Connect with us

Diamantino

Garantindo Direitos: A Iniciativa de Diamantino para Pessoas com TEA

Publicado

em

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, está empenhada em assegurar os direitos e o bem-estar das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com TEA representa um passo significativo para garantir que esses indivíduos recebam atendimento prioritário e acesso aos serviços necessários.

Para obter mais informações ou assistência, entre em contato com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania pelos seguintes meios:

  • Telefone: (65) 3336 2843

  • WhatsApp: (65) 99290 4350

  • Endereço: Rua Quintino Bocaiuva, 121, Bairro Centro, Diamantino–MT

Você também pode entrar em contato com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) pelos seguintes meios:

  • Telefone: (65) 3337 1823

  • WhatsApp: (65) 3337 1823

  • Endereço: Avenida Padre Edgar Schmidt, Bairro Novo Diamantino, Diamantino–MT

Para solicitar a CIPTEA em Mato Grosso, siga os seguintes passos:

  • Acesse o aplicativo MT Cidadão.

  • Efetue login com seu CPF e senha.

  • Clique em Serviços > Documentos > Carteira do Autista > Solicitar Carteira de Autista.

  • Preencha os campos obrigatórios.

  • Anexe os documentos necessários, que incluem:

  • Acompanhe o andamento da solicitação.

  • Laudo médico confirmando o autismo (Transtorno do Espectro Autista – TEA).

  • Certidão de nascimento ou documento de identidade (RG).

  • CPF do autista.

  • Comprovante de endereço.

  • Uma foto 3×4.

Lembre-se: a inclusão e o respeito às diferenças começam conosco. Juntos, podemos criar uma sociedade mais acolhedora e acessível para todos.

A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um documento oficial criado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) e desenvolvido pela Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD).

Em Mato Grosso, a emissão da Carteira de Identificação do Autista (CIA) iniciou em dezembro de 2020, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (SETASC). Essa carteira, distribuída gratuitamente, representa uma das principais bandeiras da primeira-dama Virgínia Mendes na defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Caso tenha optado pela impressão física, retire a carteira no prazo de 30 dias.

A CIPTEA garante prioridade no atendimento e acesso aos serviços públicos e privados, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social. Essa iniciativa representa um passo importante para tornar o cotidiano dessas pessoas mais simples e acessível.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo

Diamantino

Ação conjunta garante entrega de 91 títulos definitivos a moradores de Diamantino

Publicado

em

Por

Noventa e uma famílias de Diamantino receberam títulos de regularização fundiária em solenidade realizada na manhã desta segunda-feira (11.11) na Câmara de Vereadores. A ação é resultado de uma parceria com o Instituto de Terras de Mato Grosso, Poder Judiciário, a Prefeitura de Diamantino e o cartório local para beneficiar moradores dos bairros Cohab Nossa Senhora Conceição, Serra Azul e Centro do Novo Diamantino.

Para o prefeito de Diamantino, Dr. Manoel Loureiro, a titularização é muito importante para a valorização do imóvel, já que os contemplados poderão investir com segurança naquilo que é seu de fato e de direito.

“Os títulos, fruto de esforços conjuntos, atendem a realização de um antigo sonho dessas famílias, que agora além da segurança jurídica alcançam a tranquilidade de efetivamente residir no imóvel próprio”, ponderou o gestor, destacando o empenho de todas as partes envolvidas e também dos servidores da Prefeitura dentro do processo.

A entrega faz parte da 2ª edição da Semana Nacional de Regularização Fundiária Solo Seguro – Amazônia Legal.

Presente no evento, o presidente do Intermat, Francisco Serafim de Barros, destacou a importância do momento.

“Hoje nós estamos aqui para concretizar a realização de um sonho. Tenho certeza que esse sonho era de todos, de um dia colocar as mãos no documento definitivo, seguro, com todas as garantias judiciais, para que vocês possam dizer – esse imóvel é verdadeiramente meu”, disse Serafim.

Uma das famílias contempladas foi a da dona de casa Márcia Vita de Oliveira, 63 anos, moradora do Núcleo Habitacional Nossa Senhora da Conceição. Ela é casada com Arlei Arruda de Oliveira, servidor público aposentado e titular do imóvel, onde vivem com dois filhos. “Esperamos por 43 anos a entrega do título definitivo, mesmo tempo em que estou casada. Graças a Deus conseguimos receber a documentação”, pontuou.

Outra contemplada foi Maria Pastora Viana, de 60 anos, após uma espera de 36 anos. Ela externou a felicidade em receber o documento. “É uma emoção muito grande, estou muito feliz. Meu aniversário foi agora em novembro, e é um presente de aniversário que eu ganhei”.

O processo envolve etapas como medição dos terrenos, análise de documentos e, finalmente, a emissão das escrituras definitivas. A documentação atendendo aos critérios legais, garante segurança jurídica e qualidade de vida aos familiares do município ao assegurar o título da propriedade definitiva.

Segundo o Intermat, o Governo do Estado de Mato Grosso tem o compromisso de entregar mais 20 mil títulos definitivos registrados até 2026, potencializando os serviços prestados ao cidadão e sendo um órgão de excelência em regularização.

Com: Ascom Intermat

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora