Connect with us

Lucas do Rio Verde

Abril Azul: Saúde promove ações de conscientização sobre o autismo durante o mês

Publicado

em

A campanha Abril Azul foi estabelecida como uma forma de conscientizar as pessoas sobre o autismo, assim como dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para este mês, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, preparou várias atrações que serão realizadas no município.

Uma das ações será uma panfletagem, no dia 03 de abril, às 7h na avenida Goiás, esquina com a avenida Paraná. A iniciativa contará com a presença de pais de crianças que já realizam atendimentos no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Infantojuvenil, além dos profissionais que atuam na unidade.

Outra atividade será realizada no dia 05 de abril, às 14h, no espaço do Caps Infantojuvenil. No local, as famílias serão envolvidas em atividades de diversões, através das gincanas, atividades ao ar livre e socialização, além de orientações, organizada pela equipe de profissionais da unidade.

Atualmente, a unidade conta com uma equipe composta por enfermeira, técnica em enfermagem, assistente social, fonoaudióloga, terapeuta ocupacional, psicólogas, médica clínica com especialização em saúde mental, psiquiatra, professor de dança, teatro e artesãos.

A equipe realiza atendimento individual e em grupo, oficinas terapêuticas como teatro e dança, além de grupos terapêuticos para estimulação motora e sensorial. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

O Caps Infantojuvenil está localizado na avenida Mato Grosso do Sul, nº 280 S, bairro Alvorada, na esquina com a rua Corbélia.

O atendimento do Caps é porta aberta e livre demanda, não é necessário encaminhamento da rede de saúde.

Sobre o TEA

O autismo pode ser identificado ainda nos primeiros anos de vida, embora o diagnóstico de um profissional seja dado apenas entre os 4 e 5 anos de idade. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, o TEA é um transtorno de desenvolvimento neurológico, caracterizado pela dificuldade de comunicação e/ou interação social.

Algumas características como: dificuldade de interação social, dificuldade em se comunicar, hipersensibilidade sensorial, desenvolvimento motor atrasado e comportamentos repetitivos ou metódicos podem identificar a presença do TEA.

O autismo funciona em níveis, ou seja, ele pode se manifestar de forma leve até uma forma mais severa. Esse diagnóstico detalhado será dado por um profissional da saúde.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo

Lucas do Rio Verde

Nota de Pesar: Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos do produtor rural Evanio Valcanaia

Publicado

em

Por

É com profundo pesar que a Prefeitura de Lucas do Rio Verde recebe a notícia do falecimento do senhor Evanio Valcanaia, ocorrido na madrugada de hoje, em Sorriso, aos 76 anos. Evanio era produtor rural e de família pioneira em Lucas do Rio Verde e região.

Nascido em Dr. Pedrinho, Santa Catarina, o pioneiro deixa irmãos e familiares. Era casado com Elsa Valcanaia, pai de 3 filhos: Ednilson Valcanaia, Ednéia Valcanaia Formehl e Emerson Valcanaia (in memoriam) e avô de 5 netos: Eduardo, Enrique, Emerson, Kamyla e Karolyne, além de bisavô de Pedro Atílio, Gabriel e Eitor.

Evanio era um produtor rural que chegou em Lucas do Rio Verde no ano de 1979 e que contribuiu significativamente para o desenvolvimento de toda a região também como empresário, deixando um legado de muito trabalho.

O velório será realizado neste sábado (23), a partir das 10h, na Capela Jardim da Paz. O sepultamento será às 16h30, no Cemitério Jardim Municipal Jardim da Paz.

Aos familiares, amigos e colaboradores estendemos nosso sentimento de solidariedade e de conforto neste momento tão difícil.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora