A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) realizou entrega de 200 cestas de produtos alimentícios e kits de limpeza e higiene nas aldeias Cabeceira do Azul e Central Pakuera, da etnia Kurâ-Bakairi, no município de Paranatinga (384 km de Cuiabá). A ação idealizada pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, beneficiou as famílias por meio do Programa SER Família Indígena, teve o apoio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), ocorreu de forma simultânea com a programação da segunda edição da Campanha Nacional de Registro Civil (Registre-se!).
“Os serviços aos povos indígenas estão expandindo, além das cestas de alimentos e do programa SER Família Indígena com o auxílio os serviços de cidadania estão chegando aos nossos irmãos, isso demonstra o respeito que temos por eles. Agradeço as parcerias, a exemplo da Seaf que tem apoiado as ações nas aldeias”, disse a primeira-dama Virginia Mendes.
De acordo com a secretária Grasi Bugalho, a parceria com outros órgãos do Governo é importante para o desenvolvimento do Programa SER Família Indígena, que leva segurança alimentar às famílias indígenas do estado de Mato Grosso, por meio das cestas de produtos alimentícios e transferência de renda, realizada pelo cartão do SER Família Indígena.
“O cadastro das famílias indígenas é um trabalho diferenciado para que a gente consiga entregar política pública com qualidade e eficiência para a população indígena. E todo este trabalho tem como inspiração a nossa primeira-dama, que se dedica com muito amor e carinho à causa indígena”, afirmou a secretária da Setasc.
O cacique da aldeia Pakuera, Genivaldo Poiure, agradeceu ao governador Mauro Mendes e à primeira-dama Virginia Mendes pelas ações que vêm sendo desenvolvidas no território Bakairi.
“Por meio da Setasc, com a secretária Grasi e a Superintendência dos Assuntos Indígenas, com o companheiro Agnaldo, o governo vem auxiliando o nosso povo com a entrega das cestas de alimentos. Agradeço por todo o auxílio que o governo está dando aos Bakairi, e também ao pessoal da Agricultura Familiar, que se empenha em nos ajudar com o trabalho aqui na reserva. O Governo de Mato Grosso já nos auxiliou com caminhão, trator e estamos agora com o plantio de arroz para a comunidade, de banana, cacau e café. Só temos a agradecer todo o incentivo e apoio que estamos recebendo”, contou cacique Genivaldo.
Joice Kavopi, uma das beneficiadas da aldeia Pakuera, disse que a entrega dos alimentos faz a diferença para aqueles que não tem condições de se deslocar até a cidade.
“Muitos não têm um veículo para ir ao centro da cidade e comprar os mantimentos. E neste mês de maio, tão extenso, vai ajudar muito as famílias. Agradeço à primeira-dama Virginia, pelas cestas que irão beneficiar tantas famílias do povo Bakairi”, declarou Joice.
Outra beneficiada com a entrega das cestas de alimentos na aldeia Cabeceira do Azul, Carmen Ataivalo, também agradeceu a ação que levou segurança alimentar ao povo Bakairi.
“Isso daqui foi muito bom para todos nós. Agradeço pelo trabalho que o governo está fazendo para o meu povo. Espero a visita da dona Virginia e agradecê-la pessoalmente”, disse.
Desde o início do ano, a entrega de cestas de alimentos e kits de limpeza e higiene, por meio da Setasc, beneficiou famílias indígenas de diversas etnias em todo o Estado, como os Guató, Xavante, Paresi, Boe-bororo, Nambikwara, Yudjá/Juruna e Kayabi.
Registre-se!
A segunda edição da Campanha Nacional de Registro Civil (Registre-se), promovida pela Corregedoria Nacional de Justiça, através do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), tem como objetivo ampliar o acesso à documentação básica para pessoas vulneráveis em todo o Brasil.
A ação começou nesta segunda-feira (13.05) e seguirá até sexta-feira (17.05), com a previsão de realizar 500 atendimentos para a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN).
Durante a semana, além da Carteira de Identidade Nacional, os beneficiários da campanha terão acesso a serviços eleitorais, emissão da segunda via de certidões de casamento e nascimento, e CPF.
Os parceiros da iniciativa incluem o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), a Polícia Federal (PF), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), a Receita Federal, a Defensoria Pública da União, a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso, a Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg-MT), a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de Mato Grosso (Arpen-MT), a Fundação Nova Chance, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), além de cartórios de Cuiabá e Paranatinga, e servidores das prefeituras de Paranatinga e Cuiabá.¿
A Ouvidoria do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) registrou um aumento de 25,97% no número de manifestações de janeiro a outubro deste ano, comparado ao mesmo período do ano passado. Em 2024, foram 6.329 registros, contra 5.024 em 2023. O tema mais demandado foi improbidade administrativa, com o equivalente a aproximadamente 19% do total. Na sequência, os assuntos mais requisitados foram questões eleitorais e defesa do meio ambiente. Assista aqui ao vídeo institucional de balanço.
A maior parte das manifestações, cerca de 28%, veio de Cuiabá. Os demais municípios que mais demandaram o MPMT foram Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Barra do Garças, Cáceres, Aripuanã, Paranatinga, Primavera do Leste e Alta Floresta. “A Ouvidoria do Ministério Público de Mato Grosso é um canal aberto de comunicação com o cidadão, que tem como missão atender às demandas da sociedade e elevar a transparência do trabalho desenvolvido”, destaca a ouvidora-geral do MPMT, procuradora de Justiça Eliana Cícero de Sá Maranhão Ayres.
Contato – A população mato-grossense pode acessar a Ouvidoria do MPMT pelo telefone 127 (custo de ligação local), pelo WhatsApp nos números (65) 99271-0792 | 99255-4681 | 99259-0913 | 99269-8113, aplicativo MP Online (disponível para os sistemas operacionais Android e iOS), e-mail (ouvidoria@mpmt.mp.br) e formulário eletrônico de manifestação (acesse aqui ).
Além disso, há atendimento in loco nos bairros e municípios por meio do projeto Ouvidoria Itinerante e atendimento presencial das 12h às 19h, de segunda à sexta-feira, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça (Rua Procurador Professor Carlos Antônio de Almeida Melo, quadra 11, n° 237, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT).