Connect with us

MATO GROSSO

Acadêmicos de Direito das faculdades Anhanguera e Fasipe Sorriso visitam sede do Judiciário

Publicado

em

Estudantes de Direito das faculdades Anhanguera e Fasipe da cidade de Sorriso, localizada a 400km de Cuiabá, visitaram ontem (dia 6) as dependências da sede do Poder Judiciário de Mato Grosso. Alunos do primeiro ao décimo semestre puderam acompanhar de perto como a Justiça Estadual funciona através do projeto Nosso Judiciário, uma iniciativa que tem como objetivo promover a aproximação da instituição aos demais setores da sociedade.
 
Durante toda a tarde, os acadêmicos puderam vivenciar na prática o judiciário mato-grossense. No início da visita, eles foram recepcionados no hall de entrada do Tribunal de Justiça e conheceram a galeria dos presidentes, depois foram encaminhados para uma sessão híbrida de julgamento da Primeira Câmara de Direito Público e Coletivo presidida pela desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos. Em seguida, todos seguiram até o Espaço Memória e tiveram acesso a documentos, móveis, vestimentas e outros itens históricos do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.
 
No local, eles receberam a visita da vice-presidente do TJMT, desembargadora Maria Erotides Kneip, e de seus juízes auxiliares, Paulo Márcio de Carvalho e Gerardo Humberto Alves Silva Júnior. Todos compartilharam suas experiências enquanto estudantes e magistrados e também aconselharam os acadêmicos sobre os caminhos que podem ser percorridos profissionalmente quando se é uma pessoa engajada e comprometida.
 
Para mim é uma honra poder dividir com os jovens que estão buscando o Direito como missão e profissão a minha experiência. Isso me faz mais forte, me engrandece e me permite continuar. O projeto Nosso Judiciário acolhe os acadêmicos é uma experiência inovadora. Todas as pessoas envolvidas estão de parabéns porque muitas vidas estão sendo modificadas a partir da visita e da experiência vividas aqui dentro do Espaço Memória”, disse a desembargadora.
 
A professora Juliane Julião leciona nas duas faculdades e ficou muito feliz com a oportunidade de proporcionar essa experiência aos estudantes da cidade de Sorriso.
 
“Este projeto não só aproxima o aluno do ambiente de trabalho que ele vai frequentar, mas também gera ânimo e gás para que eles possam dar continuidade no curso, já que nós sabemos que há muitas coisas que podem dificultar a permanência no curso. E, ter este momento de troca com a desembargadora é muito bom, pois ela pôde tirar dúvidas dos estudantes e expôs de maneira clara muitos pontos que geram medo e insegurança. Ela trouxe um caminho de clareza que, com certeza, vai incentivar todos eles”, explicou a professora.
 
O estudante Pablo Borges Teixeira, do 3º semestre da Faculdade Anhanguera saiu transformado da visita. “É muito incentivador ver o quanto o Direito vem evoluindo. Nós podemos observar a história através dos documentos históricos, mas sempre vendo o futuro. Acompanhar de perto uma sessão de julgamento e ter a vivência de que os desembargadores são acessíveis e nos incentivam muito a continuar trilhando o caminho jurídico”, concluiu o estudante.
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual. Primeira imagem: foto horizontal de pessoas no Espaço Memória. Elas olham os documentos e o acervo. Em primeiro plano há uma mulher de blazer azul, cabelos amarrados e segurando o celular, ela está tirando foto de um documento histórico. Ao seu lado há várias mulheres fazendo o mesmo. Segunda imagem: Desembargadora Maria Erotides Kneip fala com os estudantes. A foto está na horizontal, com uma pessoa de costas em primeiro plano e desfocada. Em segundo plano e em foco está a desembargadora. Ela é uma mulher de cabelos longos, brancos e usa terno caramelo. As pessoas ouvem atentamente.
 
Laura Meireles/Fotos: Ednilson Aguiar
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros resgata gato e duas cobras de locais de risco

Publicado

em

Por

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou, nesta quarta-feira (20.11), o resgate de um gato e duas cobras que se encontravam em situações de risco em diferentes municípios do Estado. As equipes foram acionadas através do número de emergência 193.

No município de Primavera do Leste (a 234 km de Cuiabá), a equipe da 6ª Companhia Independente Bombeiro Militar (6ª CIBM) foi acionada por volta das 7h40 para resgatar um gato que estava preso dentro do motor de um veículo, na Avenida Eudevir Viecelli.

No local, os bombeiros militares constataram que o gato apresentava ferimentos em uma das patas e cuidadosamente realizaram a retirada do animal, evitando causar estresse desnecessário. Após o resgate, o gato foi encaminhado para uma clínica veterinária, onde recebeu os cuidados necessários.

Já na tarde do mesmo dia, no município de Guarantã do Norte (a 709 km de Cuiabá), a equipe do 4º Núcleo Bombeiro Militar (4º NBM) foi acionada para capturar uma jiboia de aproximadamente 1,30 metro que estava no quintal de uma residência no bairro Rio de Janeiro.

Durante o resgate, os bombeiros realizaram a captura manual da cobra e, em seguida, a transportaram para uma área de mata, onde foi solta em seu habitat natural.

Em Campo Verde (a 131 km de Cuiabá), a equipe da 11ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (11ª CIBM) foi acionada para capturar uma jiboia encontrada em uma propriedade na rodovia BR-070. Ao chegar no local, os bombeiros constataram que a cobra estava na estrutura do telhado de um galinheiro.

Para o resgate, a equipe utilizou uma pinça apropriada para captura de pequenas serpentes, transferindo o animal com segurança para um tambor próprio para transporte. Em seguida, a jiboia foi solta em seu habitat natural.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora