Um homem apontado como autor de, pelo menos três furtos, ocorridos em Barra do Garças (509 km a leste de Cuiabá), nos últimos dois meses teve o mandado de prisão cumprido pela Polícia Civil, na tarde de quinta-feira (25.04), em ação realizada pela equipe da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos do município.
As investigações que levaram a identificação do autor dos crimes iniciaram após o furto de uma caminhonete, que foi devolvida logo em seguida. As câmeras de segurança de uma marmoraria registraram, o momento em que ele retirou o veículo durante a noite e a devolveu ainda antes do amanhecer.
A vítima somente tomou conhecimento do fato quando soube que o veículo havia sido utilizado para o furto de objetos em uma residência, também registrado pelas câmeras de segurança no local.
“Após a expedição do mandado uma equipe de investigadores localizou e prendeu o suspeito, colocando-o à disposição da justiça para que seja assim responsabilizado pelos crimes praticados”, destacou o delegado titular da Derf, Nelder Martins Pereira.
O delegado adjunto, Dr Joaquim Leitão Júnior, ressaltou que outros mandados contra o investigado poderão ser expedidos, pois, ele suspeito da autoria em outros três inquéritos que tramitam na Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Barra do Garças.
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Confresa, deflagrou a Operação Cafofo para cumprimento de dois mandados de prisão, nesta sexta-feira (22.11).
As ordens judiciais foram cumpridas na Cadeia Pública do município de Jaciara e na Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá.
Os detentos, de 23 e 29 anos, são investigados por planejarem um roubo em Confresa. Armados, os suspeitos, que executaram o crime, invadiram uma residência e fizeram a família de refém e cárcere privado.
Agindo com extrema violência, os criminosos amarraram as vítimas, que foram obrigadas a fazer várias transferências via PIX. Após subtraírem uma alta quantia em dinheiro, enviada para diferentes contas, os suspeitos fugiram.
Durante investigação da Derf de Confresa, os autores do roubo foram identificados e já estão presos, bem como identificados os outros integrantes que receberam o dinheiro.
Entre os envolvidos, estão os dois detentos, alvos dos mandados de prisão expedidos pelo juízo da Comarca de Porto Alegre do Norte, cumpridos nesta sexta-feira (22), na Cadeia Pública de Jaciara e na Penitenciária Central do Estado.
A Derf de Confresa afirma que as investigações continuam para apresentar à Justiça os demais integrantes que também receberam as transferências, assim desarticulando a organização criminosa.
Nome
A operação Cafofo faz referência a local pantanoso ou alagadiço que exala mau cheiro. Na gíria popular significa casa ou esconderijo.