Connect with us

MATO GROSSO

Exposição na Casa Cuiabana reúne obras de fotógrafos com deficiência de Mato Grosso

Publicado

em

A exposição “Impulso: fotografia que inspira, inclusão que transforma” está em cartaz no Centro Cultural Casa Cuiabana de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, até o dia 31 de maio. Viabilizada com recursos do edital Viver Cultura da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), a mostra reúne obras selecionadas em concurso destinado a fotógrafos com deficiência residentes em Mato Grosso. A entrada é gratuita.

“Essa é uma exposição que celebra o protagonismo de pessoas com deficiência através da arte fotográfica, da resiliência e da inclusão. Nestas obras, encontramos mais do que imagens capturadas; encontramos histórias de coragem, determinação e superação”, comenta Lilian Barbon, uma das curadoras da exposição.

Com obras dos fotógrafos Ana Beatriz, Camila Cristina e Franscisvaldo Gonçalves, a exposição Impulso é composta por 20 obras que abordam temas diversos como natureza, amor, arte, cidade e vida animal.

“Amo fotografias e sempre tive vergonha por ser uma pessoa com deficiência. Essa iniciativa me deixou mais aberto e confiante em mim mesmo. É como um divisor de águas. Quero continuar este trabalho que para mim significa mais que umas fotografias. Eu vejo o mundo com a alma e a fotografia representa isso, no meu mundo”, relata Francisvaldo Gonçalves, um dos fotógrafos que participa da exposição.

Para o idealizador e diretor geral do projeto, Lu Oliari, as imagens refletem a essência dos artistas que compõem a exposição. “O mais importante é demonstrar que todas as pessoas são capazes de contar histórias incríveis pela fotografia, independente do seu nível técnico ou equipamento que possua”, destaca.

As instituições de ensino ou grupos que desejam realizar visitas guiadas, poderão realizar o agendamento com o produtor do projeto, Pedro Magalhães, pelo telefone (65) 9 8405 9683 ou pelo e-mail projetoimpulsomt@gmail.com. (Com informações da Assessoria)

Mais Viver Cultura: peça “Guerra do Paraguai”

O edital Viver Cultura promove também o espetáculo teatral “Guerra do Paraguai”, que estreia nesta terça-feira (14.05), às 19h, em Rondonópolis. Inspirada no maior conflito armado da história da América Latina, a peça é realizada em formato de teatro de rua, buscando aproximar e fomentar o acesso gratuito do público ao teatro.

A primeira apresentação acontece no saguão do bloco da Psicologia na Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Estarão em cena integrantes do grupo Patologia Cênica e ex-integrantes do Coletivo CorpoAnu, ambos do município.

O elenco revive momentos desde a morte do governador da província de Mato Grosso na prisão do Paraguai até a perseguição e morte de Francisco Solano Lopes ao longo de cinco anos de conflitos, que contaram com a união do Brasil, da Argentina e do Uruguai. Segundo historiadores, a Guerra do Paraguai matou entre 300 mil e 450 mil pessoas dos quatro países. (Com informações da Assessoria)

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

CEAF firma parceria para oferecer doutorado em Direito

Publicado

em

Por

O Ministério Público de Mato Grosso, o Tribunal de Contas do Estado e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso assinaram nesta segunda-feira (29) um contrato de parceria que possibilitará o oferecimento de 30 vagas, sendo 10 para cada instituição, de um curso de Pós-Graduação Stricto Sensu, em nível de Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Direito, para seus integrantes que se interessarem em concorrer no processo seletivo. Será o primeiro Dinter em Direito a ser oferecido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) – Escola Institucional do MPMT, Escola de Contas e Escola Superior da Magistratura (Esmagis) .

O curso será ministrado pela Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo (Fadisp), vinculada ao Centro Educacional Alves Faria Ltda (CENAF), com 60 anos de atuação em formação superior. As inscrições para o processo seletivo serão abertas nesta quarta-feira, 30 de outubro, e se estenderão até o dia 19 de novembro. As aulas terão início no dia 29 de novembro, em Cuiabá, na Escola de Contas, mas poderão ter parte delas ministradas na Escola Institucional do MPMT ou na Escola Superior da Magistratura (Esmagis) do Tribunal de Justiça. As 10 vagas do MPMT serão disponibilizadas exclusivamente para promotores e procuradores de Justiça.

“Este é um dia histórico para o Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas e Tribunal de Justiça. Disponibilizar um programa de doutorado interinstitucional em Direito é algo inédito e, sem dúvida, proporcionará uma melhor qualificação aos seus integrantes”, afirmou o procurador-geral de Justiça, Deosdete Cruz Junior, acrescentando que “está só começando um novo tempo em que os órgãos autônomos de Mato Grosso se enxergam de forma complementar”.

O conselheiro Sérgio Ricardo, presidente do TCE, órgão anfitrião da solenidade de assinatura do contrato de parceria, destacou a “harmonia entre três instituições da maior importância” e que o oferecimento do curso de doutorado em Direito “resultará em mais qualidade dos serviços prestados à população mato-grossense”.

A presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Clarice Claudino da Silva, revelou que os integrantes do Poder Judiciário “estão contentes e animados com essa parceria, pois trata-se de uma oportunidade ímpar de fazer um curso de doutorado em nossa própria casa”.

O coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) – Escola Institucional do Ministério Público de Mato Grosso, procurador de Justiça Antonio Sergio Cordeiro Piedade afirmou que o oferecimento do Dinter em Direito representa um grande avanço na formação dos membros da instituição. “Esta qualificação em nível de doutorado, inicialmente de 10 membros, será incorporada ao patrimônio imaterial da nossa instituição. Estamos vivendo realmente um dia histórico para o Ministério Público de Mato Grosso”, comemorou.

Antonio Sergio Cordeiro Piedade acrescentou que “esta iniciativa trará frutos para uma atuação mais eficiente das instituições, é uma demonstração de amadurecimento das gestões do Ministério Público, Tribunal de Justiça e Tribunal de Contas e representará um salto de qualidade em favor da sociedade mato-grossense”.

O projeto do Doutorado Interinstitucional em Direito (Dinter) foi desenvolvido pela Fadisp especificamente para as escolas das instituições envolvidas e foi analisado e autorizado pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O curso terá duração de três a quatro anos.

Fonte: Ministério Público MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora