Connect with us

MATO GROSSO

Biblioteca Estadual Estevão de Mendonça comemora 112 anos de fundação com evento sobre história da instituição

Publicado

em

Símbolo da cultura e da história mato-grossense, a Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça comemora os 112 anos de fundação nesta terça-feira (26.03) com um evento que celebra a representatividade e a história da instituição. Na data, o espaço cultural oferecerá palestras, apresentações artísticas e prática de meditação para o público. A ação é gratuita.

“A biblioteca é um patrimônio da sociedade mato-grossense, um espaço de convívio, de conhecimento, de informação e de cultura. É uma honra celebrarmos mais um ano de história e funcionamento desta instituição tão importante para a população cuiabana”, destaca o secretário adjunto de Cultura da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), Jan Moura.

A comemoração inclui as palestras ‘A história da Biblioteca Estevão de Mendonça e sua importância para a sociedade’ e a ‘A história e a importância do Palácio da Instrução para a arquitetura cuiabana’, com participação do superintendente de Preservação do Patrimônio Histórico e Museológico da Secel, Robinson de Carvalho Araujo. Além disso, o espaço cultural oferecerá para o público um momento de meditação, considerando os comprovados benefícios da prática para o corpo e a mente.  

“A Biblioteca Pública Estevão de Mendonça é um importante espaço de difusão de conhecimento e da cultura. Está localizada na região central, com fácil acesso, em um prédio histórico e arejado, onde o público pode desfrutar também de um momento de lazer. Além disso, oferece diferentes serviços para a população como visitas mediadas, salas de leitura e de estudos climatizadas, empréstimo de livros e laboratório de informática e acesso à internet”, destaca a gerente da instituição, Elienes Moreira.

A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça foi fundada em 26 de março de 1912 e está localizada no Palácio da Instrução, centro histórico de Cuiabá.

É considerada a maior biblioteca pública de Mato Grosso, com aproximadamente 70 mil volumes em obras impressas e acervo informatizado, classificados em coleções temáticas: Mato Grosso, Obras de Referência, Obras Raras, Afro-Brasileira, Indígena, Braille, Literatura Infantil, Periódico, Literatura, Acervo Videoteca e Acervo Geral.

A instituição é um espaço cultural mantido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), e está localizada na Rua Antônio Maria, 151, centro de Cuiabá.
 

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Rotam e Força Tática prendem três por formação de quadrilha, apreendem drogas e resgatam criança

Publicado

em

Por

Dois homens e uma mulher foram presos nesta quinta-feira (07.11) por associação criminosa, tráfico ilícito de drogas, resistência e desobediência, em Nova Xavantina. Na ação, policiais militares da Força Tática da 29ª Companhia Independente e do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) apreenderam um tablete de maconha, dez trouxinhas de maconha, quatro porções de pasta base, uma faca, três celulares e R$ 331 em dinheiro.

Durante deflagração da Operação Recens Satus, no combate à criminalidade no município, os policiais receberam denúncia sobre o tráfico de drogas em uma residência no bairro Santana, já conhecida como ponto de comercialização de entorpecentes na região.

No local, as equipes flagraram três pessoas no quintal, que correram para os fundos da casa com aproximação das equipes. Uma suspeita tentou fugir com uma criança de 8 anos, mas foi abordada e detida em seguida.

No imóvel, os militares apreenderam diversas porções de drogas entre maconha e pasta base de cocaína, além de aparelhos celulares e dinheiro em espécie.

Os policiais continuaram atrás dos outros dois suspeitos, de 18 e 20 anos, que foram encontrados em uma construção. A dupla também portava algumas porções de ilícito.

A criança ficou aos cuidados de uma equipe do Conselho Tutelar, enquanto o trio e todo material apreendido foram levados à delegacia para registro do boletim de ocorrência.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora