Connect with us

MATO GROSSO

Mês da Adoção: Corregedoria incentiva mutirão nas comarcas para agilizar ações das Varas da Infância

Publicado

em

No contexto do Dia Nacional da Adoção, celebrado em 25 de maio, o corregedor-geral da Justiça de Mato Grosso, desembargador Juvenal Pereira da Silva, determinou uma ação direcionada para o aprimoramento processual dos casos de adoção durante todo o mês de maio. A medida visa agilizar os processos relacionados ao tema e promover a inserção de crianças e adolescentes acolhidos nas instituições em um ambiente familiar.
 
Por meio de um ofício direcionado a todos(a) os(as) juízes(as) das Varas da Infância e Juventude do Estado, foi estabelecida a exigência de sentença para os processos em andamento de habilitação dos pretendentes, adoção e destituição do poder familiar.
 
“Tendo em vista as celebrações do mês de maio, em todo o país, referentes ao Dia Nacional da Adoção (25 de maio), instituído pela Lei n. 10.477/2002, convoco Vossa Excelência a jurisdicionar, excepcionalmente, em regime de mutirão, no período de 1º/5/2024 a 31/05/2024, na ação denominada ‘Aprimoramento Processual da Adoção’, atendendo, assim, ao Planejamento Estratégico – Gestão 2023/2024”, diz trecho do documento enviado às unidades judiciais especializadas ou com competência para tratar de casos envolvendo criança e adolescente.
 
“A iniciativa ocorre anualmente no mês de maio, além dos mutirões promovemos várias atividade com o objetivo de dar atenção aos processos nas Varas e orientar a sociedade do procedimento legal da adoção, bem como tornar conhecida a realidade das crianças e adolescentes acolhidos”, aponta a juíza auxiliar da CGJ, Christiane da Costa Marques Neves, que tem entre suas atribuições assuntos relacionados à adoção.
 
“Será dada movimentação a um número significativo de processos em todo o Estado, com o propósito de desenvolver e aprimorar a prestação jurisdicional nos casos relacionados à adoção”, destacou Elaine Zorgetti, secretária geral da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja), órgão vinculado à Corregedoria-Geral a Justiça.
 
Pelo monitoramento nacional, o Sistema Nacional de Adoção (SNA), Mato Grosso conta com 92 unidades que prestam serviços de acolhimento, elas estão sediadas em 70 comarcas. Até o mês passado, as casas abrigavam 491 crianças e adolescentes acolhidos, desse total, 43 disponíveis para adoção e havia 745 pretendentes a adotar cadastrados.
 
Alcione dos Anjos
Assessoria de Comunicação da CGJ-TJMT

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Rotam e Força Tática prendem três por formação de quadrilha, apreendem drogas e resgatam criança

Publicado

em

Por

Dois homens e uma mulher foram presos nesta quinta-feira (07.11) por associação criminosa, tráfico ilícito de drogas, resistência e desobediência, em Nova Xavantina. Na ação, policiais militares da Força Tática da 29ª Companhia Independente e do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) apreenderam um tablete de maconha, dez trouxinhas de maconha, quatro porções de pasta base, uma faca, três celulares e R$ 331 em dinheiro.

Durante deflagração da Operação Recens Satus, no combate à criminalidade no município, os policiais receberam denúncia sobre o tráfico de drogas em uma residência no bairro Santana, já conhecida como ponto de comercialização de entorpecentes na região.

No local, as equipes flagraram três pessoas no quintal, que correram para os fundos da casa com aproximação das equipes. Uma suspeita tentou fugir com uma criança de 8 anos, mas foi abordada e detida em seguida.

No imóvel, os militares apreenderam diversas porções de drogas entre maconha e pasta base de cocaína, além de aparelhos celulares e dinheiro em espécie.

Os policiais continuaram atrás dos outros dois suspeitos, de 18 e 20 anos, que foram encontrados em uma construção. A dupla também portava algumas porções de ilícito.

A criança ficou aos cuidados de uma equipe do Conselho Tutelar, enquanto o trio e todo material apreendido foram levados à delegacia para registro do boletim de ocorrência.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora