Connect with us

Sorriso

Filhotes abandonados e muito lixo; Prefeitura age para identificar infratores

Publicado

em

Dois crimes. Foi com essa situação que o secretário de Agricultura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, o coronel da reserva da Polícia Militar, Nerci Adriano Denardi, se deparou nesta manhã, 25 de março, ao passar pela MT 560, aos fundos do Jardim Carolina. No local muito lixo depositado indevidamente – o que sim, é crime ambiental. E dois cãezinhos. Estes abandonados em meio ao lixo em uma caixa de papelão. E sim, a prática também é crime podendo incidir em multa e detenção.

“Mesmo diante de todo o nosso empenho e cuidado com animais em situação de vulnerabilidade, os nossos pedidos para que tutores não abandonem seus animais, ainda assim há quem abandone animais recém-nascidos em uma cena revoltante: no meio de muito lixo para morrer”, destaca Denardi.

O secretário acrescenta que inicialmente ao passar pelo local parou devido à grande quantidade de lixo, momento em que foi surpreendido pelo “chorinho” dos cães e ao começar a procurar na pilha de entulhos, encontrou a dupla de filhotes.

“Nós já iniciamos a investigação pelas câmaras de segurança para identificar os responsáveis por esses crimes para agirmos dentro das medidas cabíveis que incluem multa e até detenção”, diz.

Denardi lembra mais uma vez que ambas as situações são crimes especificados em leis datadas ainda de 1998. Jogar lixo em qualquer lugar pode resultar em multa e prisão pela Lei 9.605/1998. Da mesma fora, o abandono de animais é crime imputado pela Lei Federal 9.605/1998, e, em 2020 com a aprovação da Lei Federal 14.064/20, teve-se o aumento da pena de maus-tratos com reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda, quando se tratar de cão ou gato.

O que foi feito

Denardi explica que os dois animais foram recolhidos e seguem para avaliação e cuidados sob responsabilidade da equipe do Abrigo Municipal de Cães e Gatos. O lixo também deverá ser recolhido por uma equipe da Secretaria de Obras e Serviços Públicos. “Nossa meta agora é identificar os responsáveis em ambas a situações para agir dentro da lei”, finaliza.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo

Sorriso

Programa Sorriso + Esporte realiza programação para encerrar as atividades de 2024

Publicado

em

Por

Programa tem a missão de promover o desenvolvimento físico, esportivo e a inclusão social dos participantes.

Como de costume, o Programa Sorriso + Esporte encerra as atividades anuais com uma programação recheada de brincadeiras. Ao longo de 2024, mais de 4000 crianças, adolescentes e jovens de 07 a 17 anos passaram pelos polos de iniciação esportiva e formação esportiva do Município, que agora celebram este ciclo com um momento de descontração e, é claro, esporte e lazer.

Com a missão de promover o desenvolvimento físico, esportivo e inclusão social dos participantes, o Sorriso + Esporte, desenvolvido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Semel), como uma das principais iniciativas voltadas para a juventude no Município, que atende em 14 modalidades, sendo: vôlei de quadra, futebol, handebol, futsal, vôlei de praia, skate, basquetebol, zumba, ginástica, bicicross/BMX, atletismo, judô, karatê, e tênis de mesa.

“Além de incentivar a prática esportiva, o programa também tem como objetivo proporcionar inclusão, integração e saúde para esses jovens através de atividades físicas no contraturno escolar, que acontece tanto nos ginásios dos bairros quanto na região central”, destacou o secretário de Esporte e Lazer, Júnior Brandão.

Algumas das modalidades já realizaram o encerramento do calendário de 2024. A programação segue acontecendo no próximo sábado, das 7h às 11h, nos seguintes locais:

• Praça da Juventude: Futebol, Vôlei de Praia e Skate;

• Estádio Municipal: Atletismo;

• Ginásio Flor do Cerrado: Tênis de Mesa.

A Zumba, que atendeu mais de 400 mulheres em sete polos, também está em clima de despedida de 2024, com uma programação que promete movimentar o Município.

Dia 12 de novembro: Praça das Fontes – às 18h

Dia 13 de novembro: CCI – às 14h

Dia 14 de novembro: Praça da Integração – às 18h.

“A Semel desenvolve projetos e programas que trazem grandes impactos, além de criar muitas oportunidades no cenário esportivo para esses jovens. E esse é um momento para celebrarmos os resultados obtidos ao longo de 2024”, pontua o coordenador geral da Semel, Renato Ferreira.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora