Connect with us

Cuiabá

Prefeito e secretário promovem integração com farmacêuticos para fortalecer a gestão e avançar na saúde pública

Publicado

em

Na última quarta-feira (27), o prefeito Emanuel Pinheiro e o secretário municipal de Saúde, Deiver Teixeira participaram de um encontro de integração dos farmacêuticos da Secretaria Municipal de Saúde – SMS, organizado pelo assessor técnico de Assistência Farmacêutica, Renaudt Tedesco. A reunião foi realizada no auditório do Palácio Alencastro e teve como objetivo promover a interação entre os profissionais e discutir práticas e estratégias para aprimorar o trabalho.

O prefeito elogiou a ideia desta reunião com os profissionais. “Esta é uma iniciativa importante, pois envolve ouvir aqueles que estão na linha de frente, que possuem conhecimento técnico. Quando absorvo esse conhecimento, consigo ver todos os resultados positivos da nossa gestão, que são alcançados graças a vocês, que estão na ponta. É ao ouvir vocês, ao receber críticas, opiniões e sugestões, que conseguimos resolver problemas, melhorar e avançar. Da minha parte, quero garantir que tenhamos os medicamentos necessários, que tenhamos o abastecimento adequado e que a população possa encontrar esses medicamentos nas unidades básicas, secundárias e terciárias de saúde. O primeiro passo para isso é esse respeito mútuo, essa democratização e a escuta atenta de vocês. É com base nesse conhecimento que poderemos desenvolver políticas públicas eficazes. Embora meu mandato termine em 31 de dezembro de 2024, quero deixar um legado. Fizemos muito pela saúde, mas enfrentamos muitos desafios. Alguns merecidos, pois tínhamos áreas em que precisávamos melhorar, mas também enfrentamos dificuldades causadas por questões políticas. No entanto, esses desafios nos ensinaram a buscar sempre o acerto. Vocês continuarão após minha saída, e é por isso que tenho fé em vocês e agradeço por estarem aqui hoje”, afirmou Pinheiro.

O organizador do encontro explicou que essa reunião foi necessária devido ao ingresso considerável de profissionais farmacêuticos provenientes do concurso público da saúde recentemente, algo muito positivo, segundo ele, dada a histórica falta de pessoal nessa área. “Embora ainda haja carência, esta gestão avançou significativamente nesse aspecto. Agora, com a chegada desses profissionais, precisamos integrá-los adequadamente. Essa integração deve ser recorrente, visando formar um grupo coeso, com um objetivo comum. O primeiro passo é esclarecer quais são esses objetivos. Esta reunião marca o primeiro encontro com a maioria dos profissionais, embora alguns não puderam comparecer. O objetivo é alinhar as expectativas, apresentar a estrutura da secretaria, destacar as ações realizadas neste primeiro trimestre e definir as metas futuras. Pretendemos também responder às dúvidas e questionamentos dos profissionais, além de comunicar o que esperamos deles enquanto gestão e o que planejamos entregar para o SUS em Cuiabá”, revelou Tedesco.

O secretário de Saúde destacou o que espera dos novos servidores. “É fundamental que nos organizemos e identifiquemos as necessidades tanto da categoria quanto dos servidores em geral, pois vocês estão aqui para ficar. Nesta reunião, nosso objetivo é contextualizar nossa situação atual e discutir como podemos avançar juntos. Sabemos que enfrentamos desafios, mas precisamos encontrar soluções. Devemos dar passos mais certos e organizados, para garantir que a saúde da população não seja comprometida. É essencial que nos organizemos e trabalhemos em conjunto para lidar com questões políticas e farmacêuticas de forma estruturada. Contamos com o apoio de todos vocês para nos organizarmos e enfrentarmos os desafios da saúde com determinação e eficácia. Juntos, podemos fazer a diferença e melhorar o sistema de saúde para todos”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora