A Polícia Militar de Mato Grosso oficializou, nesta sexta-feira (03.05), a transmissão da função de comandante do Comando de Policiamento Especializado (CPE). Na solenidade, o coronel André Avelino Figueiredo Neto assumiu o comando em substituição ao coronel Antônio Gilvando de Souza, que foi para a reserva remunerada da instituição.
A cerimônia ocorreu no auditório do quartel do Comando-Geral e foi presidida pela comandante-geral adjunta, coronel Francyanne Siqueira Chaves. A coronel agradeceu aos serviços prestados pelo coronel Souza e deu as boas-vindas ao novo comandante da unidade.
“Me sinto lisonjeada de ter a oportunidade de estar presente na despedida do coronel Souza. Tenho muito respeito e admiração pelo profissional que esteve à frente de inúmeras unidades durante esses 30 anos na corporação. Hoje estamos entregando ele de volta à família, com missão cumprida. Quero agradecer também ao coronel Neto que, quando foi convidado, se colocou à disposição para comandar essa grande unidade, pois a tropa especializada exige muito e sabemos que ele irá desenvolver um belíssimo trabalho”, ressaltou a coronel.
O coronel Antônio Souza ficou à frente do CPE por pouco mais de um ano. Além disso, já foi comandante dos Comandos Regionais de Barra do Garças, Água Boa, Peixoto de Azevedo e Alta Floresta. Em seu discurso de despedida, agradeceu a tropa pelo apoio em toda sua carreira.
“Hoje encerro uma história que começou há exatos 30 anos. Durante esse tempo, tive a honra de desempenhar diversas funções, contribuindo para a segurança e o bem-estar da nossa sociedade. A cada comandante de unidade deixo meus sinceros agradecimentos pela presteza e eficiência nas demandas apresentadas. Ao novo comandante, deixo registrado meu reconhecimento e as boas-vindas nessa nova missão”, finalizou.
O novo comandante do CPE, coronel André Avelino Neto, ingressou na corporação no ano de 1995 e foi graduado ao posto de coronel em 2019. Ao assumir o comando, o coronel Neto deixa a função de coordenador das Escolas Estaduais Militares. Além disso, já foi diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa da PMMT e comandante do 13º Comando Regional, em Água Boa.
O Comando de Policiamento Especializado é responsável pela integração de policiamento e operações entre os batalhões de Operações Especiais (Bope), Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran), Regimento de Policiamento Montado (Cavalaria) e Batalhão Fazendário.
Também estiveram presentes na solenidade, o deputado federal, coronel Jonildo José de Assis; o subchefe de Estado-Maior Geral, coronel José Nildo de Oliveira; o corregedor do Detran-MT, coronel Juliano Chiroli; os comandantes regionais, coronel Wankley Rodrigues (Cuiabá), coronel Januário Batista (Várzea Grande), coronel Fábio Bastos (Primavera do Leste), coronel Marco Guimarães (Pontes e Lacerda), coronel Wendel Sodré (Água Boa), entre demais autoridades militares.
A Polícia Civil prendeu um dos autores do estupro de uma mulher, ocorrido na madrugada de sábado (23.11), no bairro Santa Rosa, em Cuiabá.
O suspeito foi autuado em flagrante pelo crime. Ele foi preso pela equipe da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá em conjunto com o Plantão 24h de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica e Sexual.
A vítima, de 19 anos, havia saído de um bar e caminhava na rua quando foi abordada por dois homens em um veículo Renault Sandero. Armados, os suspeitos colocaram a jovem no automóvel e a levaram para um lugar ermo, onde foi estuprada.
Os criminosos também obrigaram ela a fazer transferências via PIX para a conta bancária de um deles. Após o crime, a vítima conseguiu pedir socorro e foi encaminhada até o Plantão 24h de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica e Sexual.
Imediatamente, os policiais civis iniciaram as diligências e identificaram um dos envolvidos, que foi preso em flagrante. Após a confecção dos autos, ele foi colocado à disposição da Justiça.
As investigações continuam para prender o segundo envolvido no crime.