Connect with us

Cuiabá

Prefeito vistoria obra de rotatória e elenca melhorias para o trânsito com entrega de dois viadutos, do Contorno Leste e Plano de Mobilidade

Publicado

em

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, destacou os avanços para garantir a fluidez do trânsito promovidos pela gestão durante vistoria às obras da nova rotatória da Avenida República do Líbano, na capital. A inspeção contou com a participação do vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa, e com a secretária de Mobilidade Urbana, Luciana Zamproni.

“Entendo que às vezes é difícil ter paciência, mas saibam que estamos trabalhando muito para resolver isso. Estamos realizando desapropriações no local. Vamos construir um novo acesso para quem vem da região de Nossa Senhora da Guia e quer ir para a região da Assembleia Legislativa, passando pelo Complexo Lino Rossi”, esclareceu, ao acrescentar “se você quiser voltar para a Chapada dos Guimarães, fecharemos o acesso no trevo que leva para lá, para que você possa contornar e retornar facilmente. Isso vai acabar com os engarrafamentos que estão atrapalhando no horário de pico”, concluiu. Emanuel ainda afirmou que está sendo providenciado o recapeamento da via, nos dois sentidos.

A secretária de Mobilidade Urbana, Luciana Zamproni, disse que o local era uma zona de conflito e que a Semob criou o projeto da rotatória visando, principalmente, diminuir o fluxo nas proximidades do posto Bom Clima, facilitando acesso direto ao Centro Político Administrativo.

Obras por toda a cidade

Durante a vistoria, o prefeito de Cuiabá citou ações já implementadas, como a construção de dois viadutos (Murilo Domingos e José Maria Barbosa – Jucá do Guaraná), respectivamente construídos na Avenida Beira Rio e das Torres. Tendo como respaldo a necessidade do planejamento da cidade, ele também elencou a formatação e entrega do Plano de Mobilidade Urbana, que visa desenvolver todos os modais de transportes da cidade até 2030.

“A maior obra estruturante da cidade, que é construída pela Prefeitura de Cuiabá e será entregue por nossa gestão, o Contorno Leste, é um exemplo desse pensamento, da projeção de crescimento da cidade. A via, que ligará a região do Distrito Industrial à Rodovia Emanuel Pinheiro, além da mobilidade, garante o desenvolvimento a mais de 50 bairros, beneficiando diretamente a mais de 250 mil pessoas”, declarou o prefeito Emanuel Pinheiro. Nesse ritmo de progresso e desenvolvimento, a entrega da primeira etapa, com seis quilômetros de pista já construída, está prevista para ocorrer até o fim deste mês de abril.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora