Connect with us

Diamantino

1ª edição do Cultura em Movimento de 2024 leva crianças dos projetos culturais de Diamantino para conhecerem a sétima arte na capital

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realizou a 1ª edição do Projeto “Cultura em Movimento” de 2024. Ao todo, mais de 40 crianças conheceram pela primeira vez pontos turísticos e de lazer em Cuiabá na quarta-feira (27.03).

No passeio, as crianças começaram o dia conhecendo a Arena Pantanal, local que possui capacidade para receber mais de 40 mil torcedores e que já sediou os jogos da copa do mundo de 2014. A arena alcançou reconhecimento nacional e internacional por usar parâmetros de sustentabilidade, responsabilidade socioambiental e requalificação urbana da cidade.

Além da Arena Pantanal, as crianças conheceram um dos maiores Shopping Center do estado e puderam aproveitar o parque de diversões, tiveram contato com a sétima arte por meio de um filme nas telonas do cinema.

Um dos participantes do projeto Robert Kauan, de 15 anos, contou com emoção que essa foi a primeira vez que saiu de Diamantino e compartilhou o sentimento por conhecer tantos lugares incríveis da capital.

“Foi muito legal, eu aproveitei muito todo o dia de programação. Essa foi a primeira vez que venho a Cuiabá, eu nunca tinha saído antes de Diamantino. Eu conheci com meus colegas muitas coisas novas, é incrível ver tudo isso de perto, a arena pantanal, o cinema, um shopping.”

Ainda em Diamantino os integrantes do projeto tomaram um delicioso café da manhã, e no local elas recebem crachás de identificação, assim como são designados tutores para acompanhá-las tornando o passeio ainda mais seguro. Todas as crianças também recebem camiseta do projeto.

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Raquel Pinho, falou sobre a ação que tem como objetivo garantir o acesso das crianças de famílias de baixa renda a diversos espaços culturais.

“Esse projeto tem uma forma de abraçar as crianças do nosso município, nesta primeira edição estão indo crianças do Siriri e da biblioteca municipal. É uma ação que proporciona a experiência e vivência dos pequenos na cidade grande, conhecendo espaços culturais.”

A responsável de uma das crianças que participou do Cultura em Movimento, Sirlei Weiss, contou como estava a empolgação da afilhada. A pequena faz parte do projeto da biblioteca municipal e é um momento importante para a família que sempre incentiva a ter novos conhecimentos.

“Ela estava muito empolgada em participar. O Cultura em Movimento é um projeto maravilhoso, além da viagem, tem refeições diferentes, lazer e segurança, e proporciona novos conhecimentos às crianças. Só tenho que agradecer.”

Outra participante do projeto foi Isabela de Oliveira, de 10 anos, a pequena expressou a alegria que foi conhecer lugares diferentes e alguns deles foi a primeira vez.

“Eu estou muito feliz, aproveitei ao máximo essa viagem e enfim conheci a Arena Pantanal, é um lugar que nunca visitei, mas sempre tive curiosidade e graças ao projeto consegui realizar esse sonho. Eu fiquei muito animada e ansiosa para este dia.”

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo

Diamantino

Saúde de Diamantino é uma das três do Brasil contempladas pelo PIE

Publicado

em

Por

Uma equipe do Hospital Sírio Libanês deu início, na manhã desta segunda-feira (18-11), a implementação do projeto de Apoio à Institucionalização de Políticas Informadas por Evidências – PIE no SUS em Diamantino. A Secretaria de Saúde do município foi uma das três do Brasil contempladas pelo projeto entre 80 municípios inscritos, sendo a única de Mato Grosso.

O titular da pasta, Itamar Bonfim, conta que a reunião dá início a este projeto inédito e de suma importância para Diamantino. “O município seguirá, até 2026, trabalhando ações e projetos baseados e informados por evidência”, disse o secretário, informando ainda que serão indicados 10 profissionais do SUS para receberem capacitação pelo Sírio Libanês.

“O projeto vem para somar, haja visto que a Secretaria Municipal de Saúde de Diamantino trabalha muito com planejamento e esta parceria será um sucesso, sem sombra de dúvida”, completou o gestor.

Fernanda Carrer, especialista de campo do Sírio Libanês no projeto ESPIA e professora da USP, explicou que se trata de um projeto que realizando juntamente com o Ministério da Saúde e que quer promover o uso das melhores evidências disponíveis para formulação de políticas públicas.

“A partir de agora viremos sempre aqui com a equipe do hospital para ajudar a cidade a melhorar ainda mais as políticas públicas de saúde”, pontuou a especialista, ressaltando que o uso de pesquisa, evidências, da ciência, podem ser um grande diferencial na oferta de melhores serviços, de políticas públicas para os cidadãos.

Durante a reunião, Fernanda Carrer enalteceu o alinhamento entre as equipes de transição do atual e do próximo governo municipal. “Isso mostra que estão no caminho certo para dar continuidade às boas práticas e incrementar novas políticas para a cidade.

*Sobre o projeto*

No Brasil, as PIE têm evoluído no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) sob a liderança do Ministério da Saúde, especialmente pela expansão e consolidação da Rede de Políticas Informadas por Evidências (EVIPNet Brasil), institucionalizada em 2010, com o objetivo de apoiar a implementação de mecanismos e ferramentas de Tradução do Conhecimento (TC) para políticas de saúde no Brasil.

EVIPNet Brasil integra-se à EVIPNet Global, liderada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que coordena globalmente a articulação entre os componentes regionais e nacionais da rede.

As Políticas Informadas por Evidências dizem respeito ao uso sistemático, transparente e equitativo das evidências para informar a tomada de decisão e a deliberação pública sobre temas e problemas prioritários de saúde pública, visando a melhores resultados em saúde para a população.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora