O município de Arenápolis (a 250 km da capital) sedia a terceira etapa regional dos Jogos Escolares e dos Jogos Estudantis de Seleções Mato-grossenses, que será realizada a partir desta sexta-feira (17.05) e prossegue até quarta-feira (22.05). Promovidas pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) em parceria com os municípios-sedes, as competições irão definir as equipes campeãs da região esportiva Médio-Norte de Mato Grosso.
A abertura oficial do evento está marcada para esta sexta-feira (17.05), às 19h30, no Estádio Municipal Moça Bonita, que fica no bairro São Mateus.
De acordo com o prefeito de Arenápolis, Éder Marquis, o município está realizando os preparativos finais para receber e acolher bem os atletas e equipes técnicas dos municípios da região.
“A expectativa por aqui está muito grande, tanto para a administração pública quanto para a população do município. Nosso comércio local também já está super aquecido e na expectativa do evento. É o segundo ano consecutivo que recebemos os Jogos, é sinal que a equipe da Secel aprovou nosso trabalho e que fizemos bem nosso papel, de oferecer estrutura e logística adequadas e principalmente no acolhimento das delegações”, destaca o prefeito.
A estimativa é que a etapa regional Médio-Norte reúna mais de 1.200 participantes, entre atletas, técnicos e dirigentes. Nos Jogos Escolares serão 47 equipes compostas por estudantes de 12 a 14 anos. Já os Jogos Estudantis serão disputados por 54 seleções municipais com atletas de 15 a 17 anos.
Ao todo, participam das competições 101 equipes e seleções dos municípios de Acorizal, Alto Paraguai, Arenápolis, Barra do Bugres, Diamantino, Jangada, Nobres, Nortelândia, Nova Marilândia, Nova Olímpia, Rosario Oeste, São José do Rio Claro e Tangará da Serra.
Nessa fase regional, as competições envolvem as modalidades coletivas de basquetebol, futsal, handebol e voleibol e contam com equipes masculinas e femininas. Divididas por modalidades, as partidas acontecem em espaços esportivos diferentes na cidade.
O ginásio municipal José Marcos dos Santos (Japão) recebe disputas de futsal e de basquetebol e, o ginásio da Escola Estadual Filinto Muller, jogos de handebol e também de futsal. O voleibol será disputado nas quadras das escolas estaduais João Ponce de Arruda e Alfredo de Araújo Granja.
Já foram realizadas duas etapas regionais dos Jogos Escolares e dos Jogos Estudantis, com competições entre equipes das regiões Centro Norte e Oeste. Outras sete etapas regionais estão programadas para ocorrer até o mês de julho, envolvendo, ao final, os municípios de todas as regiões do Estado. As equipes e seleções campeãs regionais garantem vaga em suas respectivas etapas estaduais, que serão realizadas em julho.
Dois homens e uma mulher foram presos nesta quinta-feira (07.11) por associação criminosa, tráfico ilícito de drogas, resistência e desobediência, em Nova Xavantina. Na ação, policiais militares da Força Tática da 29ª Companhia Independente e do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) apreenderam um tablete de maconha, dez trouxinhas de maconha, quatro porções de pasta base, uma faca, três celulares e R$ 331 em dinheiro.
Durante deflagração da Operação Recens Satus, no combate à criminalidade no município, os policiais receberam denúncia sobre o tráfico de drogas em uma residência no bairro Santana, já conhecida como ponto de comercialização de entorpecentes na região.
No local, as equipes flagraram três pessoas no quintal, que correram para os fundos da casa com aproximação das equipes. Uma suspeita tentou fugir com uma criança de 8 anos, mas foi abordada e detida em seguida.
No imóvel, os militares apreenderam diversas porções de drogas entre maconha e pasta base de cocaína, além de aparelhos celulares e dinheiro em espécie.
Os policiais continuaram atrás dos outros dois suspeitos, de 18 e 20 anos, que foram encontrados em uma construção. A dupla também portava algumas porções de ilícito.
A criança ficou aos cuidados de uma equipe do Conselho Tutelar, enquanto o trio e todo material apreendido foram levados à delegacia para registro do boletim de ocorrência.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.