Connect with us

POLÍCIA

Batalhão Ambiental realiza primeiro curso de Operações Fluviais para policiais militares

Publicado

em

O Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) deu início, na manhã desta terça-feira (30.04), ao primeiro Curso de Operações Fluviais (COPFLU) da instituição, com objetivo de capacitar os militares para a realização de operações policiais nos rios e lagos no Estado. Participam do curso policiais militares de Mato Grosso, de Roraima e do Acre. 

Mato Grosso é um dos Estados brasileiros com maior volume de água doce no mundo, sendo permeado por aproximadamente 131 rios, além de lagos e lagoas de grandes extensões, que somam forças a três importantes bacias hidrográficas: Bacia do Paraguai, Bacia Amazônica e Tocantins-Araguaia.

O comandante do Batalhão Ambiental, tenente-coronel Fagner Augusto do Nascimento, explica que o curso terá duração de seis semanas e que neste período os militares receberão conhecimentos que abrangem técnicas de flutuação, natação, abordagem em embarcações, além de aperfeiçoamento no patrulhamento tático e ostensivo. 

Por causa das peculiaridades da região, os rios mato-grossenses são utilizados, em alguns pontos, como vias de transporte por moradores ribeirinhos. Há ainda o desenvolvimento de atividades econômicas, tais como extração de minérios e pesca profissional, e atividades de lazer, como passeios de barco, lancha, jet-ski ou pesca amadora.

“Não bastante, diante de toda essa movimentação, percebe-se a necessidade da presença dos policiais militares em nossas vias fluviais para combater crimes ambientais, crimes de natureza fronteiriça e para preservação da ordem pública em locais de difícil acesso. É de extrema importância a necessidade de capacitação específica para realização de operações de natureza fluvial, sendo imprescindível que o policial militar tenha habilidade mínima de natação utilitária, noções básicas de funcionamento e manutenção de motores, conhecimento de nós e amarrações, e afins”, explicou o comandante do Batalhão Ambiental.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Corrêa Mendes, enalteceu a importância do novo curso da instituição, que visa aperfeiçoar a capacidade técnica e profissional dos policiais militares nas mais diferentes frentes do trabalho do policiamento ostensivo e prático. Além disso, Mendes desejou boas-vindas aos militares de outros Estados, destacando que a Polícia Militar de Mato Grosso é referência no país nos importantes investimentos por parte do Governo do Estado, no trabalho exemplar e na qualificação dos militares. 

“Celebramos não apenas o início de um curso, mas também o lançamento de uma nova etapa na consolidação de uma doutrina de policiamento fluvial em Mato Grosso. Essa jornada nos conduzirá por territórios muitas vezes isolados, desafiando-nos a policiar, proteger e preservar os tesouros naturais do nosso Estado. Tenho muito orgulho da nossa Polícia Militar e pelos importantes feitos já realizados, desde termos os melhores equipamentos de trabalho à importância da qualificação e valorização da vida”, finalizou coronel Mendes.

Fonte: PM MT – MT

Continue Lendo

POLÍCIA

PRF Realiza Escolta de Autoridades Durante Reuniões do G20 em Mato Grosso

Publicado

em

Por

APolícia Rodoviária Federal (PRF) participou da escolta de autoridades durante as reuniões do Grupo de Trabalho da Agricultura do G20, realizadas de 10 a 14 de setembro em Chapada dos Guimarães, Mato Grosso. Sob a presidência pro tempore do Brasil, o evento reuniu representantes de diversas nações para discutir temas cruciais para a agricultura mundial, como segurança alimentar, práticas sustentáveis, inovação tecnológica e adaptações às mudanças climáticas.

Para garantir a segurança e a fluidez do trânsito, a PRF e a Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT) trabalharam em conjunto, empenhando 19 batedores da PRF e 16 da PMMT. Juntas, as equipes realizaram a escolta de 20 autoridades ao longo dos seis dias de atividades, assegurando que os compromissos fossem cumpridos com eficiência e segurança

A presença da PRF neste evento internacional reflete não apenas o compromisso do Brasil com a segurança dos visitantes, mas também a importância das discussões promovidas pelo G20, que visam fortalecer a cooperação global em um dos setores mais essenciais para o futuro do planeta.

Fonte: PRF – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora