Connect with us

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá aumentou em 30% o número de atendimentos infantis em unidades de saúde

Publicado

em

A Prefeitura de Cuiabá aumentou em 28% o número de atendimentos infantis em unidades básicas de Saúde do município no comparativo de janeiro a março de 2023 com o mesmo período de 2024. Na ala pediátrica do Hospital Municipal de Cuiabá Dr. Leony Palma de Carvalho, não foi diferente, o número de atendimento aumentou em 34% no período. 

Nas unidades de saúde da família, o número total de atendimentos foi 12.832 em 2023, entre janeiro e março. No mesmo período de 2024, o total de atendimento chegou a 16.531. 

“Temos unidades novas, com profissionais do concurso, médicos e enfermeiros, a equipe está renovada”, explicou Diogo Silva, Responsável Técnico pela Saúde da Criança. “Em conversa com colegas e em visitas às unidades nós percebemos que até mesmo as unidades básicas recebem demandas de outros municípios, de pessoas que vêm de outros municípios”, completou. 

Percentual semelhante de aumento foi registrado no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), em que foram realizadas 209 internações de janeiro a março de 2023 e, em 2024, foram realizadas 281 internações. 

Ao longo dos dois anos, de 2023 e do início de 2024, o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) também segue como referência para tratamento infantil não apenas para a capital, mas para todo Mato Grosso. Em 2022, foram 738 internações. Em 2023, foram 1332 internações. 

“A ala pediátrica do HMC realiza um trabalho primoroso de atendimento diário a crianças que vem absolutamente dos quatro cantos do estado, às vezes de outros estados e até mesmo de outros países, procurando por tratamento de qualidade que, muitas vezes, o HMC é o único hospital do estado que pode oferecer”, afirmou Giovani Koch, diretor financeiro da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), que administra o hospital.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Portal Matrícula Web estará disponível a partir das 8h de terça-feira para receber solicitações de matrículas para o ano letivo de 2025

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Cuiabá está disponibilizando, para o ano letivo de 2025, um total de 4.674 vagas para crianças de 0 a 3 anos e 11 meses, em unidades de creche, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), Centros Educacionais Infantis Cuiabano (CEIC) e no Centro Emergencial de Educação Infantil – Portal da Fé, todos da rede pública municipal de educação.

O período de solicitação de matrícula começa nesta terça-feira, 5, e vai até o dia 8/11, exclusivamente pelo Portal Matrícula Web. Conforme o calendário, nos dias 5 e 6/11, as matrículas estarão abertas para unidades das Regionais Norte e Leste, e nos dias 7 e 8/11, para unidades das Regionais Sul e Oeste, de acordo com as vagas disponíveis.

Os pais ou responsáveis devem estar atentos ao calendário e, ao realizar a solicitação, deverão obrigatoriamente informar o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) da criança.

Matrícula Web

Criada no primeiro mandato da gestão de Emanuel Pinheiro, a Matrícula Web é uma ferramenta intuitiva, transparente e cada vez mais segura.

Para esclarecer dúvidas, os pais ou responsáveis podem entrar em contato pelos telefones (65) 3645-6560, (65) 3645-6571 e (65) 3645-6500, durante o horário de expediente.

Durante o período de solicitação de matrícula, haverá um ponto de apoio no Centro de Formação da Escola Cuiabana (CFEC).

Classificação

Após a solicitação de matrícula e inserção das informações no portal, a Comissão Permanente de Organização da Demanda Escolar (CPODE) fará a análise dos cadastros para confirmar as solicitações que serão atendidas de imediato, conforme os critérios estabelecidos pelo Decreto Nº 9.711 de junho de 2023, que define as diretrizes para matrículas em unidades que atendem crianças em idade de creche.

A secretária adjunta de Educação, Débora Marques Vilar, explicou que a prioridade do poder público municipal é atender as crianças com deficiência, seguidas das beneficiárias do Programa Bolsa Família e das de baixa renda familiar, nessa ordem. O critério de desempate é a proximidade da residência da família em relação à unidade educacional.

“As solicitações de matrícula que excederem o número de vagas disponíveis automaticamente comporão uma lista sequencial de crianças aguardando vaga para atendimento futuro”, destacou a secretária adjunta de Educação, Débora Marques Vilar.

A lista com a classificação final será publicada no dia 09/12/2024, no site da Prefeitura de Cuiabá.

Efetivação da Matrícula

Os pais ou responsáveis cujas solicitações de matrícula forem atendidas deverão comparecer, com documentos pessoais e da criança, à unidade em que realizaram a inscrição, entre os dias 10 e 12/12/2024, no horário de atendimento, para efetivar a matrícula. A matrícula só será confirmada após a verificação da autenticidade das informações cadastradas.

O não comparecimento no prazo estipulado resultará na desistência da solicitação de matrícula.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora