semiprofissional e pilotagem do RPAS semiprofissional.

A Habilitação Básica de Piloto de Sistema de Aeronave Não Tripulada – Classe 3 (HBPSANT-C3) demonstra um compromisso contínuo com a excelência e aprimoramento profissional. Ao todo serão realizadas 15 etapas, sendo que 3 serão realizadas na Academia de Polícia Civil, um ambiente especializado para a formação de alto nível.

As 12 etapas demais serão distribuídas estrategicamente pelas regionais da Polícia Civil do Mato Grosso, abrangendo uma vasta área do estado. Este planejamento inclui a realização de edições em cidades-chave como Tangará da Serra, Nova Mutum, Cáceres, Água Boa, Vila Rica, Juína, Rondonópolis, Sinop, Alta Floresta, Barra do Garças (que adicionalmente receberá a regional de Primavera do Leste), Pontes e Lacerda, e Guarantã do Norte. Essa distribuição geográfica das edições visa não apenas a descentralização do conhecimento, mas também a adaptação às necessidades específicas de cada região, fortalecendo o tecido da segurança pública em todo o Mato Grosso.

Ao finalizar o curso os servidores estarão habilitados na plataforma SARPAS NG do DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), possibilitando realizar solicitação de voos na plataforma, dispondo dessa forma credibilidade jurídica nas ações policiais com a utilização das aeronaves não tripuladas da PJC/MT cadastradas na Agência Nacional de Aviação Civil.

As inscrições começam no 30/01/2024 e seguem até 16/02/2024. Consulte o edital para mais informações.

LINK PARA INSCRIÇÃO
EDITAL

Fonte: Policia Civil MT – MT

Continue Lendo

POLÍCIA

Polícia Civil busca pedreiro que matou companheira em Rondonópolis

Publicado

em

Por

A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Rondonópolis realiza buscas pelo paradeiro do homem que matou a companheira a golpes de marreta, na noite desta quarta-feira (20.11), na cidade.

Francisca Pereira da Silva, de 38 anos, foi agredida dentro de casa, no bairro Jardim Vetorasso, no final da noite de quarta-feira, pelo companheiro, Antônio Sousa de Jesus, 57 anos. Ele usou uma marreta e depois uma picareta para desferir os golpes contra Francisca.

A vítima chegou a ser socorrida pelo Samu ao Hospital Regional de Rondonópolis, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos e morreu logo após dar entrada na unidade de saúde.

Francisco fugiu em uma motocicleta Honda CG 125, logo após o crime.

A equipe da DHPP está com as diligências para localizar o pedreiro. Quem tiver informações que possam levar ao paradeiro de Francisco, pode entrar em contato com o disque denúncia da Polícia Civil, pelo 197, ou no telefone da DHPP: (66) 98156-0028.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora