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Cuiabá

“Me ensinou a me amar de verdade. Eu renasci”, diz emocionada manicure sobre a atuação do Espaço de Acolhimento; iniciativa foi criada pela primeira-dama Márcia Pinheiro

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“O Espaço de Acolhimento me ensinou o que é empoderamento, o que é me amar de verdade. Eu renasci. Eu precisava olhar no espelho e ver que eu existo, que estou viva. Precisei entender que não tenho que estar atrás de um homem, tenho que estar ao lado dele. Cheguei aqui morta por dentro, e essas mulheres me acolheram. Hoje estou aqui para contar meu depoimento e incentivar outras mulheres a procurar ajuda, pois sei que sem esse cuidado que recebi, não estaria aqui hoje”. Essas são as palavras emocionadas de Greyciane Santos, que relata os anos de sofrimento e abuso que viveu com seu ex-companheiro.

Há dois anos, Greyce visitou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com fortes dores no corpo e na alma, decorrentes de agressões domésticas. Através desse atendimento, a manicure soube da oferta de um serviço amplo, por meio do Espaço de Atendimento da Mulher. Ali, ela percebeu que havia uma luz no fim do túnel.

“Aquela era minha última esperança. Eu não acreditava mais em nada nem em ninguém. Quando a enfermeira da UPA me falou sobre o Espaço, perguntei se ela acreditava que isso poderia me ajudar. Ela segurou minha mão e disse: ‘moça, o que você está vivendo não é amor. Procure este lugar, lá você vai entender o que é ser amada.’ Aquelas palavras me convenceram, e uma hora depois eu estava sendo atendida pela triagem de acolhimento, dando o primeiro passo para mudar minha realidade”, enfatizou Greyce.

Idealizado pela primeira-dama Márcia Pinheiro, e coordenado pela Secretaria da Mulher, o Espaço de Acolhimento oferece assistência integral, 24 horas por dia, todos os dias da semana, e conta com uma equipe multidisciplinar. A unidade é a primeira do país a funcionar 24 horas a ser implantada em uma unidade hospitalar, o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) Dr. Leony Palma de Carvalho.

“Este espaço é um sonho meu, impulsionado pelo pedido da Maria da Penha, ativista pelos direitos das mulheres. Cuiabá mantém uma efetiva politica voltada ao enfrentamento do ciclo da violência. As mulheres que nos procuram recebem dedicação, cuidados. A violência contra as mulheres é uma violação dos direitos humanos mais básicos e uma manifestação clara da desigualdade de gênero que persiste em nossa sociedade. Ela se manifesta de diversas formas, seja física, psicológica, sexual, ou econômica, e suas consequências são devastadoras, não apenas para as vítimas, mas também para suas famílias. É fundamental reconhecer que a violência contra as mulheres não é um problema privado, mas sim um problema público que requer uma resposta coordenada e abrangente por parte do Estado, das instituições e de toda a sociedade”, explica a primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro. 

O Espaço da Mulher conta com sala de acolhimento infantil, sala de aconchego e terapias ocupacionais, sala para atendimento médico, assistência psicológica, recepção e banheiros. Os atendimentos são realizados por uma equipe multidisciplinar composta por psiquiatras, psicólogas e assistentes sociais, totalizando 16 profissionais atuando diretamente, além da coordenação.

Até o mês de fevereiro deste ano, o Espaço da Mulher realizou 220 atendimentos multidisciplinares. Clariane Moraes, coordenadora do local, explica que muitas mulheres chegam à unidade com medo de fazer denúncias, o que dificulta o primeiro contato com a vítima.

“Costumo dizer que o Espaço de Acolhimento trouxe uma nova perspectiva para as vítimas de violência doméstica. Aqui acolhemos, resgatamos a autoestima e a autoconfiança para que possam recuperar sua autonomia e ser cada vez mais protagonistas de suas próprias histórias. É uma ação de conforto. Muitas mulheres chegam aqui sem querer denunciar o agressor, retraídas, com medo de nossa reação, e nós as acolhemos, trabalhando com elas para que entendam o ciclo da violência, sempre respeitando o tempo de cada uma. Tudo aqui é feito com amor e humanidade”, finalizou Clariane.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

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Cuiabá

CRO-MT e Sinodonto homenageiam gestão Emanuel Pinheiro por melhorias de 550% em investimentos voltados a saúde bucal de Cuiabá

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O Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT) e o Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso (Sinodonto-MT) homenagearam a atual gestão da Prefeitura de Cuiabá, representada pelo prefeito Emanuel Pinheiro, em virtude das melhorias nos investimentos na saúde bucal municipal. Ao longo de 7 anos, houve uma ampliação de 550% nas equipes responsáveis pelo atendimento odontológico na capital mato-grossense. Como destaque pela atuação, o prefeito recebeu duas placas de agradecimento à saúde e pelo bem-estar da população.

Ao comentar sobre as melhorias no setor odontológico da capital, a presidente do CRO, Wânia Dantas, aproveitou para agradecer pela implementação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) da categoria em Cuiabá.

“Hoje nós estamos aqui com uma imensa alegria para prestar esse agradecimento, porque nada disso seria possível sem a boa vontade da atual gestão em ouvir nossas demandas e se dispor a resolvê-las. Não estaríamos aqui agora, com o CRO, o Sinodonto e os servidores, sem esse compromisso. Então, prefeito, eu não tenho palavras para descrever todo seu empenho em busca da valorização dos cirurgiões-dentistas no nosso município. Eu sentava com ele e, em questão de 30 minutos, ele já havia ligado para a secretária de Gestão, Ellaine Mendes, para o secretário de Governo, Júnior Leite, e para o secretário de Saúde, Deiver Teixeira. A gente via mesmo o empenho dele em ajudar a categoria”, disse Wânia.

Dados da Secretaria Municipal de Saúde, em consonância com a Secretaria Adjunta de Atenção Primária, apontam que, até o início de 2017, havia apenas 10 equipes de saúde bucal (ESB) atuando na Estratégia Saúde da Família no município. Além disso, eram apenas sete Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e três Clínicas Odontológicas (COs).

Foi na atual gestão, com a ampliação das ESBs, que o número de atendimentos na Atenção Primária à Saúde (registrados no Sistema E-SUS APS) saltou de 7.118 atendimentos em 2016 para uma média de 77.000 atendimentos odontológicos individuais realizados pelas ESBs. Os números representam uma significativa ampliação de 550%.

“Sabemos que nada disso seria possível sem a valorização profissional dos nossos trabalhadores. Este é um marco da sua gestão. Desde o início, o senhor sempre destacou a importância de valorizar os profissionais. A odontologia aguardava ansiosamente por esse momento de reconhecimento, e, graças a Deus, tivemos portas abertas com o senhor, especialmente nos últimos anos e, mais ainda, desde o começo deste ano. Nas diversas reuniões que tivemos no Palácio Alencastro, sempre frisei a desvalorização que os dentistas sentiam em sua atuação profissional. Ao final do seu mandato, o senhor deixa para nós um legado de valorização, reconhecimento e reparação das injustiças que sofremos”, destacou o presidente do Sinodonto, Leandro Arruda.

Atualmente, o município conta com 114 equipes de Saúde da Família atuando nas unidades de saúde de Cuiabá. Apesar disso, o secretário-adjunto de Atenção Primária, José Ricardo Amorim Santana, destacou que, até o fim da gestão, outras 89 devem ‘entrar em campo’.

“Foi feito um projeto e, graças ao apoio do deputado federal Emanuelzinho, foi aprovado junto ao Governo Federal a ampliação de 89 equipes. Isso é inédito, nunca vimos algo parecido antes e eu só tenho a agradecer. Pensar que inicialmente tínhamos 72 equipes e que, até o final do ano, esse número chegará a 191 equipes de Saúde da Família em Cuiabá, é realmente surpreendente”, afirmou.

Diante da honraria, o prefeito Emanuel Pinheiro prestou agradecimentos aos servidores presentes e afirmou que os números apenas reforçam todo o trabalho e comprometimento com a saúde pública de Cuiabá, realizados ao longo dos últimos sete anos.

“Eu fico muito feliz em estar aqui hoje vendo tantos avanços na nossa saúde e me sinto honrado em saber que pude contribuir com isso de alguma forma. Esses números são o verdadeiro reflexo dos avanços da saúde pública na capital, especialmente no que diz respeito à saúde bucal. Hoje em dia, infelizmente, vendem a ideia de que Cuiabá está um caos, afundada em dívidas e que nada acontece. Mas esses números estão aqui justamente para isso, para mostrar que o serviço público funciona na nossa capital. Além disso, eu sou o único gestor da história dessa cidade, com dois mandatos, que nunca enfrentou uma greve no serviço público municipal, justamente por conseguir dialogar, por ser o único gestor que ouve as necessidades dos nossos servidores sem que eles precisem parar suas atividades. E eu estou aqui hoje, recebendo essa honraria e esses números, carregado de orgulho”, reiterou.

Além da ampliação das Equipes de Saúde Bucal, a Secretaria Adjunta de Atenção Primária também realizou outras importantes ações ao longo da gestão Emanuel Pinheiro. Entre elas:

  1. Conclusão da reforma e inauguração da Unidade de Saúde da Família do CPA IV com dois consultórios odontológicos completos.
  2. Entrega de unidades novas (USF Parque Ohara, USF Jockey Club, USF Santa Teresinha, USF Ilza Picolli, Nico Baracat, Jardim Imperial, Dr. Fábio, São João Del Rey, Ouro Fino, todas Porte III), todas com consultórios odontológicos e retomada das obras do Jardim Passaredo, impactando diretamente no aumento da cobertura de atenção primária do município, chegando acima dos 70%, outrora em 42%.
  3. Entrega iminente de uma nova Unidade de Saúde da Família no bairro Jardim Eldorado com um consultório odontológico.
  4. Elaboração de processos licitatórios para aquisição de materiais permanentes e equipamentos.
  5. Compra de motores endodônticos para o preparo mecanizado do canal radicular, sendo fundamental para agilidade dos procedimentos, mais conforto para o paciente, otimização do trabalho do profissional e redução dos insucessos dos tratamentos.
  6. Solicitação de credenciamento de novas equipes de saúde bucal, para ampliação da cobertura da APS no município de Cuiabá.
  7. Revitalização dos consultórios odontológicos e Centros de Especialidades Odontológicas: pintura, instalação de aparelhos de ar-condicionado, troca de fiação, manutenção hidráulica, etc.
  8. Fortalecimento do componente de vínculo e acompanhamento territorial das famílias.
  9. Abertura de processo seletivo para contratação de cirurgiões-dentistas especialistas bucomaxilofacial, periodontista, endodontista, protesista, ortodontista e odontopediatra nas unidades da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Adjunta de Atenção Primária, Centros de Especialidades Odontológicas e Clínicas Odontológicas (CEO/CO). Convocação já realizada (julho/2024).
  10. Implantação do aplicativo de Tele-Estomatologia (CEO, CO, ESB e UPA) para direcionamento de alterações em cavidade bucal.
  11. Elaboração de manual instrutivo para uso do SISREG.
  12. Continuidade das ações de saúde bucal pelo Programa Saúde na Escola (PSE).
  13. Adesão à Portaria SAPS/MS Nº 40, de 28 de junho de 2024, para fortalecimento de ações de saúde bucal no PSE.
  14. Utilização da verba do Fundo Nacional de Saúde para aquisição de computadores para informatização dos CEOs (Planalto, Verdão, Jardim Vitória e Osmar Cabral).
  15. Contratualização do serviço de radiologia odontológica para oferta de exame de raio-X panorâmico, além do processo de aquisição do equipamento de raio-X panorâmico para execução do exame pelo município.
  16. Solicitação de adesão de ata para compra de 30 cadeiras odontológicas.
  17. Solicitação de credenciamento de laboratório de prótese dentária.
  18. Solicitação de credenciamento para contrato de laboratório de radiologia.
  19. Licitação para manutenção de equipamentos odontológicos.
  20. Licitação para compra de equipamentos odontológicos.
  21. Licitação para contrato de laboratório de biópsia oral.
  22. Licitação através do Consórcio CISVARC para aquisição de instrumentais.
  23. Licitação para compra de insumos odontológicos através do CISVARC.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

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