Connect with us

Cuiabá

 Alunos da EMEB Francisco Pedroso da Silva abrem as atividades do projeto ‘Eu Candeeiro’

Publicado

em

Lançado na manhã desta quarta-feira (24), o projeto ‘Eu Candeeiro’ promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, tem como principal objetivo a promoção de atividades culturais e de lazer, aproximando a população do Centro Histórico. Os alunos do quarto ano da Escola Municipal de Educação Básica – EMEB Francisco Pedroso da Silva, localizada no bairro São Francisco, na capital, foram os primeiros a participar da atividade. Alguns tiveram a oportunidade, pela primeira vez, de passear pelo centro de Cuiabá, pois, por morarem em bairros mais distantes da região central, o acesso é um pouco mais difícil.

A professora regente Núbia Rafaeli disse que, sempre que surge uma programação extracurricular, os alunos ficam ansiosos e cheios de expectativas. Além de ser um evento cultural, é a oportunidade que as crianças têm de conhecer um pouco da história da cidade em que vivem. “Por morarem em bairros bem distantes da região central, muitos nunca vieram passear por aqui. Então, esse projeto é de extrema importância, pois, além de promover uma atividade diferente, de forma gratuita, eles estão aprendendo sobre suas raízes”, declarou a professora.

As irmãs gêmeas, Ana Júlia e Ana Flávia, 9 anos, estavam super animadas. “Sou nascida e criada em Cuiabá e conheço pouco da minha cidade. Saber de onde tudo começou, os primeiros moradores da capital, é muito legal”, contou Ana Júlia.

Os estudantes percorreram os principais pontos do Centro Histórico, como a rua de cima, denominada como Pedro Celestino, a rua do meio, que é o calçadão da Ricardo Franco, e a rua de baixo, o calçadão da Galdino Pimentel. “Esse é um dos objetivos dos projetos. Queremos mostrar para as nossas crianças que o calçadão e seus casarões contam boa parte da nossa história. Queremos fazer esse resgate e trazer a população mais perto do nosso Centro Histórico, reintroduzindo programações no Beco do Candeeiro, que foi restaurado e reformado pela gestão do prefeito Emanuel Pinheiro em maio de 2021”, disse o secretário interino de Cultura, Esporte e Lazer, Justino.

Além desse passeio com estudantes da Rede Pública de Ensino, o projeto ‘Eu Candeeiro’ terá programação todas as quintas, sextas e sábados, sempre a partir das 18h, na Praça Alberto Novis, próxima ao Beco do Candeeiro. Haverá uma variedade de atividades, incluindo comida de rua, bazar, feirinha artesanal e manifestações artísticas.

Através do projeto ‘Eu Candeeiro’, a população será convidada a desfrutar de um dos espaços mais tradicionais de Cuiabá ao longo de quatro meses, proporcionando ao cidadão alternativas de cultura e lazer.

Confira a programação:

 Quinta-feira (25): ‘Comidas de Rua’ – Música ao vivo com o Grupo Camerata, 18h.

Sexta-feira (26): ‘Som do Candeeiro’ – Música ao vivo com a cantora Bel Priori & banda, 18h.

Sábado (27): ‘Beco da Alegria’ – Música ao vivo com Berê & Banda, 19h.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora