Connect with us

MATO GROSSO

Setasc realiza Mutirão da Cidadania em três municípios nesta semana

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) realiza, entre esta terça e quinta-feira (23 a 25.04), o Mutirão da Cidadania nos municípios de São José do Rio Claro, Rosário Oeste e Jangada. A ação idealizada pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, levará serviços sociais e de cidadania aos moradores da região, como, por exemplo, plastificação de documentos, solicitação de segunda via de certidão de nascimento, casamento e óbito, Carteira de Identificação do Autista, entre outros.

“Quero agradecer o esforço de toda a equipe da Setasc em nome da secretária Grasielle Bugalho, e aos municípios pela parceria. Todo esse trabalho é possível porque contamos com o apoio do Governo do Estado. Os serviços disponíveis no Mutirão da Cidadania ajudam muito, principalmente aqueles que estão em situação de vulnerabilidade e nem sempre conseguem ter acesso a esses serviços. Meu coração se enche de alegria por saber que podemos levar esses atendimentos para as pessoas que precisam”, enfatizou a primeira-dama de Mato Grosso.

O primeiro município a receber os serviços do Mutirão da Cidadania será São José do Rio Claro, nesta terça-feiral. Os atendimentos serão realizados no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localizado no Centro, das 8h às 16h. 

Será realizada a confecção de foto 3×4; atendimento do Sine Estadual, com captação de vagas de emprego, informações sobre seguro-desemprego, atualização de dados do trabalhador no sistema Sine, carteira de trabalho digital e conta no Gov.br.

Além disso, servidores da Setasc irão orientar sobre os cursos dos SER Família Capacita, e também sobre direitos humanos, com rodas de conversa e palestras.

Já na quarta-feira (24.04), os serviços serão oferecidos no município de Rosário Oeste, na Secretaria Municipal de Assistência Social, das 8h às 17h. Além de todos os serviços já citados, também serão dadas orientações por meio do SER Família Comunitário, sobre a regularização de entidades filantrópicas.

Os atendimentos do Mutirão da Cidadania, no município de Jangada, serão realizados no dia 25 de abril, a partir de 8h, na Secretaria Municipal de Assistência Social.  

Outros municípios

A expectativa é de que, ainda em abril, o Mutirão da Cidadania seja realizado no município de Acorizal. A programação para o mês de maio é de levar os serviços para os municípios de Barão de Melgaço, Santo Antônio de Leverger, Nossa Senhora do Livramento, Tangará da Serra, Porto Estrela, Glória D’Oeste, Barra do Garças e Pedra Preta. 

Atendimentos realizados

Entre os dias 16 e 18 de abril, a Setasc realizou 2.455 atendimentos em Mutirões da Cidadania realizados nos municípios de Planalto da Serra, Nova Brasilândia e Chapada dos Guimarães.  

Diversos serviços foram ofertados aos cidadãos locais, entre eles 802 plastificações; 158 requerimentos de segunda via de certidões; 734 fotocópias; 314 confecção de fotos 3×4; 240 orientações e informações sobre o Programa SER Família Capacita; 37 orientações, captação de vagas e seguro-desemprego pelo Sine Estadual; 4 Carteira do Autista e 5 orientações gerais. 

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Unemat obtém aprovação de dois novos cursos de doutorado junto ao Capes

Publicado

em

Por

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) conseguiu a aprovação de dois cursos de doutorado junto a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação, nesta quinta-feira (19.09).

Foram aprovados os cursos de doutorado acadêmico em Geografia, a ser oferecido no câmpus de Cáceres; e o de Letras, em Sinop.

A reitora da Unemat, Vera Maquêa, destacou que a conquista é fruto dos constantes investimentos institucionais na verticalização da pós-graduação.

“É importante destacar o trabalho dos nossos docentes, que lutam a cada dia para o desenvolvimento da pós-graduação, o esforço institucional da Unemat que investiu na qualificação de seu quadro docente e, por fim, o compromisso da gestão em incentivar, apoiar e promover a pós-graduação em programas que ainda não tinham doutorado implantados”, declarou.

Além desses dois novos cursos, a Capes havia anunciado parecer favorável ao doutorado acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática, em Barra do Bugres, em julho deste ano.

Os editais específicos para seleção de discente em cada curso serão divulgados, em breve, no site da Unemat.

Doutorado em Geografia – Cáceres

O programa é o primeiro doutorado em Geografia a ser oferecido no Estado de Mato Grosso. Com área de concentração em “Organização do espaço e meio ambiente”, tem como objetivo a investigação da organização espacial contemplando as dimensões socioterritoriais e ambiental. Possui duas linhas de pesquisa: Análise ambiental e Dinâmica espacial.

Serão oferecidas 13 vagas para o doutorado. A seleção dos candidatos ocorrerá, de forma anual, durante o primeiro semestre de cada ano. Visando atender às políticas afirmativas, inclusivas e de acessibilidade, haverá reserva de vagas para pessoas pertencentes a grupos étnico-raciais, PcD, migrantes humanitários e refugiados, bem como vinculados a orientação LGBTQIA+PNG.

O curso tem a coordenação da professora Sandra Mara Alves da Silva Neves e uma equipe com 13 docentes permanentes do quadro da Unemat e dois colaboradores.

Doutorado em Letras – Sinop

O curso estrutura-se a partir da área de concentração “Estudos Linguísticos e Literários” com duas linhas de pesquisa – 1) Estudos Linguísticos e 2) Estudos Literários. Serão oferecidas preliminarmente 15 vagas.

O programa tem por objetivo formar egressos que sejam capazes de atuar como docentes e pesquisadores críticos e autônomos, com uma visão atual dos estudos literários e da linguagem, bem como com uma perspectiva norteadora que busque valorizar a interculturalidade e mantenha foco especial nas questões amazônicas.

O ingresso do estudante será por processo seletivo anual, que constará de avaliação do projeto, análise de currículo, prova escrita e arguição do projeto. O curso desenvolve políticas afirmativas e reserva 20% das vagas para pretos, pardos, indígenas e quilombolas.

O programa tem a coordenação do professor Jesuino Arvelino Pinto com a participação de 15 docentes permanentes, sendo 12 deles pertencentes à própria instituição e três cedidos por outras IES

Ensino de ciência e matemáticas – Barra do Bugres

O edital para a primeira turma, com oferta de 15 vagas, será publicado este ano. O curso de doutorado possui três linhas de pesquisa: 1) Diversidade cultural e a práxis pedagógica no contexto do ensino de Ciências e Matemática, 2) Ensino, aprendizagem e formação de professores em Ciências e Matemática e 3) Tecnologias digitais no ensino de Ciências e Matemática.

O Programa de Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) conta com 20 professores doutores, sob a coordenação do professor Márcio Urel Rodrigues.

Pós-graduação na Unemat

Atualmente, a Unemat desenvolve 26 programas de pós-graduação stricto sensu aprovados pela Capes, que abrangem um total de 34 cursos de pós-graduação, dos quais 23 são mestrados (11 acadêmicos, 1 profissional e 11 profissionais em rede), além de 11 doutorados.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora