Connect with us

Cuiabá

SMATED em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, realiza entrega do Peixe Solidário aos idosos do CCI João Guerreiro

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico( SMATED), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, realizou na tarde de quinta-feira (21), a entrega do Peixe Santo Solidário aos idosos assistidos no Centro de Convivência dos Idosos (CCI) João Guerreiro, no bairro Coxipó. Cerca de 600 quilos de pescados foram doados pela empresa parceira Bom Futuro.

“Nós queremos agradecer aos nossos parceiros e em especial à Bom Futuro, que realizou a doação de pescado para que possamos realizar essa ação social aos que mais necessitam. Estamos doando mais de 600 quilos de pescado, que além de ser um ato religioso, também dará a oportunidade para que esses idosos inscritos no CRAS possam comer um peixe seguro e de qualidade junto a suas famílias,” frisou o secretário Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo.

O CCI João Guerreiro possui 350 idosos cadastrados e realiza diariamente atividades interativas no período da manhã e tarde. “Nós acompanhamos essas pessoas todos os dias, com atividades que possam auxiliar na melhora da memória, além de atividades físicas como hidroginástica e aeróbica. Nós costumamos dizer que os CCIs são grandes famílias, e poder dar essa alegria a esses idosos é de extrema importância para nós. Isso é uma das ações da gestão Emanuel Pinheiro, olhar quem mais precisa,” explicou Hellen Janayna, secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência.

Os Centros de Convivência têm como objetivo proporcionar um ambiente onde os idosos possam interagir, compartilhar suas experiências e promover um envelhecimento ativo e saudável. O senhor Celso de Oliveira, participante de várias oficinas no CCI, elogiou a iniciativa da Prefeitura de Cuiabá. “Se pudesse, eu vinha todos os dias. Faço hidroginástica, aprendi a fazer horta, pinturas e artesanato, além da convivência com os outros idosos. A gente faz aulas de dança, é tão bom que nem vemos o tempo passar. Esse peixe eu vou fazer frito e ensopado, eu gosto do ensopado, mas meus netos só comem frito. Será nosso almoço na Sexta-feira Santa”, finalizou Celso.

A população idosa de Cuiabá tem recebido atenção especial da gestão Emanuel Pinheiro desde o início de seu mandato em 2017, com a implementação de políticas eficazes para oferecer um serviço de alta qualidade. Todos os cuidados e o suporte necessários estão disponíveis nas quatro unidades dos Centros de Convivência de Idosos (CCI) da Prefeitura de Cuiabá, que são o Padre Firmo, Aidee Pereira, Maria Ignes e João Guerreiro. Atualmente, a rede coordenada pela Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência conta com 1.300 idosos cadastrados, distribuídos nas quatro unidades dos CCI. São oferecidas diversas atividades pela manhã, como ginástica, musculação, rodas de conversa, aulas de dança, Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e caminhadas.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora