Connect with us

Lucas do Rio Verde

Secretaria de Educação esclarece informações referentes à capacitação sobre autismo

Publicado

em

Diante da polêmica sobre as capacitações patrocinadas pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, direcionada aos professores, monitores e pais de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Secretaria de Educação vem a púbico esclarecer o seguinte:

1) O Município de Lucas do Rio Verde está comprometido com a formulação e execução de ações públicas voltadas para bem atender as crianças portadoras de Transtorno do Espectro Autista, que são classificadas pelo Ministério da Educação como Alunos da Educação Especial.

2) São ações como a contratação de 238 monitores para acompanhar esses alunos. Essas são exigências novas, que requerem atenção e esforço permanente do Poder Público, para atender às demandas desses alunos e suas famílias.

3) Dentre essas ações está a capacitação dos profissionais que lidam com os alunos especiais e seus familiares, dotando-os do conhecimento e orientação necessários para lidar com as crianças, que apresentam necessidades especiais e específicas.

4) Foi por essa razão que a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Educação, contratou um profissional reconhecido por sua qualificação para proferir uma série de capacitações presenciais aos professores, monitores e palestras aos pais de alunos da Educação Especial, evento ocorrido entre os dias 15 a 18 deste mês, como parte das obrigações da Secretaria com o Plano Educacional Individualizado (PEI).

5) Os trabalhos de capacitações e a palestras ocorreram naturalmente, sendo que apenas um ponto mais sensível do conteúdo ministrado pelo profissional, relacionado à necessidade de os pais darem atenção especial à sexualidade das crianças, causou polêmica, devido a algumas incompreensões sobre o conteúdo das falas do palestrante. A ideologia de gênero não estava em pauta.

6) A Secretaria destaca ainda que o valor de R$ 50.976,00, conforme consta no Portal da Transparência, foi pago ao profissional pelas capacitações, palestras e pela formulação do PEI.

7) Pelo exposto, a Secretaria Municipal de Educação de Lucas do Rio Verde vem a público reafirmar o compromisso de promover educação de qualidade, pública, gratuita e inclusiva para as nossas crianças, bem como a nossa disposição de manter uma firme parceria com a associação dos pais de crianças autistas, mas repudia com firmeza e veemência qualquer tentativa de exploração política de um tema tão sensível à nossa sociedade e às famílias de quem possui crianças com necessidade de atendimento especial.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo

Lucas do Rio Verde

Mais de 470 animais foram microchipados em Lucas do Rio Verde

Publicado

em

Por

Desde setembro deste ano, mais de 470 animais já foram microchipados em Lucas do Rio Verde. O serviço oferecido gratuitamente para cães e gatos atendidos na Unidade Permanente de Castração – UPC, passa a ser ofertado a toda cidade.

O pequeno dispositivo de identificação eletrônica é implantado sob a pele e é praticamente indolor, como se fosse uma vacina. O chip permite que o tutor seja localizado em caso de perda ou abandono.

“Mais um passo importante estamos dando nessa nobre frente que é a causa animal. A microchipagem eh uma ferramenta fundamental para avançarmos na luta contra o abandono, além de outros benefícios, como a redução de pets perdidos e informações do animal”, explicou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis.

A microchipagem passou a ser obrigatória em Lucas do Rio Verde, por meio da Lei nº 3.716, de setembro de 2024 e tem como slogan de campanha “Cuidado Inteligente”. O chip implantado no cão ou gato, contém informações como o telefone de contato do tutor e endereço, além da raça do pet, nome, idade e se ele tem algum tipo de doença ou usa medicação específica (em caso de doença).

Inicialmente a UPC estava realizando a microchipagem nos cães e gatos que já estavam agendados para a castração na unidade. Desde a abertura da UPC, o número de animais já castrados pela Prefeitura chega a mais de 3.290 cães e gatos, entre fêmeas e machos.

Cadastro para microchipagem
Inicialmente, apenas os cães e gatos da UPC estão sendo atendidos. A partir do dia 22 de novembro, a ação será estendida para todas as pessoas, mediante ao cadastro prévio. O atendimento será toda sexta-feira, na UPC.

Para tanto é necessário realizar um cadastramento no seguinte endereço eletrônico: https://www.animalltag.net/

O cadastramento é simples e contém dados sobre o tutor, o animal e foto do cão ou gato.

Mais informações ou dúvidas entre em contato no 65 3549 -7197 ou 3549 -7172.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora