Connect with us

MATO GROSSO

Verde Novo lança jogo educativo e promove distribuição e plantio de mudas em diversas instituições

Publicado

em

O Programa Verde Novo, do Poder Judiciário de Mato Grosso, promove ações ambientais em diferentes instituições em Cuiabá. Na última sexta-feira (10 de maio), pela manhã, foi realizada palestra, distribuição e plantio de 100 mudas na Escola Estadual Antônio Epaminondas, feita a distribuição de mudas no Restaurante Prato Popular. À tarde, foram distribuídas 150 mudas no Pantanal Shopping, além do lançamento do Game Amazônia Viva.
 
Na escola, alunos e alunas do 6º e 8º ano assistiram à palestra proferida pela engenheira florestal do Verde Novo, Rosiani Carnaíba, sobre a importância da arborização urbana, tipos de árvores adequadas para Cuiabá, plantio e cuidados com as árvores.
 
“Nós explicamos que é importante não apenas plantar, mas os cuidados, a manutenção com as plantas, com as árvores. Nós estamos explicando para eles a importância de se plantar para que tenhamos arborização dentro da escola e que tenha efeitos desejados pela comunidade”, destaca a engenheira.
 
Mudas de amora, acerola e bacupari foram plantadas na escola. A professora de ciências, Josieli Aparecida Gomes, afirma que ações ambientais já são trabalhadas com os estudantes em diversas disciplinas da escola. “Nossa expectativa com essa ação é alta. Nós já trabalhamos algumas habilidades e isso dentro do currículo é muito importante, para que as crianças possam conhecer, desenvolver, e o projeto vem para agregar e aumentar nosso conhecimento”, frisa.
 
“Eu aprendi que as plantas fazem muito bem para o nosso planeta, filtram o ar, ajudam a nos proteger dos raios solares e que, ao invés de derrubar e desmatar, nós podíamos pensar mais um pouco na saúde do nosso planeta e ajudar a cuidar dele”, expressou o aluno Rafael da Silva Salim, do 6º ano, após assistir a palestra.

Lançamento de game – No Pantanal Shopping, o Verde Novo distribuiu 150 mudas de árvores nativas e frutíferas e participou do lançamento do jogo ambiental Amazônia Viva, idealizado pelo gestor ambiental Thiago Itacaramby.
 
O jogo ambiental fala sobre a preservação da floresta amazônica, de modo lúdico e consciente, dividido em cinco fases com espécies em extinção. O jogo está disponível na plataforma Steam, para computador. Além do jogo, o responsável falou sobre a parceria com o Poder Judiciário.
 
“O Poder Judiciário, através do Programa Verde Novo, é um grande parceiro da sustentabilidade e uma referência. Neste mês de maio, o Tribunal de Justiça completando 150 anos e ficamos muito gratos com essa parceria, de podermos distribuir mudas nativas da floresta amazônica para as pessoas que passarem nas nossas estações de jogo”, afirmou.
 
No sábado (11 de maio), o programa esteve no Instituto Cultural Flauta Mágica, distribuindo 100 mudas para as mães presentes durante uma apresentação musical.
 
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Imagem 1: Captura de tela horizontal colorida durante a palestra da engenheira florestal Rosiani Carnaíba. Ela está em pé, com uma camiseta azul e o logo do Verde Novo, com o braço levantado explicando o conteúdo que é transmitido em uma tela atrás dela, com fundo verde e imagens de ruas com árvores. Os alunos estão sentados em mesas e carteiras de uniforme azul. Imagem 3: captura de tela de entrevista da professora Josieli concedida à TV.JUS. Ela está virada para a direita, é uma mulher negra de cabelos cacheados, usa óculos, veste blusa verde e colete branco. Ao fundo uma fachada da escola onde se lê Escola de Tempo Integral. Imagem 4: foto horizontal colorida de uma TV onde é projetado o game Amazônia Viva, em uma parede verde, com algumas plantas à frente desfocadas. Na tela, há várias plantas, árvores, grama, pedras, um personagem curupira e o número 20.
 
Mylena Petrucelli/Fotos: Ednilson Aguiar
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Robô de Informações da Corregedoria (RIC) será implantado para agilizar análise de processos

Publicado

em

Por

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) começará a primeira fase de implantação do Robô de Informações da Corregedoria (RIC), uma automação que certificará nos novos processos a existência de outras ações com as mesmas partes envolvidas.
 
O projeto, que nasceu de uma demanda da Corregedoria-Geral de Justiça de Mato Grosso (CGJ) e teve o apoio do InovaJusMT, da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e da Coordenadoria Judiciária para sua implementação, promete emitir certidões em até 10 minutos após a distribuição da ação no PJe, facilitando a análise de litispendência, prevenção e coisa julgada.
 
Um acordo de cooperação entre o TJMT e o Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) foi fundamental para possibilitar essa inovação, já que o RIC foi desenvolvido pela Corregedoria do TJPI.
 
Em visita técnica ao TJPI, o desembargador Lídio Modesto, a desembargadora Antônia Siqueira Gonçalves, a juíza auxiliar da presidência e coordenadora do InovaJusMT,  Viviane Brito Rebello, e o gestor de projetos de inovação, Nestor José Comachio Junior, avaliaram a tecnologia, que chega para aprimorar a eficiência no sistema judiciário.
 
Lídio Modesto afirmou que o corregedor-geral de justiça, Des. Juvenal Pereira e a presidente do TJMT, Desa. Clarisse Claudino da Silva, não mediram esforços para firmar o Termo de Cooperação e trazer o robô para o nosso Tribunal.
 
“Trata-se de mais um marco para a modernização tecnológica do nosso Judiciário. O robô é concebido com tecnologia que será uma poderosa aliada para tornar nossos processos mais céleres e precisos, pois possui funcionalidades inovadoras capazes de prevenir erros e acelerar procedimentos. Entregar essas inovações para nossos servidores e magistrados é mais um fruto do trabalho de nossa administração que está sempre em busca da excelência e da eficiência em nossos serviços prestados aos cidadãos,” afirmou o desembargador Lídio Modesto, que integra duas Comissões de Tecnologia do TJMT.
 
A implantação da ferramenta exige adaptações técnicas e, portanto, suas diversas funcionalidades serão implementadas gradualmente no PJe do TJMT.
 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora