Connect with us

Cuiabá

Processo eleitoral para fazer parte do Conselho Municipal de Saúde de Cuiabá está com inscrições abertas

Publicado

em

Participantes de entidades representativas de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e trabalhadores na área da Saúde interessados em participar do processo eleitoral para composição do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Cuiabá podem se inscrever até o dia 11 de abril, das 8h às 12h e das 14h às 18h, presencialmente na sala da Secretaria Executiva do CMS, que fica no térreo da sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), situada na Rua Aníbal da Mata , 135, bairro Duque de Caxias.

Para se inscrever, é necessário apresentar os seguintes documentos:

– Ata de fundação da entidade/instituição, com no mínimo 2 anos de registro em cartório;

– Ata de eleição e posse da última diretoria registrada em cartório;

– Estatuto da entidade/instituição devidamente registrado em cartório;

– Documento oficial da entidade/instituição designando o representante apto a votar, conforme § 1º,  Art. 2º do Regimento Eleitoral; e

– Documento oficial da entidade/instituição designando os nomes dos representantes (titular e suplente) para compor o Conselho Municipal de Saúde, Gestão 2024-2026, que tomarão posse neste ato, caso sejam eleitas as entidades/instituições.

 A votação acontecerá no Auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, das 14h às 16h do dia 16 de maio de 2024. Terão acesso ao local apenas os representantes das entidades e/ou instituições indicadas, conforme prevê o regimento eleitoral.

As instituições/entidades que podem disputar assentos no processo eleitoral são: União das Associações de Moradores de Bairro, o Movimento Sindical, a Organização de Portadores de Doenças e Patologias Específicas, Movimento de Direitos Humanos, Pastorais Religiosas, Portadores de Deficiência, Movimentos Populares Específicos na Área da Saúde, Organização de Mulheres, Organização da Terceira Idade e Defesa da Criança e do Adolescente e além do segmento de Trabalhadores da Saúde.

Segundo Janaína Penha, secretária executiva do CMS, é imperativo que todos os documentos sejam devidamente registrados em cartório, o que inclui a indicação dos nomes dos representantes e seus suplentes para a disputa eleitoral pela entidade/instituição. “Os documentos submetidos serão avaliados pela Comissão Eleitoral, que decidirá sobre a aceitação ou não da inscrição para prosseguimento à segunda fase do processo, que consiste na submissão dos votos durante o pleito eleitoral”, enfatizou.

Júlio Garcia, vice-presidente do Conselho de Saúde, ressaltou a importância do princípio da transparência ao afirmar que todos os procedimentos do processo eleitoral serão divulgados pela Prefeitura de Cuiabá em seus canais oficiais. Ele também destacou a necessidade de os candidatos seguirem estritamente o Regimento Eleitoral. “Este documento será o guia para todo o processo de eleição para a composição do Conselho. Portanto, é fundamental que todos os interessados estejam atentos às valiosas informações nele contidas”, enfatizou Garcia.

O Conselho Municipal de Saúde

 O CMS de Cuiabá é um órgão colegiado do sistema municipal de saúde, de caráter permanente, deliberativo, normativo, recursal, diligencial e fiscalizador. Tem por finalidade deliberar sobre a Política Municipal de Saúde, composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários. Conforme está registrado em seu Estatuto, tem como objetivo atuar na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.

É composto por 40 membros que representam o Poder Público (por meio da Secretaria Municipal de Saúde) e a sociedade civil organizada, seja por meio de entidades de usuários ou de trabalhadores da Saúde.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora