Connect with us

MATO GROSSO

Juízes substitutos conhecem Núcleo de Solução de Conflitos no TJMT

Publicado

em

A juíza coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), Helícia Vitti Lourenço, apresentou nesta sexta-feira (12 de abril) o setor responsável por gerenciar todo o movimento de conciliação e mediação do Poder Judiciário de Mato Grosso aos juízes substitutos que estão em formação.
 
A visita técnica abrangeu a explanação da juíza coordenadora sobre todos os trabalhos desenvolvidos pelo Nupemec, qual é a função, atribuições e metas do núcleo, além do detalhamento da atuação de cada Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), explicação do conceito de Justiça Multiportas e apresentação da equipe de servidores do setor.
 
“É importante resgatarmos com os colegas juízes que estão em curso de formação essa política nacional que determinou a criação dos Nupemecs por todos os tribunais de justiça do país. A importância dos colegas conhecerem o Nupemec e nossa equipe é para conseguirmos ter resultados positivos em prol do nosso tribunal e da nossa sociedade”, pontuou a juíza Helícia Vitti.
 
Todas as 79 comarcas são atendidas pelo sistema de Cejusc, sendo 48 com unidades de Cejusc físicas instaladas nos fóruns e 41 que são atendidas pelo Cejusc Estadual virtual.
 
“A visita técnica foi de grande enriquecimento para a turma porque podemos aprender na prática a importância do órgão Nupemec, que traz políticas estaduais em relação à conciliação e mediação, esse sistema multiportas e o órgão executor, que é o Cejusc. A importância da autocomposição é de grande valia porque as próprias partes possuem a oportunidade de chegar a um consenso, assumem essa responsabilidade de decidir o que é melhor para suas vidas e não apenas um sistema de heterocomposição”, avalia o juiz Alex Ferreira Dourado.
 
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Imagem 1: foto horizontal colorida do grupo reunido em uma sala do nupemec. 14 pessoas estão sentadas em círculo, ao redor de uma mesa, conversam e se entreolham. Entre elas estão os cinco juízes substitutos em formação e os servidores do Nupemec. Imagem 2: foto horizontal colorida da juíza Helícia concedendo entrevista à TV.JUS. Ela está em pé, olha para a frente, fala diante de um microfone com espuma preta e logotipo azul escrito TV.JUS. Ela é uma mulher branca, veste roupa preta com os ombros à mostra, tem cabelos loiros com mechas e está maquiada. Foto 3: foto horizontal colorida do juiz Alex concedendo entrevista à TV.JUS. Ele fala diante do mesmo microfone, é um homem pardo, tem cabelos pretos, usa óculos, veste terno cinza, camisa branca e gravata roxa.
 
Mylena Petrucelli/Fotos: Ednilson Aguiar
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Bombeiros localizam corpo de jovem que desapareceu no Rio Teles Pires

Publicado

em

Por

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) localizou, na tarde desta quinta-feira (21.11), o corpo de uma mulher de 21 anos, vítima de afogamento no Rio Teles Pires, nas proximidades da ponte da MT-222, na zona rural de Sinop (a 443 km de Cuiabá).

A mulher estava desaparecida desde a manhã de quarta-feira (20.11), quando a equipe do 4º Batalhão Bombeiro Militar (4º BBM) foi acionada por uma testemunha para o resgate. A testemunha relatou que a vítima saltou de uma plataforma flutuante para o rio, emergiu brevemente com os braços para cima e, em seguida, submergiu, não sendo mais vista.

Imediatamente, os bombeiros militares se deslocaram até o local e iniciaram as buscas subaquáticas no ponto indicado como local do afogamento. Os mergulhadores realizaram buscas durante o dia, mas não obtiveram sucesso, retornando nesta quinta-feira para dar continuidade às operações.

O corpo foi encontrado a aproximadamente 6 km do último ponto de avistamento, boiando no rio. Os bombeiros militares retiraram a vítima da água e a conduziram até as margens do rio, onde o corpo foi entregue à Politec para os procedimentos legais. A Polícia Civil também foi acionada.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora