Durante o discurso de Janti Soeripto, presidente da ONG Save the Children, pausou seu discurso e perguntou: “Isso é um terremoto?”. Após isso, um membro brincou fazendo alusão ao seu discurso dizendo que ela havia feito “o chão tremer”.
Os tremores começaram a ser registrados às 10h23 no horário local, a nordeste do distrito de Lebanon, Nova Jersey. O terremoto foi leve e próximo a superfície, o que fez com que o tremor tenha sido sentido mais facilmente.
Veja o vídeo
Magnitude 5.5 struck struck New York and New Jersey. It was felt in UN Security Council, where cameras shook. Save the Children CEO Janti Soeripto, who was addressing the UNSC on Gaza, stopped speaking. Palestinian UN envoy Riyad Mansour quipped: “You’re making the ground shake.” pic.twitter.com/CtbyB1h83T
De acordo com relatos, o tremor foi sentido pelos habitantes nas cidades de Nova York, Filadélfia e em Washington, capital dos EUA.
De acordo com os dados do USGS, a agitação do terremoto provavelmente não provacará quaisquer tipos de danos. O Departamento de Polícia de Nova York (NYPD), disse que não houve relatos de danos, tampouco feridos após o terremoto.
Kathy Hochul, governadora de Nova York, publicou em suas redes sociais sobre o acontecido, “minha equipe está avaliando impactos e eventuais danos que possam ter ocorrido e atualizaremos o público ao longo do dia”.
A 4.8 magnitude earthquake hit west of Manhattan and has been felt throughout New York.
My team is assessing impacts and any damage that may have occurred, and we will update the public throughout the day.
— Governor Kathy Hochul (@GovKathyHochul) April 5, 2024
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.
O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.
De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.
Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.
“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.
O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.
A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.
Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.