A Escola Municipal Matilde Luiza Zanatta Gomes, localizada no Assentamento Jonas Pinheiro (Poranga), encantou alunos, professores e comunidade em geral com uma programação especial em celebração ao Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado em 18 de abril. A iniciativa, coordenada por professores, coordenadores e diretoria, em colaboração com a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, mergulhou os alunos no universo mágico da literatura infantil, combinando-o com a fascinação pela Robótica.
Sob o tema “O mundo encantado de Matilde”, os estudantes realizaram exposições e apresentações teatrais, destacando a importância da leitura e homenageando autores que marcaram a literatura infantil.
A coordenadora, Josiane Santos, enfatizou a relevância da leitura no processo de ensino e aprendizagem, destacando o foco nos leitores fluentes. “A integração entre Literatura e Robótica não apenas estimulou a imaginação dos alunos, mas também contribuiu significativamente para seu desenvolvimento educacional”.
A união da Literatura com a Robótica conduziu os alunos a várias atividades interdisciplinares em homenagens ao Livro, englobando história, geografia, meio ambiente, contações de histórias, tendo como protagonismo, a Leitura.
“Trouxemos a Robótica como um processo de ensino e aprendizagem de grande valor educacional, que agrega valor à aprendizagem, por meio do Projeto Leitor. O nosso objetivo é trazer o aluno para dentro do livro, não esquecendo as tecnologias utilizadas hoje em dia para facilitar o acesso às informações”.
A diretora da escola, Ilzeny Barbosa, destacou a importância da dinâmica para despertar o interesse dos alunos pela literatura, evidenciando como a abordagem lúdica permitiu que os estudantes se envolvessem plenamente nas atividades.
“Ao longo da semana, diversas atividades interdisciplinares foram realizadas, abrangendo diferentes áreas do conhecimento e estimulando a leitura. O encerramento da programação foi marcado por emocionantes apresentações teatrais, proporcionando uma verdadeira viagem ao mundo encantado dos livros infantis”, finaliza.