Connect with us

Cuiabá

Primeira-dama Márcia Pinheiro cita relevância da Secretaria da Mulher no combate à violência e na promoção da independência para vítimas

Publicado

em

Durante cerimônia de abertura da segunda unidade de acolhimento para mulheres vítimas de violência, situada na UPA Verdão, pela Prefeitura de Cuiabá, a primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, enfatizou a importância da Secretaria da Mulher como um instrumento vital no âmbito municipal, envolvida na formulação, implementação e acompanhamento de medidas destinadas a interromper os ciclos que perpetuam e fortalecem a desigualdade de gênero, favorecendo os homens em detrimento das mulheres.

“É crucial oferecer todo esse apoio às mulheres e garantir que elas compreendam as informações relevantes, pois muitas vezes não percebem que o que estão enfrentando é de fato violência doméstica, seja ela física, psicológica, patrimonial ou sexual. Reconhecemos a existência de diversas formas de violência e é fundamental que essas mulheres recebam o apoio necessário por parte do município. A Secretaria da Mulher foi criada com o propósito de oferecer suporte abrangente às mulheres, abordando não apenas questões de saúde, como a violência doméstica, mas também uma variedade de outros aspectos, incluindo o empreendedorismo, reconhecendo a independência financeira como fundamental. Meu apelo é pela continuidade da Secretaria da Mulher na estrutura municipal, independentemente de gestões, dada sua relevância na elaboração de políticas públicas eficazes”, declarou Márcia. A Secretaria da Mulher de Cuiabá, pioneira em Mato Grosso, foi criada pela gestão Emanuel Pinheiro em 2020.

Durante o evento inaugural, ela ressaltou a necessidade de levar os serviços socioassistenciais mais próximos das vítimas. “Regiões como o Pedra 90 são distantes e muitas dessas mulheres não têm recursos para chegar até lá, muito menos até o Hospital Municipal de Cuiabá, onde há quatro anos implantamos o primeiro espaço de acolhimento, ou até a UPA Verdão. Por isso, compreendemos a importância dessa descentralização. Já estamos trabalhando para instalar unidades adicionais, como na UPA Leblon, Morada do Ouro, Pascoal Ramos e Policlínica do Pedra 90. Isso facilitará bastante o acesso delas”, enfatizou a primeira-dama.

Para Márcia Pinheiro, os Espaços de Acolhimento da Mulher demonstram o compromisso da administração de Cuiabá em combater a violência doméstica de maneira humanizada e eficaz. “Foi um grande desafio, mas o resultado alcançado mostra a sensibilidade desta gestão”.

A primeira-dama também recordou a recente visita da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, a Cuiabá, onde visitou o terreno onde a Prefeitura de Cuiabá construirá a Casa da Mulher Brasileira, uma estrutura de 3.600m² com uma equipe multiprofissional para atender mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. “São ações estruturantes desenvolvidas pela gestão Emanuel Pinheiro. Estamos firmemente comprometidos em interromper o ciclo de violência”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Enem 2024: Prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, determina tarifa social de R$ 1 no domingo (3)

Publicado

em

Por

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, editou decreto instituindo a tarifa social, no valor de R$ 1, para o domingo, 3 de novembro, data em que serão realizadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A medida entrará em vigor à 0h01 do dia 3 de novembro e será válida até 23h59 da mesma data. A normativa foi publicada em edição suplementar da Gazeta Municipal nesta quinta-feira (31).

“O objetivo é garantir o suporte necessário em uma data tão significativa, proporcionando aos candidatos uma jornada mais acessível até os locais de suas provas”, declarou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Outra medida já anunciada pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), será a disponibilização de ônibus extras para atender os candidatos que participarão do processo seletivo.

As linhas de ônibus que serão reforçadas são 605, 711, 517, 311, 313 e 308, garantindo acesso a todos os locais de realização das provas. No total, quinze veículos estarão posicionados em pontos estratégicos da capital, como nos terminais CPA I, II e III, Pedra 90 e Osmar Cabral, entre outros.

A Semob monitorará e ajustará as operações de transporte público conforme necessário, assegurando que o Enem transcorra com sucesso para todos os candidatos da cidade.Se você é um dos candidatos que participará do Exame Nacional, fique atento aos horários e itinerários das linhas de ônibus reforçadas pela Semob, para garantir uma jornada tranquila até o local da prova.
Além disso, agentes de trânsito estarão presentes nos locais das provas para garantir a fluidez do tráfego.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora