Connect with us

Lucas do Rio Verde

Abertura da 3ª edição da Festa do Milho é marcada por música e variedades gastronômicas

Publicado

em

Comida boa, atrações musicais, exposição de maquinários agricolas, feira de artesanato e muita alegria fizeram parte do primeiro dia da 3ª edição da Festa do Milho em Lucas do Rio Verde, que aconteceu nesta sexta (12). A noite contou com variedades gastronômicas à base de milho, apresentação do grupo de Siriri Flor de Atalaia e shows dos artistas Victor Lucca, Pâmella Viola e Karolin e Rick Nunes.

As variadedes gastronômicas ficaram por conta das associações e empresas da cidade, que prepararam seus pratos especialmente para a festividade.

Lucas do Rio Verde, há muitos anos, se destaca em âmbito nacional como um grande produtor de milho. Por meio da Lei Municipal Nº 3.267, de 18 de novembro de 2021, de autoria do vereador Marcio Albieri, a Festa do Milho foi instituita com a finalidade de apresentar as potencialidades do produto e da economia do município.

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, esteve presente na abertura da festa, juntamente com a primeira-dama Janice Ribeiro, secretários, autoridades, parceiros e apoiadores da festa.

“Um evento muito importante no calendário do município e, agora, no calendário nacional de eventos. É uma festa pra família, pras crianças, um lugar muito agradável, aqui na rotatória da Prefeitura. Temos aqui também a exposição de máquinas agricolas, que são utilizadas na produção de milho do município, produtos em grande escala que contribuem para o crescimento da nossa economia e para a geração de emprego e renda”, destacou o prefeito.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro ressaltou a evolução da festa, da diversidade de produtos e chamou toda a população para participar.

“Cada vez a festa fica melhor. As pessoas se qualificam mais, trazem mais variedades de produtos. E é um momento especial para todos nós, pra trazer sua cadeira, seu chimarrão, e vir aqui, nessa confraternização com os amigos, com a família. Não tenho dúvida que vai ser um sucesso os dois dias de festa. Se você está em casa, venha e participe!”, comentou a primeira-dama Janice.

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Luciana Bauer, agradedeu todos os envolvidos e comemorou a inclusão da Festa do Milho no calendário oficial do Ministério do Turismo.

“Eu estou emocionada por ver tantos movimentos. São mais de 400 pessoas envolvidas na realização desse projeto, desde a construção da festa , na elaboração das parcerias que foram feitas, os apoios, os patrocínios, as associações,as empresas. É muito importante entender que a Festa do Milho, em sua terceira edição, mantém sua identidade, sua essência. Lucas, de fato, mostra sua força e sua união. Só temos a agradecer e comemorar, porque agora a Festa do Milho, uma festa tão nova, entrou para o calendário oficial do Ministério do Turismo. Parabéns e gratidão a todos que se envolveram e contribuiram conosco”, comemorou a secretária.

Clederson Alavarse Zambom, gerente executivo de originação da empresa FS destacou a importância da festa e da parceria da empresa.

“Gostaria de agradecer a cidade de Lucas do Rio Verde, que recebeu a FS de braços abertos. Uma festa maravilhosa, onde a população tem a oportunidade de se divertir e conhecer mais sobre a cultura do milho. A FS é uma das maiores consumidoras do milho da região, os produtores tem nos ajudado muito, a comunidade também e, com isso, a FS tenta retribuir a sociedade que nos acolheu tão bem, movimentando o comércio. Parabéns a todos por essa festa linda”, destacou o executivo.

Roberto Vargas, diretor executivo do Sicredi Ouro Verde, comentou sobre o apoio da instituição na realização do evento.

“Ajudar as pessoas, a comunidade a prosperar. E não só no lado financeiro, mas a prosperar na área da cultura, como nesse evento. A prosperar na educação, no esporte, nas ações sociais. A gente tem um slogan que foi lançado esse ano que diz: dinheiro é ter com quem contar. Então, sempre que tem um evento importante pro município, o Sicredi está junto. Porque, afinal de contas, não somos uma instituição financeira que lida só com dinheiro, somos uma instituição formada por pessoas que são parceiras das pessoas. É um orgulho para nós”, ressaltou.

Nesta edição, a festa contou com uma novidade: a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com o Lixo Zero, implantaram uma central de resíduos para a separação do lixo ao decorrer da festa. Além disso, durante os dois dias de evento, estão sendo realizadas vacinação de Covid-19, rotina e contra a gripe.

O evento é uma realização da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, com patrocínio das empresas FS Fueling Sustainability e Sicredi Ouro Verde, e apoio do Sistema Fecomércio – MT, Fundação Rio Verde, Fiagril, Agro Baggio, Sicoob Credisul, SR Caminhões, Amazônia Máquinas e do Conselho Estadual das Associações das Revendas de Produtos Agropecuário – Cearpa.

Confira a programação completa deste sábado:

A festa contará com exposições de caminhões e máquinas agrícolas, comercialização de produtos da agricultura familiar, feira de artesanato e praça de alimentação com pratos típicos derivados do milho, que estarão abertos ao público a partir das 18h.

Neste sábado (13), as atrações musicais sobem ao palco a partir das 20h30, com show do cantor Leandro Monteiro.

Às 21h30 será divulgado o resultado do Concurso Gastronômico, que premiará o melhor prato típico feito à base de milho da festa.

Às 22h está marcado o show da cantora Cleyci Rosângela.

E às 0h o palco será da dupla nacional Munhoz e Mariano.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo

Lucas do Rio Verde

Capacitações marcam a criação do protocolo de atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica

Publicado

em

Por

Três encontros com capacitação marcaram a criação do “Protocolo Municipal de Atendimento às Mulheres em situação de Violência” em Lucas do Rio Verde. A inciativa é da Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e habitação, com participação de conselhos e órgãos ligados a proteção da mulher.

“A criação do protocolo de atendimento à mulheres vítimas de violência é de suma importância, pois além de fortalecer a rede de enfrentamento, vai mapear os dados das vítimas e trabalhar preventivamente”, salientou a primeira-dama, Janice Ribeiro, sobre a importância do protoloco.

“Houve três momentos onde tratamos como funciona esse protocolo, qual o papel de cada instituição dentro do atendimento à mulher e a utilização da ficha Sinan para que possamos ter dados precisos do número de violências que ocorreram em Lucas do Rio Verde e, para que desce possibilidades para nós tomarmos decisões mais assertivas de trabalhos preventivos”, explicou a secretária de Assistência Social e Habitação, Gisele Bellotti Rezende.

O documento contou com a participação das seguintes instituições: Poder Judiciário, Promotoria, Defensoria Pública, Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar, Bombeiros, as unidades de referências da assistência social, CRAS, CREA, Secretaria de Saúde, Educação, Segurança Pública, Rede de Enfrentamento à Violência, entre outros.

O protocolo deve auxiliar em estudos e no direcionamento de ações em defesa da mulher, como explica a secretária. “Esse protocolo traz uma contextualização da questão da violência contra a mulher, mas também vai trazer para a sociedade um documento técnico de como está estruturado os serviços, qual o papel de cada um, qual o encaminhamento que cada um realiza. Então isso facilita na hora das definições dentro da própria rede. E assim, futuramente, nós queremos também construir uma cartilha que vai trazer de uma forma mais simples todo esse percurso”, acrescentou Gisele.

As capacitações contaram com a participação da psicóloga, Paula Sanches, Silva Denck, que falou sobre o atendimento. “Nas capacitações focamos especificamente sobre fluxos de atendimento, o fluxo interno de cada unidade, como que seria dado atendimento, desde a porta de entrada, demanda espontânea, até os encaminhamentos que é feito a vítima de violência, até chegar na porta final, que é o CREAS, o atendimento com essas mulheres vítimas de violência”, observou Paula.

As atividades também fazem parte das ações dos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a Mulher. “Vem de encontro aos 21 dias porque é mais um instrumento que temos para embasar o serviço que já executamos, e mostrar para as pessoas como funciona esse serviço. É basicamente esse o fundamento do protocolo”, salientou a profissional.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora