Connect with us

Lucas do Rio Verde

Horto Municipal recebe ampliação para atender a sociedade luverdense

Publicado

em

Nesta terça-feira (23), a Prefeitura de Lucas do Rio Verde entregou a reforma e ampliação do Horto Municipal “Cleusa Inês Ceolin Buzanello”. O espaço, que inclui 10 hectares, no setor industrial, recebeu novos banheiros, cozinha e copa, uma sala para armazenamento de insumos, sala para o setor administrativo, além de sala de treinamentos.

A inauguração contou com a presença do prefeito Miguel Vaz, além de secretários e servidores das pastas da Agricultura e Meio Ambiente, Administração e Governo e Segurança Pública.

O prefeito destacou as atividades de cultivo de mudas de plantas e árvores frutíferas e a educação ambiental para estudantes atendidos no horto.“O Horto Municipal além de produzir essas plantas frutíferas e também as ornamentais, também serve como um espaço para a educação ambiental. Então essa nova estrutura é um espaço que pode receber os alunos das escolas públicas ou privadas”, disse o prefeito Miguel Vaz.

São distribuídas mais de cinco mil plantas ao longo do ano para a população, entre as campanhas e as retiradas diretamente no espaço. A produção atende também os espaços públicos. “A parte do cuidado com a nossa cidade para manter a maior área verde possível é garantido também pelo nosso horto, que dá essa condição para que possamos ter uma cidade que tenha um ambiente agradável”, comentou o gestor.

A reforma e ampliação teve um investimento que ultrapassa R$ 500 mil, entre móveis planejados, cadeiras e equipamentos.“Nós temos agora um Horto Municipal mais estruturado para receber alunos, para trabalhar educação ambiental, sustentabilidade e isso nos deixa muito felizes”, explicou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis.

Durante a cerimônia foram entregues as chaves de um caminhão equipado com baú para a Associação Luverdense de Agricultores Familiares (Aslaf). A aquisição do veículo foi permitido por meio de convênio com a Secretaria Estadual de Agricultura Familiar (SEAF) e permitirá o atendimento e comercialização dos produtos da agricultura.

Os pequenos agricultores terão a disposição também a partir de agora, de uma plantadeira de hortaliças. O equipamento foi concedido pela prefeitura de Itanhangá, viabilizando a utilização pela associação.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo

Lucas do Rio Verde

Cemitério Jardim da Paz recebe familiares neste sábado (02) no Dia de Finados

Publicado

em

Por

Com a aproximação do feriado de Finados, A Prefeitura de Lucas do Rio Verde preparou o cemitério Jardim da Paz para receber familiares e amigos em homenagem aos entes queridos. A data, que tradicionalmente atrai grande movimentação no local, também demanda atenção redobrada em relação aos cuidados com os túmulos.

Em Lucas do Rio Verde, a manutenção do Cemitério já ocorre durante todo o ano, com serviços de limpeza, dedetização, capina, pintura, arborização, entre outros. A organização é pensada anualmente, já que o local recebe visitas todos os dias.

É um momento de reflexão e lembrança, mas também é crucial que os visitantes tomem algumas precauções para garantir a segurança e o respeito ao ambiente. Confira os principais cuidados recomendados:

Orientações da prefeitura:

1. Utilize recipientes adequados: Sempre use velas em recipientes de vidro ou metal que devem ser acesas somente no cruzeiro central para evitar focos de incêndio. Isso ajuda a evitar que a chama se espalhe e reduz o risco.

2. Mantenha vigilância: Não deixe as velas acesas sem supervisão. Esteja sempre atento ao que acontece ao seu redor.

3. Apague antes de sair: Certifique-se de apagar as velas antes de deixar o local. Use um apagador para evitar que a cera se espalhe.

4. Limpeza do túmulo: Remova objetos inadequados e lixo do túmulo, como plásticos ou itens que não sejam permitidos. Utilize água e sabão neutro para a limpeza.

5. Cuidados com plantas: Se for adicionar flores, escolha espécies apropriadas e mantenha o local limpo, evitando entulhos, além do cuidado com os vasos para que não se tornem possíveis criadouros do mosquito da dengue.

Esses cuidados ajudam a preservar o ambiente do cemitério e a manter a segurança de todos.

A data deve atrair cerca de 12 mil pessoas para o Cemitério Municipal Jardim da Paz, em Lucas do Rio Verde.

No dia 02 de novembro, o cemitério estará aberto das 6h às 18h e a tradicional Missa Campal está marcada para às 7h.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora