Nesse ano, os debates versarão sobre agro e sustentabilidade; plantio direto e bem-estar animal; o encontro será no dia 5 de junho com início às 18 h30 no auditório do Instituto federal de Mato Grosso (IFMT), Campus de Sorriso.
A palestra de abertura, que tratará sobre agro e sustentabilidade, terá início às 19h20 com o gerente do Sindicato Rural de Sorriso, Farid Tenório. Já o segundo debate da noite, que trata sobre a importância do plantio direto, será conduzido pelo engenheiro agrônomo, Alfeo Trecenti; e para fechar a formação, a médica veterinária da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Samatec), Beatriz Cristina Brocco, tratará sobre bem-estar animal.
O gestor da Samatec, Nerci Adriano Denardi, frisa a importância dos debates. “Vivemos em um Município reconhecido nacionalmente pela alta produtividade de grãos, ostentamos o título de ‘Capital Nacional do Agronegócio’, contudo sem recursos naturais não somos nada e não obtemos nada”, diz.
“Daí a importância do debate, do reconhecimento e da informação para reforçar a importância de olhar com muito respeito para nossos recursos naturais; afinal, a atividade agrícola só se sustenta quando é desenvolvida desta forma, com respeito aos recursos, com preservação ambiental, com o correto manejo de insumos e muito trabalho”, completa.