Connect with us

Cuiabá

SMS realiza ações do “Maio Vermelho” para conscientização e prevenção do câncer bucal

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, por meio da Coordenadoria de Saúde Bucal, está promovendo durante todo o mês de maio ações que buscam destacar a importância do diagnóstico e tratamento do câncer bucal. O evento faz parte da campanha “Maio Vermelho”, mês da conscientização sobre o câncer bucal. Neste sábado (18), serão realizadas duas ações, uma na UB Colorado, das 8h às 15h, e na USF do São Gonçalo, no mesmo horário.

As atividades visam à promoção, divulgação e conscientização da população para o diagnóstico do Câncer Bucal, buscando alertar os munícipes sobre os fatores que aumentam a probabilidade de desenvolvimento do câncer, como fumo, álcool, alimentação, exposição ao sol, imunossupressão, idade, irritação da mucosa bucal, entre outros.

Conforme explicado pela coordenadora técnica da Saúde Bucal da SMS, a doença é frequente em homens com mais de 40 anos, tabagistas, de baixa escolaridade e baixa renda. A língua é o órgão mais acometido, e o carcinoma de células escamosas (CCE) é o tipo histológico mais frequente.

“O diagnóstico do câncer bucal é realizado por meio de exames clínicos, como a inspeção da boca e palpação do pescoço, e por biópsia. É importante que as pessoas façam consultas regulares com o dentista e o médico para prevenir e diagnosticar precocemente essa doença”, alerta a CT.

A maioria dos casos é diagnosticada em estágios já avançados, o que prejudica o tratamento e, consequentemente, a cura da doença. Nos casos mais avançados, observa-se:

  • Dificuldade de mastigar e de engolir;
  • Dificuldade na fala;
  • Sensação de que há algo preso na garganta;
  • Dificuldade para movimentar a língua.

Fatores que aumentam o risco do câncer de boca:

  • Exposição ao sol sem proteção
  • Excesso de gordura corporal
  • Profissões como agricultura e criação de animais, indústria têxtil, de couro, metalúrgica, entre outras
  • Infecção pelo vírus HPV
  • Tabagismo.

Medidas preventivas incluem, não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, ter alimentação rica em frutas, verduras e legumes, manter boa higiene bucal, usar preservativo (camisinha) na prática do sexo oral e prestar atenção a mudanças na coloração ou no aspecto da boca.

A lesões bucais que não cicatrizam em até 15 dias precisam ser avaliadas pelo cirurgião-dentista. Procure a unidade de saúde mais próxima e faça seu exame bucal preventivo.

Todas as Unidades Básicas de Saúde intensificarão esses atendimentos durante todo o mês de maio, no entanto, qualquer pessoa pode procurar atendimento em qualquer data do ano.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora