Connect with us

MATO GROSSO

Evento de valorização da cultura cigana começa neste sábado (11) em Tangará da Serra

Publicado

em

Em comemoração ao Dia Nacional dos Povos Ciganos (24 de maio), será realizado neste mês o 4° Encontro de Cultura Cigana de Mato Grosso, que começa neste sábado (11.05), em Tangará da Serra (a 240 quilômetros de Cuiabá), com a ‘Oficina de Chibe: reavivando a língua Calon’. A programação geral inclui o 2º Encontro de Mulheres Ciganas de Mato Grosso e o lançamento da minissérie ‘Luzia e As Calins do Cerrado’, ambos no dia 25 de maio, em Cuiabá.

O 4° Encontro de Cultura Cigana de Mato Grosso é um dos projetos selecionados no Edital Viver Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (Secel-MT). A oficina deste sábado será ofertada exclusivamente para 50 pessoas da etnia. A atividade será das 8h às 17h, na comunidade cigana de Tangará da Serra.

A iniciativa conta com participação de mestres da cultura cigana, tanto no conceito quanto na prática, respeitando o direito de autorrepresentação e valorizando o saber tradicional. Ao todo, participam 15 anciãs e anciãos ciganos que residem em Tangará da Serra, incluindo Estroécio Rodrigues Cunha, mais conhecido como Tio Toesse, que é a pessoa que mais domina a Chibe no Estado.

Além de valorizar o saber tradicional, a oficina também busca a renovação e a conservação da Chibe entre o povo Calon, considerando que hoje a maioria dos adultos e jovens da comunidade não conhecem a língua de origem.

“Acreditamos que o retorno à ancestralidade é um componente importante para a formação humana, especialmente, para crianças, adolescentes e jovens. Conhecer o passado ajuda a nos situar no mundo de hoje e a pensar um futuro que inclua as pessoas ciganas, descontruindo visões estereotipadas e racistas”, pondera Aldi Rodrigues, diretora de programação da oficina de Chibe.

O 4° Encontro de Cultura Cigana de Mato Grosso é realizado pela Associação Estadual das Etnias Ciganas de Mato Grosso (AEEC-MT). Em Cuiabá, o evento é retomado no dia 25 de maio, com o ‘2° Encontro de Mulheres Ciganas de Mato Grosso’ e o lançamento da minissérie ‘Luzia e As Calins do Cerrado’.

O 2º Encontro de Mulheres Ciganas de Mato Grosso busca fortalecer as expressões culturais Calon, celebrando a importância das mestras ciganas e seus saberes ancestrais para o patrimônio cultural cigano e brasileiro.

Cuiabá é a segunda maior cidade com população cigana do Estado, e o Encontro busca, principalmente, a permanência e conservação de tradições, narrativas, memórias, histórias e costumes ciganos. A programação inclui, por exemplo, roda de diálogo sobre medicina tradicional, com foco em garrafadas, banhos e chás.

Outro objetivo do projeto é desconstruir preconceitos contra as pessoas ciganas. “Houve uma tentativa de apagamento de nossas identidades culturais, que são expressas ainda hoje por um imaginário de estereótipos negativos, que precisam ser quebrados”, comenta o diretor de arte e cultura da AEEC-MT, Rodrigo Zaiden.

(Com informações da assessoria)

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Governo de MT entrega segunda escola modelo em Cuiabá; “alunos vão se sentir ainda mais motivados”, afirma diretora

Publicado

em

Por

O Governo de Mato Grosso entregou, na manhã desta sexta-feira (27.09), o Colégio Estadual Integrado II (CEI II), no bairro Doutor Fábio, em Cuiabá. Com infraestrutura completa, a diretora da unidade, Giliane Almeida Rosa, acredita que os estudantes vão se sentir muito mais motivados a estudar.

“Nós estávamos em uma escola com pouca infraestrutura; e olha onde estamos hoje. O sentimento é de gratidão enorme e quero agradecer a todos que se empenharam para que isso acontecesse. Contamos agora com uma infraestrutura maravilhosa, completa, com tudo que precisamos. Os alunos vão se sentir ainda mais motivados com estas salas equipadas. É uma estrutura toda adaptada para incentivar uma aprendizagem diferenciada”, disse a diretora.

Este é o segundo Centro Estadual Integrado entregue pelo Governo de Mato Grosso. No total, serão cinco unidades do novo modelo para atender 7 mil alunos de mais de 50 bairros da capital mato-grossense e Várzea Grande, com investimento total de R$ 84,2 milhões.

“Hoje, como governador, confesso que estou muito realizado por entregar mais uma escola com a mesma qualidade de unidades privadas da capital mato-grossense. Aproveitem esta oportunidade que o Governo de Mato Grosso e a Secretaria de Educação estão dando para vocês. Este novo modelo, com gestão cívico-militar, será fundamental para melhorar o aprendizado de todos. Vamos construir muito mais unidades como essa para melhorar a educação na região metropolitana”, disse o governador Mauro Mendes.

Com investimento de R$ 21 milhões, a nova unidade terá a gestão compartilhada entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Polícia Militar de Mato Grosso. A escola conta com uma infraestrutura completa, com 24 salas de aula, laboratório 4.0, quadra poliesportiva, vestiários e piscina para atender 1.500 estudantes.

“Tenho certeza que com essa gestão cívico-militar e a boa estrutura que entregamos, nós vamos melhorar o aprendizado dos estudantes. Quando visitamos a unidade nas primeiras vezes, encontramos estudantes e professores desmotivados. Só que hoje o que mais ouvi foram elogios pelo que estamos entregando aqui. É este padrão que o Governo de Mato Grosso está entregando em todas as escolas estaduais”, disse o secretário de Educação, Alan Porto.

“Esta unidade é o símbolo do Estado. É uma escola acolhedora, que traz um sentimento de pertencimento. É um patrimônio público que vai produzir lucro social. Senhores alunos e professoras, esta escola é de vocês”, disse o vice-governador Otaviano Pivetta.

A nova unidade CEI também irá integrar ao Programa SER Família + Educação, criado pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes. A meta é fazer do CEI o ponto focal para interação entre a escola, a família e a comunidade. A intenção é contribuir com a promoção de um ambiente educacional mais colaborativo e enriquecedor, reforçando ações de inclusão, diversidade e responsabilidade social

Também estiveram presentes a primeira-dama do Estado, Virginia Mendes; a senadora Margareth Buzetti; o deputado estadual Elizeu Nascimento; o secretário de Segurança Pública, César Roveri; o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), Marcos de Sá; e demais autoridades.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora