A Coordenadoria de Comunicação Social do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) é finalista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, na categoria “Xô Fake News”, com um vídeo publicado no perfil oficial do TJMT na rede social Instagram (@tjmtoficial), em junho de 2023. Clique aqui para ver o conteúdo.
A postagem, que já acumula mais de 8.700 curtidas, informa aos usuários do sistema de justiça estadual que o Poder Judiciário jamais entra em contato com as pessoas por meio de aplicativo de mensagem, e-mail ou telefonema para solicitar ou exigir nenhum tipo de transação. Toda a comunicação referente ao processo de precatório, incluindo os pagamentos, é feita por meio do próprio processo, via Processo Judicial Eletrônico (PJe). “Fique atento às fraudes e registre um boletim de ocorrência imediatamente”, alerta o vídeo, que mostra uma simulação de um usuário acessando seu e-mail e fazendo um pix sem saber que se trata de golpe.
Todas as etapas para realização do vídeo, desde a concepção, passando pelo roteiro, produção, gravação de vozes e imagens e edição, foram feitas pela equipe de Comunicação Social do TJMT.
A categoria Xô Fake News do Prêmio Social Media Gov abrange conteúdos produzidos por instituições que empregaram esforços efetivos em sua comunicação para combater informações falsas. Nessa categoria, o TJMT compete com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, Prefeitura de Maceió, Secom do Governo Federal, Senado Federal, e Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O Coordenador de Comunicação do TJMT, Ranniery Queiroz, destaca a importância da iniciativa para combater situações de fraude. “A cada dia o comunicador enfrenta um obstáculo para fazer com que o receptor receba o recado da melhor maneira possível, o assimile e faça ou não faça aquilo que é necessário. Neste caso, eles conseguiram atingir de uma forma rápida, direta, acessível e bastante simples um recado muito importante, que é para que pessoas não caiam em golpes, algo que está rotineiro em nossa sociedade. Então é um trabalho social, um trabalho de extrema importância porque mexe com o dinheiro das pessoas, em alguns casos as pessoas acabam tendo que gastar na tentativa de receber um dinheiro maior e isso não acontece. Então a falta de informação deve ser suprida com informação e informação coerente e ágil, como foi feito neste trabalho, digno realmente de um prêmio. Parabéns a todos os envolvidos!”.
Ana Cristina Serra, gerente de Mídias Sociais do TJMT, explica que o vídeo foi produzido com a intenção de alertar o público sobre as fake news relacionadas a precatórios. “Ao recebermos mensagens no ZapJus e nas redes sociais, percebemos a necessidade de agir. A ideia foi apresentar de forma descontraída o conteúdo, com o objetivo de entreter o público e fornecer informações relevantes”.
O Prêmio – Em sua segunda edição, o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública tem o objetivo de destacar e multiplicar boas práticas de Comunicação Pública. A análise compreendeu conteúdos publicados no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, levando em conta critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações.
As categorias do prêmio são: Meme-trend, Influencer, Xô Fake News, Inclusão e Diversidade, Transparência, Atitude, Colaboração, Comunicação como Serviço, Comunicação que Aproxima, Conteúdo Tutorial. Os ganhadores receberão os troféus no dia 25 de abril, em Florianópolis (SC), durante o 13º Redes WeGov, evento anual dos profissionais de comunicação no setor público.
O Social Media Gov é uma plataforma de inteligência e benchmarking que auxilia instituições públicas a criar, analisar e planejar seus conteúdos e estratégias de comunicação para as redes sociais.
Celly Silva
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT