Connect with us

Agronegócio

Instituições do agronegócio de Mato Grosso se unem em prol do Rio Grande do Sul

Publicado

em

Entidades do agronegócio de Mato Grosso realizaram nesta segunda-feira (06.05) uma reunião, está solicitando ao Governo de Mato Grosso o repasse de R$ 50 milhões para auxiliar o Rio Grande do Sul, que vem sofrendo com os impactos das fortes chuvas. A iniciativa busca demonstrar a solidariedade e o apoio do setor agropecuário mato-grossense ao povo gaúcho neste momento de dificuldade.

Na reunião, o governador Mauro Mendes e o vice-governador Otaviano Pivetta se comprometeram a enviar um projeto de lei à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) para viabilizar o repasse dos recursos. O valor será proveniente do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), fundo público que financia obras de infraestrutura no estado.

O projeto de lei que autoriza o repasse dos R$ 50 milhões ao Rio Grande do Sul já foi enviado à ALMT e deve ser votado nesta semana. O presidente da Casa de Leis, Eduardo Botelho, se mostrou favorável à iniciativa e espera que o projeto seja aprovado rapidamente.

A iniciativa demonstra a importância da união e da solidariedade em momentos de crise. Por meio do repasse de recursos e da campanha de doações, espera-se que o povo gaúcho possa receber o apoio necessário para superar os desafios impostos pelas fortes chuvas.

Fonte: Pensar Agro

Continue Lendo

Agronegócio

CMN prorroga prazo para renegociação de operações de crédito rural

Publicado

em

Por

O Conselho Monetário Nacional (CMN) publicou nesta segunda-feira (16) a Resolução nº 5.173 autorizando as instituições financeiras a prorrogarem de forma automática, para 15 de outubro, o vencimento das parcelas e juros das operações de crédito rural de custeio, investimento e industrialização em municípios do estado do Rio Grande do Sul atingidos por enchentes, alagamentos, chuvas intensas, enxurradas, vendaval, deslizamentos ou inundações.  

A medida vale para parcelas de principal e juros das operações de crédito rural vencidas ou vincendas entre 1º de maio e 14 de outubro de 2024.  

A decisão do CMN inclui ainda a extensão do prazo para solicitação de prorrogação das dívidas, também até 15 de outubro, para mutuários com perda de renda igual ou superior a 30%, que não atendem aos critérios para os descontos previstos no Decreto nº 12.138.  

Por fim, a Resolução autorizou também as instituições financeiras prorrogarem, de 15 de outubro até 30 do mesmo mês, as operações de crédito com recursos controlados, cujo vencimento das parcelas de crédito rural esteja vencido ou vincendo entre 1º de maio e 29 de outubro de 2024. 

Com os novos prazos os produtores rurais que tiveram perdas não entrarão em situação de inadimplência e terão mais tempo e tranquilidade para solicitar os descontos previstos no Decreto nº 12.138/2024; a renegociação prevista item 13 do Manual de Crédito Rural (MCR), introduzido pela Resolução CMN nº 5.164/2024; e as operações de crédito com recursos do Fundo Social, de que trata a Resolução CMN nº 5.172/2024.   

Fonte: Pensar Agro

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora