Connect with us

MUNDO

Israel se prepara para ataque planejado pelo Irã nas próximas horas

Publicado

em

Forças israelenses estão em
Reprodução/Wickimedia Commons

Forças israelenses estão em “Alerta máximo”

As Forças de Defesa de Israel (IDF) estão se preparando para ataques vindos do Irã. A ordem no país é de que as aulas sejam suspensas imediatamente, bem como aglomerações . Em áreas “verdes”, eventos poderão reunir até mil pessoas . As restrições serão impostas a partir das 23 h deste sábado (17h de Brasília) e vão até as 23h de segunda-feira.

Nas proximidades das fronteiras de Israel, as reuniões ao ar livre só podem juntar 30 pessoas, enquanto atividades internas podem reunir até 300 pessoas. Praias estão fechadas para o público, e os postos de trabalho podem funcionar somente em locais protegidos, ou com algum abrigo antibomba por perto.

Autoridades de Israel esperam uma ofensiva do Irã e resposta ao bombardeio israelense à embaixada do Irã na Síria , que matou seis membros da Guarda Revolucionária do Irã. O aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã, afirmou que haverá resposta aos ataques israelenses .

O porta-voz do IDF, Daniel Hagari, declarou que Israel está em “alerta máximo” e dezenas de aviões estão de prontidão em caso de ataque.

Escalada de tensão na região

Na última sexta-feira, a defesa antiaérea israelense, conhecida como “domo de ferro”, interceptou cerca de 40 mísseis disparados pelo Irã em direção a Israel .

Neste sábado, a Guarda Revolucionária do Irã apreendeu, nas proximidades do Estreito de Ormuz, o navio MSC Aries , que opera sob bandeira portuguesa, mas é ligado a Israel, de acordo com o Irã. Em resposta à apreensão, o ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, afirmou que o governo iraniano pratica pirataria, e deve pagar por isso.

“O regime do aiatolá de Khamenei é um regime criminoso que apoia os crimes do Hamas e que está conduzindo uma operação pirata que viola o direito internacional”, afirmou Katz através da rede social X.

O aumento da tensão na região fez com que diversos países proibissem viagens para Irã e Israel, bem como orientou que seus cidadãos deixem a região o mais rápido possível, já que o ataque pode acontecer a qualquer momento.

Fonte: Internacional

Continue Lendo

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora