Connect with us

Cuiabá

Mulheres são quase 75% dos servidores da Prefeitura de Cuiabá

Publicado

em

A Prefeitura de Cuiabá tem uma equipe de mais de 14.680 mil mulheres em seu quadro. No total são 19.365 servidores. As mulheres reprsentam 75% dos profissionais que atendem a população nas mais diversas áreas. No mês dedicado ao Dia Internacional da Mulher, a Secretária de Mobilidade Urbana, Luciana Zamproni, avalia que apesar de ainda serem minorias nos cargos de diretoria do Palácio Alencastro, o Prefeito Emanuel Pinheiro tem um olhar de valorização, respeito e reconhecimento ao desempenho e capacidade profissional da mulher.

Zamproni analisa o processo de concessão de cargos de diretoria para mulheres vem crescendo tanto no setor privado quanto no Poder Público.  Antes de assumir a direção da Semob, já ocupou o cargo a chefia da Secretaria Municipal de Mulher. Advogada e professora de Direito Tributário, pós-graduada em gestão pública avançada e Conselheira do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), Zamproni acredita ninguém consegue chegar ao topo de maneira fácil. Mas que para conseguir, o primeiro passo é acreditar e se preparar para o mercado e para os desafios por ele apresentado.

 “A mulher tem que acreditar em seus sonhos, seus projetos, suas perspectivas. Ela não pode dar ouvidos quando alguém dizer que ela não pode. Esse é o primeiro ponto, acredite em você”, aconselhou.

A capacitação profissional, é outro ponto muito importante, segundo a gestora. “Se eu quero e almejo algo, tenho sempre que estudar, me capacitar, buscar informações para alcançar voos. Obviamente, a mulher tem que ter um planejamento diário muito maior que o homem, porque tem a condição familiar e pessoal para administrar, mas acredito que hoje a gente está sabendo e conseguindo lidar com todas essas atividades. Acredito que estamos cada vez mais no caminho do sucesso e aprendendo a lidar com tudo isso”, mensurou a secretária.

Para a primeira-dama Márcia Pinheiro, a garantia de um ambiente mais igualitário e justo deve ser levada em todas as esferas, tanto pública quanto privada. “Esse movimento de mais mulheres nas lideranças precisa ganhar força também no setor privado, principalmente quando passamos a pautar os nossos líderes sob o prisma da inovação, capricho, criatividade e sensibilidade que são características genuinamente presentes no estilo de liderança feminino”, pontua Márcia Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Secretaria Municipal de Saúde – SMS orienta sobre o risco de acidentes com animais peçonhentos

Publicado

em

Por

Com o objetivo de prevenir e informar sobre os riscos e cuidados necessários em casos de acidentes com animais peçonhentos, a Secretaria Municipal de Saúde – SMS, por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) e do Centro de Controle e Zoonoses (CCZ), emitiu um alerta à população. O alerta vem em um momento de aumento no número de acidentes devido à aproximação do período chuvoso, que força esses animais a saírem de seus abrigos em busca de locais seguros e alimentos.

Até 25 de outubro de 2024, o Centro de Informação e Assistência Toxicológica – CIATOX do Hospital Municipal de Cuiabá – HMC registrou 687 atendimentos relacionados a acidentes com animais peçonhentos. Destes, 463 foram causados por escorpiões, 96 por serpentes, 40 por aranhas e 88 por outros animais sinantrópicos. Esses números podem sofrer atualizações ao longo do ano.

O período chuvoso é especialmente propenso a acidentes, pois o deslocamento de animais peçonhentos aumenta devido às inundações em seus esconderijos. Entre os animais de maior risco no Brasil estão: jararacas, cascavéis, surucucus, corais-verdadeiras, aranhas-marrons, armadeiras, viúvas-negras e escorpiões como o Tityus serrulatus, espécie que foi recentemente identificada em Cuiabá. O Tityus serrulatus, encontrado em outubro de 2024 no bairro Parque Atalaia, é um escorpião invasor conhecido por seu alto potencial de gravidade, podendo causar complicações de saúde sérias e até óbito.

A prevenção é a melhor forma de proteção contra acidentes com animais peçonhentos. O CIEVS e o CCZ recomendam os seguintes cuidados:

– Uso de Equipamentos de Proteção: Utilizar calçados e luvas em atividades de jardinagem ou ao manusear entulhos.

– Manutenção do Ambiente: Evitar acumular entulhos e materiais inservíveis; manter jardins, quintais e terrenos baldios limpos.

– Cuidados com a Residência: Verificar roupas e calçados antes de usá-los, afastar camas das paredes e evitar pendurar roupas fora de armários.

– Vedação de Frestas e Buracos: Vedação em rodapés, paredes e forros, além da limpeza regular de móveis e cortinas.

Em caso de acidente, a orientação é:

1. Lave a Área Afetada: Utilize água e sabão.

2. Imobilize o Acidentado: Para evitar a propagação do veneno.

3. Procure Atendimento Imediato no CIATOX: O CIATOX está localizado no HMC, setor de emergência.

4. Informações ao Profissional de Saúde: Descreva o animal o melhor possível e, se possível, forneça uma foto.

O Que Não Fazer em Caso de Acidente

Algumas práticas comuns podem piorar o quadro de um acidentado. Evite:

– Torniquetes, garrotes ou perfurações no local da picada.

– Sugação do veneno ou aplicação de substâncias na área.

– Consumo de álcool, querosene, gasolina ou qualquer outro solvente para aliviar a dor.

Para mais orientações, o Centro de Controle de Zoonoses de Cuiabá oferece atendimento pelo telefone (65) 3318-6059 ou (65) 3318-6294, e pelo e-mail: ccz.saude@cuiaba.mt.gov.br.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora