Connect with us

Diamantino

A Prefeitura de Diamantino e o CMDCA lançam a campanha Faça Bonito para combater o abuso sexual e o trabalho infantil

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Diamantino, por meio da Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Trabalho, em parceria com o CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, está liderando a Campanha Faça Bonito. Esta campanha é um esforço conjunto para combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, bem como a erradicação do trabalho infantil em Diamantino, MT.

A campanha é baseada na Lei 8069/1990, que define criança como pessoa até 12 anos de idade e estabelece o dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público de garantir a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

A campanha será realizada em três fases:

1. Mobilização dos Direitos da Rede Pública Municipal e Estadual de Ensino: Esta ação visa integrar a rede pública de ensino como disseminadora de informações necessárias para combater o abuso ou a exploração sexual e o trabalho infantil.

2. Mobilização dos Estudantes por meio de Atividades e Palestras: O Projeto Torcida Premiada tem como objetivo fomentar a mobilização da rede de ensino pública em defesa dos direitos da criança e do adolescente, incentivando o engajamento de crianças e adolescentes no combate ao abuso e à exploração sexual e ao trabalho infantil.

3. Acompanhamento e Divulgação das Ações: As ações realizadas pelas redes serão acompanhadas e divulgadas nos meios oficiais de comunicação da Prefeitura de Diamantino.

A campanha também inclui um concurso de atividades criativas para os alunos, com prêmios para os vencedores. As atividades serão avaliadas com base na criatividade, originalidade, uso de figuras de linguagem e correção. A premiação será realizada no dia 29 de maio de 2024, a partir das 14h00, nas dependências da Câmara Municipal de Diamantino, Palácio Urbano Rodrigues.

Além disso, teremos o Cinema Social – Mobilização da Sociedade em Geral. O Projeto “CINEMA SOCIAL – TORCIDA PELA INFÂNCIA” vem para promover o engajamento da comunidade em prol da campanha, com o objetivo de alcançar as famílias e os amigos a fim de garantir uma infância mais digna e segura. Menores de 16 anos deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis no dia 15 de maio de 2024 às 18h30 na praça em frente à escola Serra azul no bairro Novo Diamantino e no dia 17 será na Praça do Buriti em Frente à Igreja São José Operário.

A Campanha Faça Bonito é um esforço importante para proteger as crianças e adolescentes de Diamantino e garantir que seus direitos sejam respeitados. É um exemplo de como a comunidade pode se unir para combater o abuso e a exploração sexual e o trabalho infantil. A parceria com o CMDCA reforça a seriedade e o compromisso desta iniciativa.

A Campanha Faça Bonito é um marco na proteção dos direitos das crianças e adolescentes em Diamantino. Com ações estratégicas e a mobilização da comunidade, a campanha busca garantir uma infância segura e digna. A parceria com o CMDCA reforça o compromisso e a seriedade desta iniciativa. Através deste esforço conjunto, Diamantino está dando um passo significativo para combater o abuso e a exploração sexual e o trabalho infantil, garantindo que os direitos das crianças e adolescentes sejam respeitados. A campanha é um exemplo inspirador de como a comunidade pode se unir para fazer a diferença na vida de suas crianças e adolescentes.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo

Diamantino

Diamantino articula o desenvolvimento de um novo protocolo na saúde

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participou na quarta-feira, 30 de outubro, do encontro com o Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) em Cuiabá-MT.

De acordo com o secretário de Saúde, Itamar Bonfim, o encontro teve como tema central a elaboração do “Protocolo de Prescrição de Medicamentos e Solicitação de Exames por Enfermeiro na Atenção Primária”.

“A iniciativa é inédita em nosso município e se tornará um projeto piloto a nível de Estado, com o objetivo de estabelecer diretrizes para a prescrição de medicamentos e solicitação de exames a serem realizados por enfermeiros na APS.”

Segundo a coordenadora da Atenção Primária, Bárbara Barroso, a Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de atendimento no sistema de saúde e como porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), a APS é crucial para a comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde.

Bárbara Barroso ainda destacou a importância do novo protocolo e o apoio das equipes para a realização do mesmo.

“Pela primeira vez, em 28 anos, graças ao apoio do Secretário de Saúde Itamar Bonfim e ao empenho dos próprios enfermeiros da APS, estamos tornando institucional esse tipo de protocolo na APS.”

Ela ainda completou: “Dessa forma o profissional enfermeiro seja respaldado e ganhe mais autonomia diante das suas atribuições e a população possa ter mais acesso aos serviços de saúde de acordo com a agenda de cada ESF.”

Ainda segundo a Secretária Municipal de Saúde, a comissão composta por servidores da pasta está à frente da elaboração do projeto e conta com a parceria da Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus Diamantino (UNEMAT) e do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT).

O Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso destacou que “O desenvolvimento do protocolo representa um avanço importante para a enfermagem em Mato Grosso, oferecendo uma base de suporte contínuo e orientação para que os enfermeiros desempenhem suas atividades de forma ainda mais eficazes.”

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora