Connect with us

BRASIL

Vídeo: criança é resgatada com vida após 16h sob escombros no RJ

Publicado

em

Militares retiraram criança viva de escombros no Rio de Janeiro
Reprodução / Corpo de Bombeiros

Militares retiraram criança viva de escombros no Rio de Janeiro

Na manhã deste sábado (23), o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) resgatou uma criança após 16 horas embaixo de escombros na cidade de Petrópolis, na região serrana do Rio. A vítima havia ficado soterrada após o desabamento de uma residência devido às fortes chuvas que atingiram o bairro Independência.

Veja o momento do resgate:

Cães farejadores do canil dos bombeiros participaram da operação e ajudaram a encontrar a menina, indicando o ponto exato onde as buscas deveriam ser realizadas. As operações atrás da criança começaram ainda na noite dessa sexta-feira (22) e continuaram durante toda a madrugada.


Até o momento, em todo o estado, sete mortes foram confirmadas em decorrência das fortes chuvas. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil já foram acionados para cerca de 100 ocorrências e fizeram o resgate de ao menos 90 pessoas com vida desde a última quinta (21). Entre as ocorrências estão incidente causados por deslizamentos, desabamentos, inundações e alagamentos devido às chuvas.

Somente em Petrópolis, quatro mortes foram registradas. O governador do Rio, Cláudio Castro (PL), está no município e ligou para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) solicitando auxílio do Exército Brasileiro, que já chegou à cidade.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Publicado

em

Por

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição
André Braga

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Neste mês de setembro , o Dia Mundial do Daltonismo tem o objetivo de esclarecer alguns pontos envolvendo o distúrbio da visão, como os sinais para identificá-lo ainda na infância. De acordo com a oftalmologista Mayra Melo, o diagnóstico é crucial para garantir o suporte adequado no desenvolvimento escolar e social.

O daltonismo é conhecido como discromatopsia, sendo portanto, alteração na percepção das cores que afeta cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres no mundo.

“Os pais devem observar sinais como dificuldade em distinguir cores básicas, como vermelho e verde, ou quando a criança troca frequentemente as cores ao desenhar ou colorir”, orienta Mayra.

É comum também que os pais notem uma certa preferência por roupas de cores neutras ou frequência da dificuldade em atividades que envolvam a diferenciação de cores, como jogos e brincadeiras.

“Em muitos casos, a criança pode sentir frustração ou desinteresse em atividades escolares que envolvem cores, o que pode ser erroneamente interpretado como falta de atenção ou interesse”, alerta a especialista.

O diagnóstico é feito por um oftalmologista, utilizando testes específicos como o de Ishihara, que avalia a percepção das cores. Apesar de não haver cura para a condição, o diagnóstico precoce permite que a criança seja orientada e adaptada para lidar melhor.

“O uso de ferramentas adequadas, como material escolar com contrastes fortes e a utilização de óculos ou lentes com filtros especiais, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento acadêmico e na autoestima da criança”, afirma.

The post Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora