Connect with us

Cuiabá

7º Pedal da Semob arrecada duas toneladas de alimentos para doação e sorteia 4 bicicletas profissionais

Publicado

em

O clássico Pedal da Semob de Cuiabá, realizado pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), reuniu mais de 600 ciclistas no último domingo (21). O 7º Pedal de cicloturismo saiu do Shopping Estação e teve como destino o Distrito de Aguaçu (um percurso de 43 quilômetros entre vias pavimentadas e não pavimentadas). No total, foram arrecadadas duas toneladas em alimentos que serão destinadas às famílias em situação de vulnerabilidade social de Cuiabá e do Distrito de Aguaçu.

Para a realização do cicloturismo, a Semob contou com o patrocínio de várias empresas privadas, entre elas a Ciclo Machado de Cuiabá e de Várzea Grande, Viveiros Mato Grosso e Shopping Popular. Desta vez, foram sorteados 34 brindes, sendo quatro bicicletas profissionais. Com o apoio de agentes de trânsito da Semob, que fizeram a escolta do passeio com carros e motos com batedores, e também da secretária da Semob, Luciana Zamproni, que fez questão de participar, ajudando na organização do sorteio dos brindes e também no momento de servir a refeição aos participantes, que puderam usufruir de vários pontos de hidratação, café da manhã e almoço festivo com comidas típicas da terra.

A coordenação ressaltou que, mais uma vez, a iniciativa de inclusão social, que reúne pessoas de todas as classes sociais e idades, se superou e bateu recorde em arrecadação de alimentos, adrenalina, alegria e superação. “Nossa meta é melhorar cada vez mais, pois esse projeto, criado pela gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, tem duas finalidades: ajudar o próximo e fazer com que a população pratique esporte”, disse o coordenador, Raimundo Ribeiro, ao ressaltar que ficou bastante satisfeito, especialmente porque um dos ganhadores de bike profissional ainda não possuía bicicleta própria para ciclismo e outra ganhadora sequer tinha uma bicicleta. “Ela alugou uma bicicleta para participar e agora tem uma bike profissional para se exercitar. Ele não tinha bike apropriada e agora tem. Isso é muito gratificante pra nós”, completou o coordenador.

“O participante fez o percurso com uma bicicleta comum, básica, bem simples e foi embora de lá com uma bike profissional. Isso nos deixou bastante felizes”, afirmou Raimundo. O ganhador do sorteio, João Luís Ramos Filho, 62 anos, morador do Bairro Despraiado, disse que antes de sair de casa, prometeu à filha que iria ser sorteado, que sentia que iria levar prêmio para casa. “E eu realmente consegui realizar o que prometi. Estou muito feliz com o presente, eu precisava muito de uma bicicleta melhor e apropriada para fazer ciclismo”, disse o ganhador.

A secretária de Mobilidade Urbana destacou que, além de proporcionar esporte, lazer e reunir famílias, a iniciativa movimentou o Distrito, trazendo movimento para a economia local e, claro, alegria e movimento. “Achei de suma importância a participação da sociedade. São momentos de lazer proporcionados, que vão até essas comunidades. Desta forma, o Pedal se firma cada vez mais como uma iniciativa de lazer e saúde mental para as pessoas. Sem contar que é uma iniciativa que arrecada alimentos para ajudar o próximo”, pontuou Zamproni. Ela reforça que tanto no Pedal Ecológico quanto nos pedais que são realizados todas as terças-feiras, com saída da Orla do Porto, a população encontra segurança, diversão e bem-estar. “São locais onde as pessoas podem fazer novas amizades e cuidar da mente e do corpo”, comenta.

Vale lembrar que são duas edições por ano. Nas sete edições realizadas até hoje, já foram arrecadadas mais de 12 toneladas de alimentos que foram doadas a comunidades como Apoio à Criança com Câncer (AACC), Hospital de Câncer de Mato Grosso, Legião da Boa Vontade (LBV), Casa Caminho Redentor, Casa São Vicente de Paula e Pastoral da Família da Igreja São Gonçalo do Porto, entre outras.

A cada edição, cerca de 500 ciclistas participam. Nestes três anos e meio de realizações consecutivas, mais de quatro mil e 500 pessoas já participaram.

Para mais detalhes, siga a página no Instagram: @pedaldasemobcuiaba

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Primeira-dama Márcia Pinheiro participa de roda de conversa no “Novembro Roxo” para conscientização sobre gestação saudável e prevenção de partos prematuros

Publicado

em

Por

Na última terça-feira (19), a primeira-dama Márcia Pinheiro esteve no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro CPA para participar de uma roda de conversa com mulheres, gestantes e mães sobre a importância de uma gestação saudável e a prevenção de partos prematuros. A atividade integra a programação do “Novembro Roxo”, durante a qual equipes do programa Criança Feliz têm visitado unidades do Cras ao longo do mês, destacando os cuidados necessários durante a gravidez para evitar complicações futuras. Esses encontros são realizados em ambientes acolhedores e informativos, com a presença de especialistas disponíveis para esclarecer dúvidas.

No dia 17 de novembro, foi celebrado o Dia Mundial da Prematuridade, uma data que busca aumentar a conscientização sobre os desafios dos nascimentos prematuros, que afetam cerca de 15 milhões de crianças anualmente.

“Considero essencial esse cuidado voltado às mulheres, mães e gestantes, oferecido pelo programa Criança Feliz, que proporciona todo o suporte necessário para uma gestação saudável. O Criança Feliz não é apenas uma política pública, mas uma expressão concreta do nosso compromisso com o bem-estar e o futuro das famílias cuiabanas. Garantir um atendimento humanizado e o apoio necessário às famílias em situação de vulnerabilidade social é uma responsabilidade que envolve empatia e cuidado, qualidades essenciais para qualquer gestão comprometida com seu povo”, afirmou a primeira-dama Márcia Pinheiro.

As atividades, promovidas pela Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, tiveram início no dia 18 e seguem até o dia 27 de novembro, abrangendo todos os Cras onde o programa é executado.

“Atenção ao pré-natal e o desenvolvimento de hábitos saudáveis durante a gestação são medidas que garantem o pleno desenvolvimento do bebê. O roxo, cor símbolo da campanha, representa sensibilidade e individualidade, características dos bebês prematuros, além de significar transformação e mudança”, explicou Michelle Machado, coordenadora do programa Criança Feliz em Cuiabá.

Nesta quinta-feira (21), a roda de conversa será no Cras Jardim União, às 14h. Na sexta-feira (22), também no período da tarde, o evento atenderá mulheres referenciadas no Cras do bairro Pedregal.

Na próxima semana, as atividades continuarão nos Cras dos bairros Planalto, Pedra 90 e Nova Esperança, nos dias 25, 26 e 27 de novembro, respectivamente, sempre a partir das 14h, com palestras e rodas de conversa com especialistas no tema.

O Brasil ocupa a 10ª posição no ranking mundial de países com maior número de nascimentos prematuros, registrando cerca de 302 mil nascimentos de bebês com menos de 37 semanas de gestação, independentemente do peso, segundo dados do Ministério da Saúde.

Programa Criança Feliz

O programa Criança Feliz é uma importante ferramenta de integração entre a Rede de Proteção Social. Para realizar o atendimento às famílias beneficiárias, a equipe de colaboradores deve estar plenamente informada sobre os programas e serviços oferecidos pelos Cras e pela Rede, promovendo conhecimento e interação de qualidade. Os principais objetivos do programa são o desenvolvimento infantil e o fortalecimento dos vínculos familiares.

O último relatório de atendimento aponta que a iniciativa do Governo Federal contempla 822 famílias, incluindo duas crianças beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC), 55 gestantes e 822 crianças de 0 a 3 anos de idade. O programa é executado nos Cras dos bairros Jardim Araçá, CPA, Jardim União, Pedregal, Planalto, Pedra 90 e Nova Esperança.

Em Cuiabá, as ações do programa Criança Feliz foram implementadas por meio do Plano de Ação da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora