Connect with us

Cuiabá

Abertas inscrições para o 7º Pedal da Semob com arrecadação alimentos para doação e sorteio de brindes aos participantes

Publicado

em

A celebração pelos 305 anos de Cuiabá prosseguem no mês de abril e já estão abertas as inscrições para o 7º Pedal Ecológico da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob). Os ingressos podem ser garantidos nas lojas Ciclo Machado de Cuiabá e Várzea Grande. A participação é garantida através de cinco quilos de arroz ou um kit contendo: um quilo de feijão e outro de açúcar, litro de óleo e outro de leite. As alternativas possuem valor estimado de R$ 25. O desafio deste semestre será no dia 21 de abril e, mais uma vez, os alimentos arrecadados serão doados para famílias em situação de vulnerabilidade social.

Os participantes terão a garantia de pontos de hidratação pelo caminho, almoço com música ao vivo e sorteio de prêmios, inclusive, de uma bicicleta Audax profissional. A concentração do pedal será em frente ao Shopping Estação às 6h, com destino ao Distrito Aguaçu (um percurso de 43 quilômetros entre vias pavimentadas e não pavimentadas).

O coordenador do evento, Raimundo Ribeiro, lembra que as inscrições que começaram nesta terça-feira (09) seguem até o dia 20 de abril e destaca que as vagas são limitadas. “Vamos fazer a inscrição. Não fique de fora, vamos fazer amizades, reencontrar os amigos, nos divertir, mandar o estresse embora, sair do sedentarismo. É uma rota inédita, uma região onde poucos ciclistas costumam ir por causa do movimento da rodovia, mas com o apoio da Semob dando segurança, tudo se tornará mais fácil”, garante ao informar que será disponibilizado um ônibus como opção de retorno após o almoço festivo que será servido aos participantes.

“Àqueles que estiverem cansados e não quiserem voltar pedalando após o almoço, terão a opção de voltar no ônibus com suas bikes”, destacou.

Criado pela gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, o Pedal da Semob tem entre as finalidades principais ajudar o próximo e fazer com que a população pratique esporte. Para a realização dessa grande iniciativa de cunho social, lazer e fomento turístico, a Semob conta com a ajuda de patrocínios de várias empresas privadas.

Nas seis edições realizadas até hoje, já foram arrecadadas 10 toneladas de alimentos que foram doadas a comunidades como: Apoio à Criança com Câncer (AACC), Hospital de Câncer de Mato Grosso, Legião da Boa Vontade (LBV), Casa Caminho Redentor, Casa São Vicente de Paula e Pastoral da Família da Igreja São Gonçalo do Porto.

A cada edição cerca de 500 ciclistas participam, nestes quatro anos de realizações consecutivas, mais de 4.000 mil pessoas participaram da iniciativa de esporte, lazer e entretenimento.

Para mais detalhes, siga a página no Instagram: @pedaldasemobcuiaba

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Emanuel Pinheiro comemora conquista do selo que reconhece os avanços na alfabetização e na recomposição da aprendizagem

Publicado

em

Por

O município de Cuiabá foi novamente premiado ao alcançar 95 pontos, numa escala até 100, na conquista do Selo Ouro no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, lançado pelo governo federal em setembro desse ano. A conquista é mais um marco histórico alcançado pela Educação, que reafirma sua posição de destaque entre as redes municipais de ensino e o compromisso assumido pela gestão Emanuel Pinheiro com a alfabetização das crianças cuiabanas.

O Selo Ouro, instituído pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Edital nº 10/2024, é uma das estratégias do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) para reconhecimento dos municípios pelo investimento em projetos e programas com foco na Alfabetização das crianças até o final do 2º ano do Ensino Fundamental e na recomposição das aprendizagens dos estudantes do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental, matriculados nas redes públicas.

O prefeito Emanuel Pinheiro comemorou mais essa conquista – recentemente Cuiabá foi agraciada com o Selo UNICEF, um reconhecimento às políticas públicas municipais voltadas para o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes – que reflete a incansável busca pela qualidade do ensino, o trabalho conjunto de professores, gestores escolares, famílias e equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e o investimento da sua gestão em ações voltadas a melhoria do ensino.

“Essas conquistas fortalecem a educação pública cuiabana como referência em ações que priorizam a qualidade de vida e o futuro das novas gerações. É o resultado do trabalho árduo e planejado, dos investimentos próprios na formação de gestores e professores, em novas metodologias pedagógicas, material didático e estruturas físicas adequadas ao aprendizado. É um orgulho que reforça nossa missão de garantir Educação de qualidade para as crianças”, disse Emanuel Pinheiro.

A secretária municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, falou sobre o diferencial da educação pública cuiabana. “Ao tomar a decisão de priorizar a Educação e investir na implementação da Politica Municipal de Educação, a Escola Cuiabana; no planejamento estratégico; na formação continuada dos profissionais; nos recursos pedagógicos e no acompanhamento de assessoria mais próximo das escolas, a gestão Emanuel Pinheiro investiu em garantir, para as crianças, o direito à Educação e a um futuro mais promissor, diminuindo índices de evasão e melhorando o desempenho acadêmico dos estudantes, comprovado nas avaliações internas e externas. A educação pública, na nossa Capital, deu um salto em qualidade”, salientou Edilene Machado.

Critérios

A Coordenadora Técnica de Ensino, Eliane Quinhone, explicou que a concessão do Selo Nacional é baseada na pontuação alcançada em 20 critérios avaliados por uma Comissão Específica, constituída pelos Articuladores Regionais do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

Segundo a Coordenadora Técnica, os programas próprios da rede municipal, como o Programa de Alfabetização Cuiabano (ProAC) e o de Melhoria da Proficiência (PROMP), que atendem à formação dos profissionais da educação e promovem a distribuição de materiais complementares aos estudantes do 1º e 2º anos e 3º ao 5º ano, respectivamente, com recursos do município, o Projeto Quem Falta Faz Falta, com foco no combate à evasão, contribuem para o combate à desigualdade de desempenho acadêmico e a promoção da equidade; incentivo à leitura literária com a implementação dos Cantinhos de Leitura, por meio do Programa Nacional Criança Alfabetizada e outros projetos; tudo isso, envolvendo a participação de 100% dos estudantes, de acordo com a etapa de ensino e 100% dos profissionais promoveram uma grande transformação. “A adoção de políticas públicas, programas, estratégias e práticas de gestão pública da educação, comprometidos com o cumprimento das metas de alfabetização e de redução de desigualdades transformaram a educação cuiabana, trazendo resultados positivos e avanços na qualidade do ensino”, salientou Eliane Quinhone.

Compromisso

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, iniciativa do Governo Federal é realizado em regime de colaboração entre a União e os entes federados. O objetivo é garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do Ensino Fundamental, conforme previsto nos Planos Nacional e Municipal de Educação.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora