Connect with us

Cuiabá

Mais de 7500 famílias indígenas em Mato Grosso podem receber desconto de até 100% na luz

Publicado

em

Mais de 7.500 mil famílias indígenas de Mato Grosso possuem o direito ao benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica, mas ainda não estão cadastradas na concessionária.  O benefício pode ser de até 100% nas faturas de energia para os indígenas e quilombolas.

Desde a Lei aprovada no Congresso Nacional e sancionada pela presidência da República, a inclusão de beneficiários do CadÚnico na Tarifa Social passou a ser automática. No entanto, algumas informações que faltam no cadastro impedem que a Energisa consiga encontrar esses clientes.

“Nós precisamos achar e apoiar essas famílias. A Energisa sempre fez a inclusão automática das pessoas que podiam ter acesso ao benefício. Mesmo assim, a gente notava que ainda tinha muita gente que não tinha acesso. Por isso estamos fazendo esse chamamento dos interessados”, explica Gabriela Dias, coordenadora de Leitura da empresa.

A partir do reforço da Energisa para encontrar as famílias, foram feitas parceiras com o Governo do Estado e secretarias municipais de assistência social para levar as informações sobre o cadastro à população, principalmente em regiões com comunidades indígenas.

“É muito importante frisar então que o cliente que pode ser beneficiado pelo programa tenha a conta de luz no nome dele ou que informe a concessionária que tem na família um beneficiário, pra gente fazer esse vínculo”, destacou Gabriela. Lembrando que o cadastro pode ser feito presencialmente, pelo 0800 e WhatsApp (Gisa).  

O benefício é progressivo e vale também para quilombolas. Ou seja, depende do consumo de cada cliente. Veja na tabela específica para população indígena:  menor ou igual a 50 kwh – 100%; maior que 50 kwh e menor ou igual a 100 kwh – 40% e maior que 100 kwh e menor ou igual a 220 kwh – 10%.

Além disso, também são beneficiados do programa, as famílias com renda mensal igual ou inferior a meio salário-mínimo por pessoa e inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal. Os descontos nesse caso também são altos.

Veja:

Até 30 kWh mensais: 65%;31 kWh a 100 kWh: 40%; 101 kWh a 220 kWh: 10%.

Canais oficiais  

Call Center: 0800 646 4196  

Site: www.energisa.com.br 

WhatsApp (Gisa) 65 99999-7974 

WhatsApp (Gisa) 65 99999-7974 

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Secretário de Saúde anuncia chamamento público para novas empresas assumirem cirurgias eletivas no antigo PS

Publicado

em

Por

O secretário municipal de Saúde, Deiver Teixeira, anunciou nesta terça-feira (29), durante sessão na Câmara Municipal, que irá abrir um chamamento público para selecionar uma nova empresa para realizar cirurgias eletivas no antigo Pronto Socorro. A medida é uma resposta aos problemas com a prestadora atual, que tem executado uma quantidade de cirurgias muito abaixo do previsto e desmarcado procedimentos agendados, citando problemas com sua equipe profissional.

As cirurgias eletivas, que deveriam estar sendo realizadas com recursos de emendas parlamentares dos vereadores da capital, têm enfrentado uma série de dificuldades operacionais, causando queixas de pacientes e autoridades. Segundo o secretário, várias notificações foram enviadas à atual prestadora de serviços médicos, que, no entanto, não apresentou as melhorias necessárias para manter o contrato.

“Sabemos que, para quem trabalha com processos de contratação pública, as coisas não acontecem de forma rápida. Gostaria de poder simplesmente dizer: ‘Você sai, você entra, você assume’. Mas não é assim que funciona. Infelizmente, há um rito processual que precisa ser seguido, e precisamos respeitar a lei. Diante da situação, tomamos providências desde o início, com notificações constantes”, disse Deiver.

O secretário revelou a empresa enfrenta dificuldades para alocar médicos para realizar as cirurgias. “Agora, o próximo passo é abrir um novo chamamento público – que não é uma licitação, mas um processo de credenciamento. As empresas interessadas poderão se credenciar para os próximos quatro anos, o que também beneficiará bastante a próxima gestão.”

Deiver disse que enquanto os trâmites do chamamento público estão em andamento, os leitos do antigo PS estão sendo utilizados para aliviar a lotação nas UPAs e melhorar o fluxo de atendimentos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora