Connect with us

MATO GROSSO

Poder Judiciário de Mato Grosso

Publicado

em

Em comemoração ao Dia Mundial do Planeta Terra, celebrado em 22 de abril, o Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio do programa Verde Novo, realizou a distribuição de 300 mudas de plantas nativas e frutíferas na Sala de Sustentabilidade do Pantanal Shopping aos clientes que passavam pelo local. Em uma academia, localizada no shopping, também foram distribuídas aos alunos e colaboradores mais 100 mudas frutíferas. A parceria pretende chamar a atenção da população para preservação do planeta, levar a conscientização ambiental e melhorar a arborização da cidade.
 
Passeando com a família, Yasmin Nascimento, de apenas 11 anos, sabe muito bem como cuidar do planeta e garantiu duas mudinhas de suas frutas preferidas, uma de acerola e outra de amora. “Eu acho que a importância é que temos o aquecimento global que prejudica muito nosso mundo, então a gente deve plantar árvores para não prejudicar o meio ambiente e assim conseguir viver melhor”, ressaltou.
 
De acordo com a engenheira florestal do programa Verde Novo, Rosiane Carnaíba, que acompanhou a distribuição das mudas, são inúmeros os benefícios da arborização urbana. “Quem ganha é a população, pois as árvores trazem maior qualidade de vida, melhora o meio ambiente, ameniza a temperatura, evita catástrofes naturais também devido a muitas chuvas que ocorrem em alguns locais. A própria Organização Mundial da Saúde indica arborização urbana para melhor saúde física e emocional, então quanto mais árvores plantadas melhor será para o planeta terra, finalizou.
 
O gerente de operações do Pantanal Shopping, Samir Nassarden, afirmou que “o Pantanal Shopping tem mais de 55 ações socioambientais e há mais de cinco anos é parceiro do programa Verde Novo. Essa ação casa com o cronograma de comemorações do aniversário do shopping que completa 20 anos em 2024”, explicou.
 
“A gente quer incentivar nossos alunos à cultura da preservação ambiental através do replantio e mostrar a importância da árvore e melhoria da qualidade de vida das pessoas que a preservação ambiental pode trazer”, afirmou a gestora da academia, Vanessa Melo Faria.
 
Para a proprietária da Fórmula academia, Fernanda Jaqueira, a parceria com o Verde Novo é sensacional para mostrar a importância de cuidar do planeta terra, do meio ambiente, além de cuidar da saúde. “Nós promovemos a saúde aqui e tudo isso está interligado e vem agregar às inúmeras ações sustentáveis que já fazemos na academia como uso do aplicativo, economizando papel, incentivo ao uso da garrafa pra não utilizar o copo plástico. Então são ações que desejamos implementar cada vez mais em prol do meio ambiente”.
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem 1: foto colorida, na horizontal, de três mulheres durante entrega das mudas de plantas do Verde Novo na sala de Sustentabilidade do Pantanal Shopping. Imagem 2: foto colorida da Yasmin concedendo entrevista à TV JUS. Ela tem pele clara, cabelos longos, castanhos escuros e usa um chapéu de cor laranja.
 
Eli Cristina Azevedo
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

CEAF firma parceria para oferecer doutorado em Direito

Publicado

em

Por

O Ministério Público de Mato Grosso, o Tribunal de Contas do Estado e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso assinaram nesta segunda-feira (29) um contrato de parceria que possibilitará o oferecimento de 30 vagas, sendo 10 para cada instituição, de um curso de Pós-Graduação Stricto Sensu, em nível de Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Direito, para seus integrantes que se interessarem em concorrer no processo seletivo. Será o primeiro Dinter em Direito a ser oferecido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) – Escola Institucional do MPMT, Escola de Contas e Escola Superior da Magistratura (Esmagis) .

O curso será ministrado pela Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo (Fadisp), vinculada ao Centro Educacional Alves Faria Ltda (CENAF), com 60 anos de atuação em formação superior. As inscrições para o processo seletivo serão abertas nesta quarta-feira, 30 de outubro, e se estenderão até o dia 19 de novembro. As aulas terão início no dia 29 de novembro, em Cuiabá, na Escola de Contas, mas poderão ter parte delas ministradas na Escola Institucional do MPMT ou na Escola Superior da Magistratura (Esmagis) do Tribunal de Justiça. As 10 vagas do MPMT serão disponibilizadas exclusivamente para promotores e procuradores de Justiça.

“Este é um dia histórico para o Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas e Tribunal de Justiça. Disponibilizar um programa de doutorado interinstitucional em Direito é algo inédito e, sem dúvida, proporcionará uma melhor qualificação aos seus integrantes”, afirmou o procurador-geral de Justiça, Deosdete Cruz Junior, acrescentando que “está só começando um novo tempo em que os órgãos autônomos de Mato Grosso se enxergam de forma complementar”.

O conselheiro Sérgio Ricardo, presidente do TCE, órgão anfitrião da solenidade de assinatura do contrato de parceria, destacou a “harmonia entre três instituições da maior importância” e que o oferecimento do curso de doutorado em Direito “resultará em mais qualidade dos serviços prestados à população mato-grossense”.

A presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Clarice Claudino da Silva, revelou que os integrantes do Poder Judiciário “estão contentes e animados com essa parceria, pois trata-se de uma oportunidade ímpar de fazer um curso de doutorado em nossa própria casa”.

O coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) – Escola Institucional do Ministério Público de Mato Grosso, procurador de Justiça Antonio Sergio Cordeiro Piedade afirmou que o oferecimento do Dinter em Direito representa um grande avanço na formação dos membros da instituição. “Esta qualificação em nível de doutorado, inicialmente de 10 membros, será incorporada ao patrimônio imaterial da nossa instituição. Estamos vivendo realmente um dia histórico para o Ministério Público de Mato Grosso”, comemorou.

Antonio Sergio Cordeiro Piedade acrescentou que “esta iniciativa trará frutos para uma atuação mais eficiente das instituições, é uma demonstração de amadurecimento das gestões do Ministério Público, Tribunal de Justiça e Tribunal de Contas e representará um salto de qualidade em favor da sociedade mato-grossense”.

O projeto do Doutorado Interinstitucional em Direito (Dinter) foi desenvolvido pela Fadisp especificamente para as escolas das instituições envolvidas e foi analisado e autorizado pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O curso terá duração de três a quatro anos.

Fonte: Ministério Público MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora