Connect with us

Cuiabá

Prefeitura e Embaixada da Índia ajustam os últimos detalhes para instalação do monumento de Mahatma Gandhi em Cuiabá

Publicado

em

A Prefeitura de Cuiabá e a Embaixada da Índia  deliberam as últimas tratativas para instalação da estátua de Mahatma Gandhi em solo cuiabano. Esculpida em bronze, com 1,93 de altura e pesando cerca de 550 kg, a peça será fixada no Parque da Família próximo ao chafariz sobre uma base de cerca de dois metros. , No local, haverá uma placa de identificação e iluminação, além da construção de um espaço com informações sobre Gandhi. O Parque da Família será reformulado para receber o monumento.  Na quinta-feira (12) o primeiro secretário da Embaixada da Índia, Suraj Jadhav, visitou o local acompanhado do secretário interino de Cultura, Esporte e Lazer, Justino Astrevo e do gestor de desenvolvimento sustentável da Prefeitura de Cuiabá e idealizador do projeto, Alex de Deus. O diplomata indiano também foi recepcionado pelo secretário Municipal de Turismo, Lincoln Sardinha Costa.

A homenagem ao líder reconhecido mundialmente por disseminar a cultura da paz, Mahatma Gandhi é de grande representatividade para o seu país, a Índia. 

“Assim como para nós da Índia e os outros países, como o Brasil, o mais importante é a mensagem de paz. Queremos fazer essas ações com a Prefeitura de Cuiabá para promover paz em todo o Brasil, especialmente em Cuiabá. Quando fomos decidir que cidade seria melhor para acolher a estátua de Gandhi, selecionamos Cuiabá. Não é só um espaço de Gandhi, mas um parque de paz com a presença da cultura da Índia para promover a paz e saúde com diversas atividades como de Yoga, meditação. O objetivo é instituir um plano integrativo para paz e harmonia dentro da cidade, o país e a Índia”, destacou o secretário Geral da Embaixada da Índia, Suraj Jadhav.

O secretário interino de Cultura, Esporte e Lazer também ressaltou a representatividade da obra para a comunidade cuiabana e a escolha apropriada do local. “Estar aqui no Parque da Família, que é uma parte nobre da cidade, agrega a mensagem que o Gandhi levou para mundo da intolerância da violência e da cultura da paz. Esses temas são muito urgentes para ser trabalhado na sociedade e na família, a cultura de paz, de não violência, de combate ao ódio. Então, a estátua do Ghandi representa um pouco isso, agrega no conceito da família o fato de trazer e instalar no Parque da Família a estátua do Gandhi”, pontuou Justino.

Sobre a influência que isso pode trazer para a sociedade cuiabana, Alex de Deus, que também é bacharel em turismo, pontua que é um reconhecimento a Cuiabá como uma cidade com importância internacional. O Governo da Índia, entendendo a relevância da Capital do Estado de Mato Grosso, instituiu a cidade de Cuiabá como uma das sedes oficiais para o Dia Internacional da Yoga em Cuiabá. “São poucas cidades no mundo que tem esse título, que é criado pelo governo da Índia. E o governo indiano ainda presenteou nossa cidade com esta honraria, uma imponente estátua de quase 600 kg, confeccionada em bronze, que foi esculpida a mão pelo conceituado artista indiano, Sr Naresh  Kumawat e enviada direto da Índia para cá, permitindo que possamos  homenagear o líder da paz, Mahatma Gandhi, uma pessoa que simboliza a paz, a harmonia entre os povos, o que tem tudo a ver com o objetivo do parque que é trazer a paz e a harmonia das famílias, trazidas principalmente pelo bem estar que as atividades ao ar livre proporcionam a mente e ao corpo”, destacou Alex.

A iniciativa partiu do prefeito Emanuel Pinheiro que também homenageia todos os advogados, uma vez que Mahatma Gandhi foi um grande advogado. Além disso, Cuiabá tem muito em comum com a Índia, como o  clima quente, já que lá é muito calor como o vivenciado pelos cuiabanos, a manga que é tida como característica cuiabana e é indiana. “Se a gente parar para pensar, temos muito mais coisas em comum com a Índia do que se imagina. E o parque vai trazer uma movimentação econômica na região e uma influência para a economia do turismo em toda a cidade, no Estado e contribuindo com o turismo no país”, acredita o gestor Alex de Deus.

As mobilizações para o projeto tiveram início em setembro de 2021, quando o prefeito Emanuel Pinheiro visitou o representante do país, Suresh Reddy. Em janeiro deste ano o ministro conselheiro da Embaixada da Índia, Baisnab Pradhan, também esteve em Cuiabá para conhecer o Parque da Família que abrigará a estátua de Mahatma Gandhi.

“A estátua de Mahatma Gandhi, ícone mundial da paz e harmonia entre os povos, simboliza o compromisso de Cuiabá com esses valores universais. Sua construção não apenas enriquece nossa paisagem urbana, mas também destaca que nossa cidade é um lugar dedicado à promoção da paz e da cooperação”, diz o prefeito de Cuiabá.

O secretário Municipal de Turismo elogiou a iniciativa da Prefeitura de Cuiabá. “Receber uma homenagem como esta que tem tanto significado pra Índia é uma grande honra pra nós. Estamos mobilizando muitos esforços para fomentar os polos turísticos de Cuiabá. E sem nenhuma dúvida esse nobre presente, vem para coroar Cuiabá com mais uma ação que sem dúvida atraíra turistas de todo país”, disse Lincoln Tadeu Sardinha Costa.

O projeto está sendo finalizado com os devidos ajustes em comum acordo com a embaixada indiana para ser entregue ao prefeito Emanuel Pinheiro. Está sendo construído com apoio dos secretários para somar mais ideias visando o projeto final e agilizar a inauguração que deve acontecer em breve. Todas as fases do projeto são dialogadas com a embaixada e concluídos em comum acordo. As professoras da Universidade Federal de Mato Grosso, Mariele Camargo (Yoga) e  Eneldes Corrêa (de Terapia Indiana) atuam como colaboradoras. O dr. Umesh Mukhi, professor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP) e embaixador honorário cultural da Unesco Club Sorbonne também tem colaborado com o projeto.

O monumento do “Gandhi Andante” já foi instalado em várias cidades do mundo, como Nova Iorque, São Francisco, Nova Déli, Washington, Moscou e Budapeste. No Brasil, há exemplares localizados no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Londrina e Salvador. A estátua simula o movimento de caminhada do líder indiano e será doada para Cuiabá pelo governo da Índia, via Embaixada no Brasil.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora